X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Rally

Mundial de Rally Cross Country - 1ª etapa - Abu Dhabi Desert Challenge
Publicado em: 02/04/2015
Clique e saiba mais

Marc Coma conquista oitava vitória na competição
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: MCH Photo/ RallyZone/ B. Barni


Marc Coma

Completando 25 anos de existência e 20 anos com as motos inclusas na competição, o Abu Dhabi Desert Challenge largou mais uma vez. Previsto para acontecer do dia 29 de março até o dia 03 de abril, o quinto e último estágio da prova, marcado para largar nesta quinta-feira (03) foi cancelado devido a previsão de uma tempestade de areia, dificultando a visibilidade e a assistência aérea aos pilotos. A competição foi válida também pela abertura do Campeonato Mundial de Rally Cross Country


Abu Dhabi Desert Challenge foi válido pelo Mundial de Rally Cross Country. A próxima etapa acontece no Catar em duas semanas.

Mais uma vez o destaque ficou para o campeão do Dakar 2015, Marc Coma. O espanhol venceu o primeiro estágio e ao longo da semana apenas administrou a vantagem para conquistar o primeiro lugar na classificação geral com mais de 11 minutos de diferença para o vice-líder Sam Sunderland.

"Hoje o estágio foi suspenso por conta do tempo. A verdade é que as condições estavam péssimas mesmo. Estou feliz e orgulhoso de conquistar minha oitava vitória em Abu Dhabi. É muito importante manter o ritmo. especialmente depois do Dakar. Conquistei pontos para o campeonato e agora é hora de descansar para a próxima etapa no Catar", declarou Coma.


Sam Sunderland

Depois de uma participação atrapalhada no rali mais difícil do mundo, Sunderland foi motivo de orgulho para a KTM ao conquistar a segunda colocação à frente de Pablo Quintanilla, terceiro, e Ruben Faria, quarto. Para a fábrica austríaca esta foi mais uma oportunidade de confirmar o bom trabalho e a boa equipe, dos cinco primeiros lugares, quatro eram pilotos KTM. Ao longo da história do rali, o time laranja não venceu apenas três edições desde 1995, ano de estreia das categorias para motos.


Ricky Brabec

Na quinta colocação, ficou Ricky Brabec (vencedor da Júnior). O pupilo foi o melhor representante da Honda. "Infelizmente, a tempestade foi muito forte na noite passada e nesta manhã eles tiveram que cancelar o último estágio. Mas toda a corrida foi uma ótima experiência e aprendi muito. Espero melhorar cada vez mais e mal consigo agradecer a equipe HRC o suficiente", comentou Brabec.

Por sua vez, os cabeças da equipe, Paulo Gonçalves e Joan Barreda foram 36º e 15º respectivamente. Em mais um rali, a dupla da marca japonesa chegou perto de vencer e por incidentes encerrou longe do pódio sua participação.


Paulo Gonçalves e Joan Barreda. Sem a vitória, mas felizes

"A corrida e as estratégias foram boas. Nossa equipe esteve competitiva durante todos os dias. O único problema foi uma falha elétrica que nos impediu de competir pela vitória na classificação geral. Tive bons momentos com a possibilidade de vecer. Tirando este problema elétrico, a moto estava perfeita", contou Gonçalves.

"Depois de uma semana de muito trabalho, não terminamos satisfeitos com o resultado. Foi uma boa oportunidade para entrosar melhor com a moto, e gostei dos momentos em que estive na frente, abrindo o caminho. Em duas semanas teremos outra chance em outro rally com mais navegação e menos dunas, o que nos dá chance de superar esse final em Abu Dhabi", declarou Barreda.


Nos bastidores, nem só do piloto depende a vitória: o mecânico de Marc Coma realiza alguns ajustes na moto.


A bagagem do espanhol Joan Barreda no final do dia

Resultados Abu Dhabi

P. Piloto País Equipe Moto Time/Gap
1 COMA Marc SPA KTM Red Bull Rally Factory KTM 14:49'05
2 SUNDERLAND Sam GBR KTM Red Bull Rally Factory KTM +11'55
3 QUINTANILLA Pablo CHI KTM Warsaw Rally Team KTM +20'16
4 FARIA Ruben POR KTM Red Bull Rally Factory KTM +28'01
5 BRABEC Ricky USA Team HRC Hon +34'17
6 ALBALOOSHI Mohammed UAE KTM UAC KTM +44'48
7 SALVATIERRA JuanCarlos BOL KTM Warsaw Rally Team KTM +1:03'06
8 HART Matthew AUS CPW Moto KTM +1:13'15
9 CORNEJO José CHI Suz XRaids Suz +1:13'31
10 MCBRIDE David GBR Team Gecko KTM +1:17'35
15 BARREDA Joan SPA Team HRC Hon +3:03'00
36 GONCALVES Paulo POR Team HRC Hon +29:11'40


Calendário 2015 do Mundial de Rally Cross Country
2ª etapa – Sealine Rally Qatar 19-24/04/2015
3ª etapa – Pharaoh’s Rally Egito 10-17/05/2015
4ª etapa – Sardegna Rally, Itália 06-11/06/2015
5ª etapa – Atacama Rally, Chile, 30/08-05/09/2015
6ª etapa - OiLibya Rally, Marrocos 03-09/10/2015






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet