X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Google Earth - Uma viagem virtual pelo Brasileiro de Motocross
Publicado em: 18/09/2007
Clique e saiba mais

Internet, Satélites e Motocross. Um tour pelo Brasileiro de Motocross 2007
Texto: Lucídio Arruda - Imagens: Reprodução

Já não é novidade para ninguém que a Internet revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam, se informam, fazem negócios e se divertem. A rede mundial de computadores encurtou distâncias ao redor do mundo e trouxe ao alcance dos simples mortais tecnologias novas e inimagináveis há pouco tempo atrás.

Hoje vou falar sobre o Google Earth, um aplicativo criado pela empresa líder nas buscas web que nos permite visitar praticamente qualquer lugar do globo terrestre atravéz de fotos feitas por satélite. Se você ainda não tem esse programa gratuito instalado em seu computador baixe ele clicando aqui.



Com o Google Earth é possível em poucos instantes visitar em imagens aéreas lugares famosos como a Torre Eiffel, o Monte Everest, Grand Canyon, Muralha da China, o Palácio Imperial de Tókio ou o Cristo Redentor. O programa possibilita também uma maneira divertida de estudar geografia.

No século passado seria preciso gastar uma pequena fortuna, ou trabalhar nos órgãos de defesa de algum país para ter acesso a imagens como essas que hoje estão a apenas poucos cliques de quem tem à disposição um computador com acesso à Internet.

O Google Earth mapeou todo o globo com imagens de diversos satélites. A maioria dos pontos, principalmente as regiões metropolitanas, já dispõe de imagens em alta definição. Outras regiões têm imagens em baixa resolução ou até mesmo cobertas por nuvens impossibilitando uma visão com clareza do local.

Assim como varia a qualidade das fotos também varia a data em que elas foram tiradas. Muitos locais têm imagens bem recentes em outros você verá fotos tiradas até três ou quatro anos atrás. Também é desejável uma conexão em banda larga para usar o programa com satisfação pois as imagens são baixadas dos servidores do google enquanto se "navega" pela superfície terrestre.

Instalação - Depois de baixar o Google Earth basta clicar duas vezes no arquivo e seguir os passos apresentados na tela. Apenas preste atenção para não instalar involuntariamente as barras de busca e navegação que são "empurradas" junto com o programa.

Para os fãs do Motocross uma das ótimas utilidades que o programa proporciona é conhecer um pouco mais as pistas de todo o mundo. Embarque em nosso tour que refaz o percurso do Campeonato Brasileiro de Motocross 2007. Os atalhos para os pontos estão disponíveis para download ao final do artigo.

1ª parada - Indaiatuba - SP
Em nossa primeira escala não tivemos sucesso. As imagens são nítidas praticamente até às margens da pista no Distrito Industrial da cidade, mas em cima do CETH da Honda as fotos estão em baixa definição.



Coxim - MS

2ª parada - Coxim - MS
Às bordas do Pantanal temos um pouco mais de sorte, mas a imagem ainda é antiga e não mostra a pista construida em 2006 especialmente para o Brasileiro de Motocross.



Carlos Barbosa - RS

3ª parada - Carlos Barbosa - RS
De Coxim damos um pequeno pulo de aproximadamente 2000 quilometros e encontramos a bela pista de Carlos Barbosa. O motódromo é o mais bonito da temporada e a pista pode ser visualizada em seu traçado atual com perfeição pela imagem de satélite.

4ª parada - Santa Luzia - MG
Do Sul do país vamos para a região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. A exemplo de Indaiatuba a foto do local está em baixa definição e não é possível visualizar a pista.


Itupeva - SP

5ª parada - Itupeva - SP
Com o cancelamento da etapa de Cachoeiro do Itapemirim, ES o Estado de São Paulo ganhou mais uma prova. A imagem mostra com clareza uma das pistas localizadas às margens da Rodovia dos Bandeirantes ao lado do Shopping SerrAzul. A pista da esquerda recebeu etapas do Paulista e do Amador de Motocross. À direita é possível visualizar o local onde foi realizada a etapa deste ano do Brasileiro de Motocross. A imagem um pouco antiga foi feita quando o traçado estava desativado. Rolando a tela um pouco para cima é possível ver os parque Hopi Hari e Wet'n Wild.


Cianorte - PR

6ª parada - Cianorte - PR
Cianorte no Paraná é o único município que conheço com uma pista localizada bem no centro da cidade. E pela imagem do satélite é possível tirar a prova e lembrar do evento que há seis anos é organizado pelo doutor Teixeira.


Canelinha - SC

7ª parada - Canelinha - SC
O circuito de Motocross mais tradicional da país também pode ser visitado com as ferramentas do Google Earth. O espaço a noroeste da pista é onde rola o famoso "Woodstock" do Motocross com o público mais louco do campeonato.


Rio das Ostras - RJ - foto: Jeca Girl


8ª parada - Rios das Ostras - RJ
Mais um pulo de 1500 KM e chegamos à bela cidade de Rio das Ostras no litoral fluminense. A imagem também é antiga e ainda não mostra a pista que foi construida recentemente especialmente para o evento. Mas neste casos nós temos as nossas próprias imagens aéreas feitas neste final de semana.


Budds Creek - MD - Estados Unidos

Parada de Bonus - Budds Creek - MD - USA
E como bonus apresentamos o traçado da pista que recebe no próximo final de semana o Motocross das Nações. O circuito na costa leste dos Estados Unidos sedia as Olimpíadas do Motocross, evento que é sempre uma grande festa com pilotos e fãs de todo o mundo.

Próxima Parada - A sua pista!
Se você localizou a pista (trilha também vale) de sua cidade envie o marcador para webmaster@motox.com.br. Mensalmente vamos atualizar o arquivo para download com as novas pistas adicionadas. Depois de visualizar o local da pista clique em "Adicionar»Marcador" » Digite o nome da pista e cidade » OK. Na aba "Meus Lugares" clique com o botão direito no link referente ao marcador e escolha "Salvar como". Nos envie o arquivo com a extensão KMV por e-mail.

Bom, com a ajuda do Google Earth deu para ter uma idéia de quanto pilotos e equipes (e nós da imprensa também) viajam para acompanhar o campeonato. A versão 4.2 trouxe embutido um simulador de vôo (CTRL+ALT+A), um pouco incontrolável na verdade, onde é possível voar sobre os locais desejados.

Links

?Download Google Earth

?Arquivo ZIP com os Marcadores das Pistas do Brasileiro de Motocross 2007

                






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet