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Descontente com novo regulamento KTM desiste do Dakar
Publicado em: 04/06/2009
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Equipe que dominou últimas edições anuncia retirada da competição
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação KTM


Heinz Kinigadner
A KTM anunciou o cancelamento de sua participação no Rally Dakar 2010, tanto de sua equipe oficial como do apoio às equipes particulares. O novo regulamento que restringe a capacidade dos motores em 450cc foi a razão da bombástica decisão após 8 vitórias consecutivas da marca e grande representatividade em número de incrições.

Veja também: Rally Dakar anuncia roteiro e mudanças para 2010

Os austríacos criticaram a mudança do regulamento num curto prazo feito especialmente para acabar com o domínio da KTM. O anuncio foi feito apenas seis meses antes da largada quando, tanto a equipe de fábrica, quanto dezenas de equipes privadas, já estão em estágio avançado de preparação para a competição.

"Todo regulamento esportivo precisa mudar e se ajustar às novidades para continuar interessante, mas é preciso também prazos apropriados para as mudanças", disse o conselheiro da KTM Motor Sport Heinz Kinigadner. "Nós temos todo o material baseado em nossa motocicleta Rally 690 assim como 50 motocicletas de clientes prontas em nosso depósito para serem montadas em junho. Contratos com pilotos já foram finalizados. As consequências financeiras desta decisão são enormes."


Marca venceu as 8 últimas edições do Rally e ocupou 15 das 2 primeiras posições em 2009
E as palavras de Kinigadner, bicampeão mundial de Motocross em 1984 e 85, apenas edureceram contra a ASO (organizadora do Rally): "Além disso estamos chocados com a falta de lealdade dos organizadores. Fizemos um enorme esforço após o cancelamento do Dakar 2008 contribuindo com a nova edição, mesmo num período de extrema crise econômica", afirmou.

Winfried Kerschhaggl, diretor da KTM Motor Sport comentou a decisão: "O Rally serve para provarmos a capacidade e eficiência de nossa linha monocilindrica de grande volume. Não há duvidas que continuaremos ativos no esporte. Dito isso, o Rally Dakar na América do Sul agora é história para a KTM. Vamos agora nos concentrar no Mundial de Rally e procurar alternativas. Talvez em breve
tenhamos novamente um compromisso fiel da equipe KTM Rally em solo africano. De volta às raízes!"

Essa briga lembra em muito a recente batalha entre as equipes tradicionais da Fórmula 1 e a organização do campeonato. No caso do Rally resta torcer para ver se alguma das partes volte atrás em suas decisões. 

A KTM é a fábrica que há muito tempo mais investe na competição. Tanto na formação de sua equipe oficial como em apoio para equipes particulares e pilotos amadores. Caso a ausência da fábrica se confirme será uma grande perda para todos os envolvidos: o Rally, a KTM e os fãs do esporte.






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