X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Rally

Rally Dakar 2010 - 1ª etapa - Buenos Aires (Colón) / Córdoba
Publicado em: 05/01/2010
Clique e saiba mais

David Casteu vence primeiro dia de provas
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Marcelo Marangni e J. Oers


David Casteu venceu o primeiro dia do Dakar 2010

1ª etapa (02/01) - Buenos Aires (Cólon) / Córdoba - Total do dia: 620km

Deslocamento: 317km
Especial: 219km
Deslocamento: 84km 


Cyril Despres
Partindo de Buenos Aires (Argentina), pelo segundo ano consecutivo o Rally Dakar percorre terras latino-americanas (clique aqui para conferir o roteiro). A largada da edição 2010, 32ª da história do rali, ocorreu no dia 1º, e como de costume os pilotos passaram o reveillon preparando-se para a aventura que incluí uma travessia pela Cordilheira dos Andes e pelo Deserto do Atacama, já em território chileno. No total 161 motos, 29 quadriciclos, 138 carros e 50 caminhões partiram na competição. A prova percorrerá quase 9 mil quilômetros, dos quais mais de 4 mil compostos por especiais, totalizando 14 etapas. O percurso retornará a capital argentina após a passagem pelo Chile, com encerramento no dia 17.

O início da competição foi com mudanças. Devido as inundações em alguns trechos onde o rali iria passar, a organização se viu forçada a mudar parte do percurso, diminuindo a especial para motos e quadriciclos para 168 km. Com as mudanças, o horário de largada foi atrasado em meia hora para todas as categorias. Assim, o campeão do ano passado nas motos, o espanhol Marc Coma, foi o primeiro a partir para a especial, às 9:30 da manhã do horário local.


Marc Coma


Tiago Fantozzi
Na passagem pelo 1º Posto de Controle, após 84 km de especial, Marc Coma liderava a prova, com pouco mais de dois segundos e meio de vantagem sobre os franceses Cyril Despres e David Casteu, segundo e terceiro, respectivamente. Enquanto isto o piloto holandês da BMW, Frans Verhoeven, teve problemas em sua motocicleta após 320km de deslocamento, conseguindo retornar à prova com 40 minutos de atraso.

Mesmo conseguindo ampliar sua vantagem para doze segundos, na passagem pelo 2º Posto de Controle, Coma não teve um bom rendimento na parte final da especial, finalizando a primeira etapa na terceira posição. Três segundos à frente, Despres foi o segundo colocado no trecho, e quem comemorou foi David Casteu que  terminou o dia como o vencedor do primeiro estágio da edição 2010.

Apesar de estarem competindo com modelos de 690cc da KTM, Despres e Coma, estão usando limitadores de potência, equilibrando a performance de suas motocicletas com os modelos de 450cc, cilindrada máxima permitida pelo novo regulamento da prova.

Entre os cinco brasileiros que participam do Dakar na categoria motos, Tiago Fantozzi foi o melhor classificado no resultado geral, finalizando o primeiro dia na 35ª posição, 16 minutos e 24 segundos atrás do líder. Quase na sequência, chegou Carlos Ambrósio na 37ª colocação, Rodolpho Mattheis, com o amortecedor traseiro de sua moto quebrado, foi o 52º, Vicente de Benedictis Neto o 123º e Bernardo Bonjean o 136º. Em breve traremos informações das outras etapas disputadas até o momento.

Classificação Geral da 1ª Etapa

1. David Casteu, França, Sherco
2. Cyril Despres, França, KTM
3. Marc Coma, Espanha, KTM
4. Jordi Viladoms, Espanha, KTM
5. Francisco Lopez, Chile, Aprilia
35. Tiago Fantozzi, Brasil, Honda
37. Carlos Ambrósio, Brasil, Honda
52. Rodolpho Mattheis, Brasil, KTM
123. Vicente de Benedictis, Brasil, Honda
136. Bernardo Bonjean, Brasil, KTM






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet