Paulo Stedile foi o vencedor da XC1, categoria que contou com a elite da modalidade
Redação MotoX.com.br - Fotos: Leo Tavares/Corrosivo Filmes e Divulgação

Paulo Stédile é o líder da competição na XC1 |

Rômulo Bottrel venceu a XC2 e também foi destaque na XC1 |
As grandes feras do cross country aceleraram neste final de semana na abertura do Campeonato Brasileiro que foi disputada na cidade de Campina Grande do Sul (PR). A prova que foi realizada junto com o Campeonato Paranaense recebeu 125 pilotos de diversas partes do país.
Na categoria que reuniu a elite da modalidade, a XC1, a vitória ficou com Paulo Stedile. A prova começou com um bom desempenho de Nielsen Bueno que largou na frente, mas logo foi ultrapassado por Rômulo Bottrel, que competia com uma moto de cilindrada inferior, da classe XC2. Apesar de liderar metade da bateria, Bottrel perdeu a posição para Paulo Stedile que passou então a dominar a prova sem dar chances a mais ninguém.
"Fiquei contente com meu desempenho nesta corrida. Como meu foco neste ano é defender o título no Brasileiro de Velocross, eu nem estava treinando esta modalidade. Não tinha a intenção de disputar o cross country, mas agora confesso que fiquei animado. Vou estudar a possibilidade. Quem sabe eu não entro na briga pela taça da temporada", disse Stedile ao final da prova.

Prova marcou o retorno de Felipe Zanol, terceiro colocado na XC1 |
A prova também marcou o retorno de Felipe Zanol, após um período de recuperação devido a uma luxação na coxa. "Fiquei muitos dias sem treinar de moto só fazendo fortalecimento e ainda estou sem ritmo e velocidade. Foi a primeira corrida e acho que com mais alguns treinos já ganho mais velocidade e com a seqüência de corridas irei pegar o ritmo novamente", afirmou o mineiro, terceiro colocado seguido por Nielsen Bueno.
Bottrel não conseguiu a vitória na XC1, mas subiu ao lugar mais alto do pódio na XC2. O mineiro fez uma bela prova e terminou na frente seguido por Felipe Wermuth e Leandro Anton. Na Nacional A, a vitória ficou com Kurtt Rocha. Luiz Gustavo Filla ficou com a segunda posição e Rhennan Polli com a terceira.
As categorias Over 35 e Over 45 largaram juntas. A primeira classe ficou com Francisco Marino que demonstrou grande qualidade e fôlego. Alexandre Lionel foi o segundo e Luigi Colella o terceiro. Este foi o primeiro colocado da Over 45, seguido por José Roberto Ferlini e Antonio Lincoln Berrocal.
O duelo da categoria Nacional B pela primeira colocação repetiu exatamente o da Nacional A. Kurtt Rocha e Luiz Gustavo Filla correram lado a lado. No final, mais uma vez, vitória de Kurtt, com Gustavo em segundo. Luciano Francisco terminou na sequência.
Somente válida pelo estadual, a 125cc teve vitória de Gaspar Matos. Em segundo lugar chegou Ademir Graton e em terceiro Fábio Castilho.