Beto Carrero World estreou como palco da Superliga Brasil de Motocross
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda
 
  
   |  Largada da MX2
 | 
 
A mais aguardada etapa desta temporada da Superliga Brasil de Motocross aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, nas dependências do Beto Carrero World, em Penha, SC. O inédito palco criou grande expectativa em todos os envolvidos com o evento, que foi amplificada quando a organização anunciou que o responsável pelo projeto da nova pista era Justin Barclay, construtor da Youthstream, que prepara os circuitos do Mundial de Motocross.
Desta forma pilotos e equipes chegaram em Santa Catarina esperando elevado nível técnico e foi o que encontraram. Um traçado interessantíssimo recheado de obstáculos onde destacava-se um trecho natural todo descompensado, algo que faz tempo não encontrávamos nas pistas nacionais. Talvez por esta razão muitos competidores pareciam "perdidos" em cima da motocicleta neste trecho do circuito. 
 
  
   |  Na MX Pró, Marronzinho conquistou a vitória mais surpreendente da temporada
 | 
 
Toda magia do parque se fez presente também na competição de motocross. O cuidado especial com a plástica nos arredores da pista - onde lagos, o belo paisagismo e os dinossauros remetendo aos temas do parque de diversões chamavam a atenção - deram um toque diferenciado ao visual da competição.
O que não colaborou foi o clima, ao menos em parte já que a previsão era de chuva para os dois dias, mas ela só se confirmou no domingo. Ao menos no sábado os pilotos puderam curtir o traçado no seco. No segundo dia a pista já amanheceu encharcada, muito encharcada mesmo, tanto que nem se cogitou o warm-up. A situação provocou também o cancelamento da categoria Júnior, e os profissionais da MX Pró e MX2 acabaram competindo em provas únicas de 20 minutos mais uma volta.
Ok, o clima não era dos mais agradáveis, mas olhando o lado positivo as provas na chuva reservam emoções diferentes, que só surgem sob está condição. Situações inesperadas que, afinal de contas, fazem parte do esporte e estão entre seus desafios. A prova da 
MX Pró foi um exemplo do quão interessante pode ser uma prova em condições extremas.
 
  
   |  João Feltz
 | 
 
 
  
   |  Roberto Castro
 | 
 
Foram apenas sete voltas, mas intensas, tão intensas que a prova teve quatro lideres diferentes, e as mudanças seguiram até o final. Na última volta o primeiro colocado mudou três vezes! Quem começou a prova na frente foi Roberto Castro, perseguido por Jorge Balbi, ambos com postura mais agressiva que os demais.
A estratégia logo mostrou que era de alto risco. Castro caiu, cedendo o primeiro lugar à Balbi. O mineiro fazia o segundo giro na frente quando também errou, caindo no meio de uma reta. O catarinense João Paulo Feltz passou a ser o novo líder perseguido por Gabriel Gentil. Balbi e Castro retornaram na terceira e quarta posição.
Neste momento João Paulino 'Marronzinho' era o quinto colocado, com uma postura comedida, um tanto discreta, mas que no final se mostrou acertada. Sem abusar, o atual campeão foi subindo degrau por degrau. No último giro Feltz continuava na frente. Após quatro passagens nesta condição ele estava longe de ter tranquilidade, já que Balbi e Marronzinho vinham na sequência tentando engolir sua vantagem. Uma primeira queda não impediu Feltz de seguir na ponta, mas um novo erro foi fatal, Balbi e Marrom superaram o concorrente.
Mas a prova não estava definida. Restava cerca de um terço de volta para a bandeirada quando Balbi perdeu o controle da motocicleta e foi parar fora da pista. Marronzinho passou e foi levando sua Honda na ponta dos dedos até bandeirada na mais surpreendente vitória desta temporada. Feltz e Castro completaram em segundo e terceiro. Kaian Teixeira visitou o pódio com a quarta posição e Anderson Cidade com a quinta. Balbi demorou bastante para conseguir finalizar atrás de Dudu Lima, na sétima posição. O resultado salvou a liderança do campeonato para o piloto da Pro Tork que vai para a rodada final com vantagem de quatro pontos sobre Castro e dezesseis sobre Marronzinho. Cinquenta pontos ainda estão em jogo. 
 
  
   |  Jean Ramos
 | 
 
 
  
   |  Rafael Zenni
 | 
 
A 
MX2 largou antes e já na reta de largada deu para perceber que a pista estava em situação drástica, completamente diferente do que os pilotos encontraram no primeiro dia. Rafael Faria começou bem e foi encaixando os saltos enquanto era possível. Mas o barro vai acumulando na moto, as canaletas piorando, a parte elétrica molhando... e os problemas vão surgindo! A moto de Rafael apagou e foi o suficiente para sua vantagem evaporar. Apesar de religar o motor rápido e voltar na frente, em poucos metros ele estava perdendo a posição para Jean Ramos.
Jean foi bastante preciso após passar ao primeiro lugar. Liderou até o final e manteve a boa sequência no campeonato com a terceira vitória nas últimas quatro baterias disputadas. A batalha pelo segundo lugar foi até a última volta quando Rafael Zenni completou uma espetacular recuperação ultrapassando Hector Assunção. Ele partiu em décimo sexto e com uma tocada agressiva ganhou posições conquistando seu melhor resultado na temporada. Rafael Faria finalizou na quarta posição e Carlos Eduardo Franco garantiu o quinto posto. O líder do campeonato, Adam Chatfield, não conseguiu mais do que o sexto lugar deixando escapar pontos importantes em relação aos seus principais concorrentes. O inglês entra na última etapa com sete pontos de frente sobre Hector e treze sobre Jean. Sete pilotos ainda tem chances matemáticas de título na categoria.
 
  
   |  Milton Chumbinho Becker comemorou o título da MX4
 | 
 
 
  
   |  Cristiano Lopes
 | 
 
No sábado duas baterias foram realizadas. A prova que reuniu as classes MX3 e 
MX4 definiu o primeiro campeão da temporada. Milton 'Chumbinho' Becker foi o terceiro a cruzar a quadriculada na geral, mas na sua categoria, a MX4, foi o primeiro disparado conquistando o título antecipado, como já era esperado. Leopoldo Cherobin, Lê Dias, Anisio Clasen e Júnior Feitosa completaram os cinco mais rápidos entre os pilotos com mais de 40 anos.
Na 
MX3 os nervos andaram a flor da pele. Davis Guimarães e Massoud Nassar protagonizaram a disputa mais intensa desde que começaram a luta pelo título deste ano e quem se deu bem com a batalha feroz entre os dois foi Cristiano Lopes. O paulista segue para a final do campeonato com a liderança, pois Massoud e Davis foram desclassificados. Eles completaram a prova na frente, Davis em primeiro, Massoud em segundo, mas por causa dos excessos durante a disputa, a direção de prova considerou que ambos tiveram atitude anti-desportiva. Desta forma Cristiano subiu ao primeiro posto da etapa e também à liderança do campeonato. Richard Berois e Erivelto Nicoladelli completaram a corrida na sequência.
 
  
   |  Pódio 65cc
 | 
 
A 
65cc foi a outra corrida do dia, com uma definição bem mais rápida e tranquila. A técnica pista favoreceu o estilo de Enzo Lopes, que abriu muita vantagem vencendo de ponta a ponta. Djalma Brito retornou ao campeonato conquistando um bom segundo lugar com alguns segundo de vantagem sobre João Michelin. Leonardo Pereira garantiu a quarta posição seguido pelo vice-líder da temporada Arthur Todeschini.
Os campeões da temporada serão definidos nos dias 9 e 10 de julho com a disputada da quinta e última etapa na cidade de Indaiatuba, SP. A Superliga Brasil de Motocross tem patrocínio da Honda, Mobil e Banco Itaú, co-patrocínio Pirelli e Consórcio Nacional Honda, e apoio do parque Beto Carrero World, Salão Duas Rodas, rádio Jovem Pan e revista da Moto! 
 
  
   |  Pista do Beto Carrero World
 | 
 
Classificação Geral após quatro etapas
 
  
  
   | 1 | 3 | Jorge Balbi | 153 | 0 | 22 | 25 | 20 | 25 | 25 | 22 | 14 | 
  
   | 2 | 191 | Roberto Castro | 149 | 4 | 20 | 22 | 22 | 20 | 20 | 25 | 20 | 
  
   | 3 | 11 | João Marronzinho | 137 | 16 | 18 | 16 | 18 | 18 | 22 | 20 | 25 | 
  
   | 4 | 338 | Eduardo Lima | 97 | 56 | 15 | 18 | X | 16 | 15 | 18 | 15 | 
  
   | 5 | 14 | Leandro Silva | 92 | 61 | 25 | 20 | 25 | 22 | X | X | X | 
  
   | 6 | 224 | João Feltz | 84 | 69 | X | X | 16 | 15 | 16 | 15 | 22 | 
  
   | 7 | 84 | Gustavo Amaral | 84 | 69 | 11 | 14 | 13 | 11 | 12 | 14 | 9 | 
  
   | 8 | 9 | Kaian Teixeira | 80 | 73 | 12 | 11 | 12 | 12 | 5 | 10 | 18 | 
  
   | 9 | 57 | Massoud Nassar | 77 | 76 | 14 | 12 | 15 | 14 | 10 | 12 | X | 
  
   | 10 | 31 | Gabriel Gentil | 69 | 84 | 16 | 15 | 14 | 13 | X | X | 11 | 
  
   | 11 | 555 | Marcelo Disetti | 52 | 101 | 13 | 13 | X | X | 13 | X | 13 | 
  
   | 12 | 20 | Anderson Cidade | 46 | 107 | X | X | X | X | 14 | 16 | 16 | 
  
   | 13 | 521 | Marco Oliveira Jr | 36 | 117 | 10 | 10 | X | X | 7 | 9 | X | 
  
   | 14 | 4 | Roosevelt Assunção | 31 | 122 | X | X | X | X | 18 | 13 | X | 
  
   | 15 | 401 | Victor Feltz | 30 | 123 | X | X | X | X | 9 | 11 | 10 | 
  
   | 16 | 553 | Sérgio Monteiro | 27 | 126 | 4 | 4 | 10 | 9 | X | X | X | 
  
   | 17 | 911 | Rene Rodrigues | 25 | 128 | 1 | 2 | 7 | 7 | 3 | 5 | X | 
  
   | 18 | 939 | Gabriel Marques | 23 | 130 | 6 | 3 | 8 | 6 | X | X | X | 
  
   | 19 | 2 | Milton Becker | 21 | 132 | X | X | 11 | 10 | X | X | X | 
  
   | 20 | 40 | Walter Tardin | 20 | 133 | 2 | 6 | X | X | 6 | 6 | X | 
  
   | 21 | 27 | André Stocovich | 17 | 136 | X | X | 9 | 8 | X | X | X | 
  
   | 22 | 515 | Fellipe Simões | 17 | 136 | 9 | 8 | X | X | X | X | X | 
  
   | 23 | 993 | Deni Marques | 16 | 137 | X | X | X | X | 8 | 8 | X | 
  
   | 24 | 932 | Erivelto Nicoladelli | 16 | 137 | 7 | 9 | X | X | X | X | X | 
  
   | 25 | 5 | Júlio Bonifácio | 15 | 138 | 8 | 7 | X | X | X | X | X | 
  
   | 26 | 223 | Ademir Todeschini | 12 | 141 | X | X | X | X | X | X | 12 | 
  
   | 27 | 207 | Rafael Da Cruz | 11 | 142 | X | X | X | X | 4 | 7 | X | 
  
   | 28 | 292 | Douglas Parise | 11 | 142 | X | X | X | X | 11 | X | X | 
  
   | 29 | 307 | Breno Araújo | 8 | 145 | 3 | 5 | X | X | X | X | X | 
  
   | 30 | 103 | Mariana Balbi | 5 | 148 | 5 | X | X | X | X | X | X | 
  
   | 31 | 968 | Gabriel Salgado | 1 | 152 | X | 1 | X | X | X | X | X | 
 
 
  
  
   | 1 | 407 | Adam Chatfield | 149 | 0 | 22 | 25 | 22 | 20 | 25 | 20 | 15 | 
  
   | 2 | 30 | Hector Assunção | 142 | 7 | 18 | 22 | 25 | 22 | 13 | 22 | 20 | 
  
   | 3 | 18 | Jean Ramos | 136 | 13 | 11 | 15 | 13 | 25 | 22 | 25 | 25 | 
  
   | 4 | 101 | Humberto Martin | 116 | 33 | 20 | 20 | 14 | 18 | 20 | 15 | 9 | 
  
   | 5 | 116 | Rafael Faria | 113 | 36 | 25 | 8 | 12 | 14 | 18 | 18 | 18 | 
  
   | 6 | 931 | Rafael Zenni | 104 | 45 | 12 | 13 | 18 | 11 | 14 | 14 | 22 | 
  
   | 7 | 38 | Marcelo Lima | 100 | 49 | 16 | 16 | 15 | 16 | 16 | 16 | 5 | 
  
   | 8 | 317 | Carlos Franco | 90 | 59 | 14 | 12 | 10 | 10 | 15 | 13 | 16 | 
  
   | 9 | 22 | Rodrigo Castro | 90 | 59 | 15 | 14 | 16 | 15 | 6 | 12 | 12 | 
  
   | 10 | 172 | César Zamboni | 58 | 91 | 4 | 10 | 2 | 9 | 11 | 8 | 14 | 
  
   | 11 | 20 | Anderson Cidade | 55 | 94 | 13 | 18 | 11 | 13 | X | X | X | 
  
   | 12 | 36 | Thales Vilardi | 51 | 98 | X | X | 20 | 12 | 9 | X | 10 | 
  
   | 13 | 112 | Endrews Armstrong | 51 | 98 | 7 | 5 | 6 | 3 | 12 | 10 | 8 | 
  
   | 14 | 83 | Anderson Amaral | 47 | 102 | 6 | 7 | 9 | 7 | 7 | 11 | X | 
  
   | 15 | 51 | Hugo Amaral | 45 | 104 | 9 | 9 | 5 | 4 | 8 | 6 | 4 | 
  
   | 16 | 294 | Leonardo Lizzot | 44 | 105 | 8 | X | 7 | 5 | 10 | 3 | 11 | 
  
   | 17 | 221 | Everaldo Lima | 30 | 119 | 3 | 6 | 8 | 6 | X | X | 7 | 
  
   | 18 | 224 | João Feltz | 21 | 128 | 10 | 11 | X | X | X | X | X | 
  
   | 19 | 913 | Marcos Moraes | 17 | 132 | 2 | 3 | 4 | 8 | X | X | X | 
  
   | 20 | 903 | Juan Aguilar | 14 | 135 | X | X | X | X | 5 | 9 | X | 
  
   | 21 | 109 | Jonathan Menegasso | 13 | 136 | X | X | X | X | X | X | 13 | 
  
   | 22 | 502 | Leonardo Loof | 11 | 138 | X | X | X | X | 4 | 7 | X | 
  
   | 23 | 386 | Higor Passos | 7 | 142 | X | X | X | X | 3 | 4 | X | 
  
   | 24 | 162 | Tauan Brenner | 6 | 143 | X | X | X | X | X | X | 6 | 
  
   | 25 | 111 | Marcus Ribeiro | 6 | 143 | X | X | X | X | 1 | 5 | X | 
  
   | 26 | 934 | Caio Fernandes | 6 | 143 | 5 | X | X | 1 | X | X | X | 
  
   | 27 | 113 | Pedro Ramos | 5 | 144 | 1 | 4 | X | X | X | X | X | 
  
   | 28 | 127 | Ismael Rojas | 4 | 145 | X | 1 | X | X | X | X | 3 | 
  
   | 29 | 993 | Deni Marques | 3 | 146 | X | X | 3 | X | X | X | X | 
  
   | 30 | 516 | Marcelo Dessunti | 2 | 147 | X | X | X | X | X | X | 2 | 
  
   | 31 | 247 | Fillipe Gonçalves | 2 | 147 | X | X | X | X | X | 2 | X | 
  
   | 32 | 838 | Northon Carvalho | 2 | 147 | X | X | X | X | 2 | X | X | 
  
   | 33 | 291 | Pedro Godoy | 2 | 147 | X | X | X | 2 | X | X | X | 
  
   | 34 | 308 | Matheus Corguinha | 2 | 147 | X | 2 | X | X | X | X | X | 
  
   | 35 | 124 | Marcos Holtman | 1 | 148 | X | X | 1 | X | X | X | X | 
  
   | 36 | 188 | Denner Alves | 1 | 148 | X | X | X | X | X | 1 | X |