X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Cyril Despres experimenta sua nova máquina para o Rally Dakar
Publicado em: 26/09/2014
Clique e saiba mais

Piloto francês testou o novo carro que conduzirá em sua estreia nas quatro rodas
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Flavien Duhamel

Ao lado de outro ícone das duas e quatro rodas, pentacampeão do Dakar nas motos, faz testes com o Peugeot 2008 DKR


Despres recebe instruções de Peterhansel em seu primeiro dia de testes com a Peugeot

Depois de uma longa carreira com a KTM, Cyril Despres surpreendeu o mundo do rali com a mudança para a Yamaha. O casamento com marca japonesa, porém, não durou muito, apenas exatamente uma temporada.

Este ano o piloto de Andorra decidiu seguir os passos de outra lenda da modalidade e passar para as quatro rodas. Depois de vencer o mais famoso rali do mundo por seis vezes nas motos, o francês Stephane Peterhansel migrou para os carros com sucesso similar: cinco vitórias em 15 participações. Completando o trio de pilotos na Peugeot Total outro nome de peso, o espanhol Carlos Sainz, bicampeão do Mundial de Rally WRC e vencedor do Dakar 2010 nos carros.

Veja também: Honda apresenta equipe para o Rally Dakar 2015

Após a primeira sessão de teste com o carro Despres revelou-se surpreso: "Isso foi muito louco! Em todas as maneiras possíveis, foi muito melhor do que eu imaginava que seria! E tem mais, ainda estou longe de acelerar tudo e tirar todo o potencial do carro. Quer saber? Eu tenho o melhor emprego do mundo! Nunca imaginei estar dentro de um carro assim. É incrível!"


A marca francesa retorna à competição após mais de duas décadas - sua última participação foi no final da década de 80 - com um projeto único, apostando num carro com tração apenas em duas rodas, contra a grande maioria dos adversários 4x4.

"Mudar para 4x2 muda tudo!", revela Petterhansel, confirmando um verdadeiro choque cultural. A ausência da tração dianteira permite projetar suspensões com curso maior e aprimorar a dirigibilidade do veículo. ""Nunca pilotei um carro com uma suspensão com tanto curso. A primeira grande surpresa é a maneira como o 2008 DKR se comporta em buracos e solavancos. Me acostumei a ser jogado de um lado para o outro como um boneco de pano, mas o comportamento deste carro é infinitamente mais eficiente e suave. Sempre que você espera um impacto mais forte, o sistema de suspensão e os pneus grandes absorvem muito bem. Isso faz com que você passe por terrenos irregulares a 120-130 km/h e não a 80 km/h. Vou precisar adaptar o meu estilo de pilotagem, até porque, o fato de o carro ter tração em duas rodas muda tudo!"

Sainz prevê uma boa carreira nas quatro rodas para Despres. "Estou convencido de que ele fará um bom trabalho e estou disposto a ajudá-lo no que precisar. Stéphane e outros pilotos já mostraram que pilotos de moto têm a mentalidade necessária para terem uma boa performance nos carros também, e eu sei que Cyril é um grande competidor", comentou.


Pilotos e navegadores do time Peugeot Total







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet