Thales Vilardi e Rodrigo Lama, quinto e sétimo colocados respectivamente, representaram o Brasil na etapa equatoriana
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação KTM Equador/Factorzeta.com

Thales Vilardi no pódio com a bandeira do Brasil |
O paulista Thales Vilardi conquistou a quinta colocação na classificação geral da etapa de abertura do Campeonato Latino-Americano de Motocross, categoria MX2. A prova foi disputada neste fim de semana, em Latacunga, Equador, em condições extremas de lama.
Apesar de o sol ter aparecido durante todo o dia de provas, às chuvas que castigaram a região até a véspera da corrida deixaram a pista do circuito de "El Coyote" tomada pelo barro. O sergipano Rodrigo "Lama" Santos, outro brasileiro na prova, foi o sétimo colocado na classificação geral e soma 27 pontos na competição (Thales tem 34).
A pista ficou bastante pesada para as 250cc, dificultando demais a pilotagem, principalmente na segunda bateria, quando o terreno foi se deteriorando cada vez mais.
O equatoriano Jetro Salazar, que representa a federação peruana, começou o Latino deste ano com vitória acumulando 47 pontos com um segundo e um primeiro lugar. Depois de brigar ponto a ponto pelo
título de 2010, vencido pelo venezuelano Raimundo Trasolini, Salazar saiu na frente na disputa do campeonato que tenta conquistar a vários anos. Outro equatoriano, Andres Benenaula, fechou a etapa na segunda posição, empatado em pontos com o vencedor. Juan Cordovez, em terceiro, e Felipe Espinoza, em quarto, completaram o domínio do país sede da primeira etapa.
A prova equatoriana tem suas particularidades, como explicou Thales. "A pista estava muito difícil e a altitude também é um adversário aqui. A moto perde potência e a parte física também é mais exigida. Na primeira bateria, infelizmente, larguei mal. Como a pista estava muito difícil, com poucos traçados e muito barro, tive que fazer uma prova de recuperação. Estava em oitavo e consegui terminar em quarto. Na segunda bateria, larguei bem, mas acabei caindo na primeira volta. Saí de trás e consegui me recuperar até chegar à quarta colocação. Na última volta, porém, cai de novo e terminei em quinto", declarou.
O paulista quer se preparar para as etapas brasileiras do Latino e se concentrar na luta pelo título da temporada. "Acho que foi uma boa estreia. Apesar de ter sofrido algumas quedas, mesmo assim fiquei feliz por terminar entre os cinco primeiros dessa etapa de abertura do campeonato. Agora é me preparar mais para as próximas etapas que serão no Brasil e entrar na briga pelo título", ressaltou.
As próximas duas e últimas etapas do Campeonato Latino-Americano de Motocross acontecerão no Brasil, nos dias 6 e 7 de agosto, no Rio de Janeiro, e nos dias 15 e 16 de outubro, em Rondônia.
Resultados da etapa de Latacunga:
1ª Bateria
1º - Andres Benenaula (EQU)
2º - Jetro Salazar (PER)
3º - Juan Cordovez (EQU)
4º - Thales Vilardi (BRA)
5º - Felipe Espinoza (EQU)
6º - Alberto Florin (URU)
7º - Justiniano Romero (EQU)
8º - Rodrigo "Lama" Santos (BRA)
9º - Julian Araujo (PER)
10º - Javier Hernandez (EQU)
2ª Bateria
1º - Jetro Salazar (PER)
2º - Andres Benenaula (EQU)
3º - Juan Cordovez (EQU)
4º - Felipe Espinoza (EQU)
5º - Thales Vilardi (BRA)
6º - Justiniano Romero (EQU)
7º - Rodrigo "Lama" Santos (BRA)
8º - Julian Araujo (PER)
9º - Ian Salazar (PER)
10º - Jimmy Romero (EQU)
Classificação geral após a 1ª etapa:
1º - Jetro Salazar (PER) - 47 pontos
2º - Andres Benenaula (EQU) - 47
3º - Juan Cordovez (EQU) - 40
4º - Felipe Espinoza (EQU) - 34
5º - Thales Vilardi (BRA) - 34
7º - Rodrigo "Lama" Santos (BRA) - 27