X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Entrevistas > Entrevistas

Mika Ahola - Campeão Mundial de Enduro
Publicado em: 06/10/2010
Clique e saiba mais

Conheça um pouco mais o finlandês Campeão Mundial de Enduro na classe E2
Redação MotoX.com.br - Renato Fernandes - Fotos: Divulgação Honda Racing 


Em 2010, Mika Ahola conquistou seu quarto título consecutivo no Mundial de Enduro


Mika Ahola
Depois de disputar a liderança da E2 por toda a temporada com o espanhol Ivan Cervantes, o "finlandês voador" Mika Ahola garantiu o quarto título consecutivo de sua carreira, apenas na etapa final, na França

Acompanhe na entrevista abaixo, como foi a temporada, a adaptação ao modelo CRF 450R com injeção eletrônica e os planos para o futuro deste piloto que depois de perseguir um título mundial por 11 temporadas, não para mais de vencer aos 36 anos de idade.

O que este título significa para você?

Significa que ainda sou o melhor na minha modalidade, mesmo aos 36 anos de idade. Esta foi na verdade a minha melhor temporada.

Quatro títulos consecutivos. Como você consegue manter a motivação a cada temporada?

Ao longo dos anos já experimentei todo o tipo de má sorte, então sei como é pilotar por uma boa equipe, com uma boa motocicleta. Agora que tenho ambas, não vou parar. Esperei onze anos para conquistar meu primeiro título, então você pode imaginar que levarei anos para satisfazer minha sede por vitórias. 


Aos 36 anos de idade, o finlandês mostrou estar em plena forma

Como você se adaptou à injeção eletrônica da CRF 450R?


Única categoria em que ainda não foi campeão, a E3 deve ser o destino de Ahola em 2011
Durante a pré temporada, fiz vários mapeamentos da injeção e ignição. Com a ajuda da HRC do Japão, tive condições de ir para as provas com mapeamentos muito bons. Me dei melhor com um deles, que utilizei por quase toda a temporada, exceto na Polônia, lá usei um acerto mais agressivo que deixou a moto mais rápida no circuito de areia. Fizemos também muitos testes de acertos de suspensão, além de muitos outros itens, para deixar o equipamento em condições de encarar os diferentes tipos de terrenos ao longo da temporada. No final, estas pequenas mudanças, fizeram uma grande diferença em como conseguia andar no limite durante as especiais.

Quais são as principais vantagens de se utilizar uma motocicleta com injeção eletrônica? 

Tivemos algumas provas onde as especiais eram um quilômetro acima pelas montanhas e foi a primeira vez em toda minha carreira, que não precisei me preocupar com problemas de carburação. A moto se mantinha sempre perfeita, sem falhar ou outro tipo de problema qualquer. Tive condições também de mudar o mapeamento durante a prova, apenas conectando o cabo ao computador, mudando a injeção em segundos, com mapeamentos já pré programados e testados. Nada mais de trabalho sujo mudando giclês. 


Em 2009 o título foi na classe E1

Com o time Honda HM Zanardo, você conquistou os títulos da E1 e E2. O que vem pela frente? 

Claro que a próxima meta é vencer a E3, disputando contra grandes nomes como David Knight. Perdi o título da E3 em 2001, na especial final da última corrida da temporada por apenas seis centésimos de segundo e sinto que em 2011 é a hora certa de reivindicar este título.

O que você faz para relaxar quando não está competindo no Mundial de Enduro?

De certo modo, relaxo quando estou cercado pela água. Quando vou mergulhar no Sudeste asiático, consigo me desligar totalmente das corridas por um tempo. Meu outro passatempo é pescar e este consigo fazer no meio da temporada, nos lagos da Finlândia.

Como vai se preparar para tentar os títulos dos próximos anos?

Da mesma maneira que venho me preparando nos últimos três anos. Em janeiro irei para o Norte da Espanha treinar e de lá para a Itália algumas vezes testar a nova motocicleta em diferentes condições, para adquirir confiança e intimidade com o equipamento, tentando a cada dia superar os limites. Assim, poderei me tornar cada vez mais rápido nas especiais.

Seja qual for a classe em que Mika Ahola competirá na próxima temporada, certamente será sinônimo de de belos espetáculos nos difíceis circuitos do Mundial de Enduro, na caça de mais um título para sua coleção.


O time HM Zanardo comemora com o piloto o título 2010 na E2






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet