X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Videorama

Videorama #18 - LaRocco e Karsmakers no Hall da Fama
Publicado em: 29/10/2014
Clique e saiba mais

Dois ícones do motocross marcaram fases distintas do esporte nos Estados Unidos
Redação MotoX.com.br
 
Dois grandes nomes do motociclismo, entraram recentemente para o "AMA Motorcycle Hall of Fame": Mike La Rocco e Pierre Karsmakers. Nos vídeos que ilustram este artigo e marcam a volta da coluna Videorama, é possível saber um pouco da carreira destes ícones do motocross que se destacaram em diferentes fases do esporte nos Estados Unidos.

Para quem não conhece, Mike LaRocco, apelidado como "The Rock" fez história ao conquistar títulos do AMA Motocross, nas classes 500cc e 250cc, além do primeiro Mundial de Supercross, em 2000. Nascido em Michigan, Indiana, o piloto estreou na carreira profissional em 1988 aos 17 anos e se aposentou somente em 2006 registrando uma das atuações mais longínquas do esporte. Um recorde de 19 temporadas.

Há quem diga que a carreira de LaRocco seria ainda mais longa se não fosse um acidente em 2002 em um pequeno evento de Supercross, onde o atleta sofreu lesões no pulso e em uma das pernas, prejudicando sua movimentação. Na época do anúncio de sua aposentadoria, há 12 anos, o estadunidense acumulava 145 resultados entre os top 5. Outro fato marcante foi quando, com uma 125cc, LaRocco emendou o maior obstáculo do circuito de Red Bud, em sua cidade natal. O feito foi tão impressionante que o salto foi batizado de LaRocco's Leap, como é conhecido até hoje. Sem dúvida, um dos maiores pilotos da história.

Assista aos vídeos clicando nas imagens abaixo:



De uma época anterior, Pierre Karsmakers fez história na década de 70. O holandês, depois de competir na Europa nos anos 60, despontou nos Estados Unidos ao disputar o Trans-AMA Series, em 1972, e brigar de igual para igual contra pilotos como Ake Jonsson e Heikki Mikkola. No ano seguinte acabou contratado pela Yamaha para competir nos circuitos norte-americanos.

Em 1973, Karsmakers foi dominante ganhando sete das 12 etapas da categoria 500cc no campeonato nacional de motocross. Porém, o holandês escreveu de vez o nome na memória do esporte ao vencer a primeira temporada do AMA Supercross, criado em 1974. Mas, além de marcante, sua atuação no cenário do país foi rápida. Sua última corrida em solo norte-americano foi em 1978, na etapa de High Point das 500cc, onde encerrou seu ciclo com um sexto lugar.



Mais do que justa a presença destes dois grandes pilotos no Hall da Fama do motociclismo norte-americano!








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet