X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Rally

Rally dos Sertões - 4ª e 5ª etapas - Paracatu (MG) - Diamantina (MG)
Publicado em: 29/08/2014
Clique e saiba mais

Marc Coma mantém vantagem após etapa maratona
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: RallyZone Bauer/Barni/ Idário Café/ DFotos/ VIPCOMM/ Ricardo Leizer/Webventure


Marc Coma mantém liderança na competição

Na quarta-feira (27), apenas 26 das 37 motos, que largaram, completaram o trecho especial de 363,85 km dentro do tempo limite de seis horas e trinta minutos. Com um total de 585,3 km a quarta etapa do Rally dos Sertões 2014 foi considerada a mais exigente e dura até o momento. Saindo de Paracatu (MG) rumo a cidade de São Francisco (MG), os pilotos enfrentaram um piso duro e bastante cascalho.

"Não foi um estágio fácil. Foi o dia com a maior especial. Foi preciso sacrificar um pouco de tempo ao abrir caminho, mas já era o que eu esperava", explicou Marc Coma. "Tudo indica que essa prova será decidida no último dia, então devo continuar concentrado uma vez que é muito difícil ganhar vantagem aqui", completou. Em outras palavras: o espanhol perdeu a vitória do dia para Paulo Gonçalves e ficou com a segunda colocação por uma diferença de praticamente um minuto.


Paulo Gonçalves

O português da Honda foi o mais rápido do dia pela terceira vez na competição. "Tive um ótimo dia. Larguei em terceiro e larguei para forçar. Apesar de cometer um erro no meio do estágio, me desconcentrar e perder tempo, eu realmente forcei na última parte e consegui vencer", comentou Paulo Gonçalves.


Helder Rodrigues

O terceiro lugar do pódio também fez a alegria dos japoneses da Honda. Helder Rodrigues foi quem completou o top 3. "Foi um longo estágio, com pedras, areias e um solo bastante duro...além de navegação exigente. Foi um dia longo para todos", revelou.

Não somente o quarto lugar, mas também o melhor brasileiro do dia, Jean Azevedo não economizou palavras para descrever a rodada. "Foi uma etapa muito rápida, praticamente só reta, com piso de areia, diferente do que estávamos pegando até agora. Particularmente não achei muito prazerosa, uma etapa que mede mais moto do que piloto. Faz parte do rali, mas ainda prefiro etapas mais técnicas, mais travadas. Foi um dia parecido com o Jalapão, lá também é plano, rápido, com piso de areia. Talvez lá a areia seja mais pesada, mas foi uma etapa bem parecida". Jordi Viladoms, da KTM, foi o quinto colocado.


Ike Klaumann

Depois do paulista Jean Azevedo, os melhores brasileiros foram o catarinense Ike Klaumann, nono, e o décimo colocado Guilherme Cascaes. "O calor hoje estava bem intenso e acabou desgastando muito mais do que nos outros dias de rali. A quarta especial foi dura, com terrenos variados e muita navegação. Não me arrisquei muito, mas consegui uma pilotagem redonda, sem cometer erros e terminei com um bom resultado. Agora o foco é a preparação para a etapa Maratona, que sempre é a mais difícil", comentou Ike Klaumann.

Quinta-Feira

E com a quinta-feira (28) chegou a temida quinta rodada: a etapa maratona, quando os competidores não podem contar com ajuda mecânica externa e qualquer problema mecânico deve ser resolvido pelos próprios e não pela equipe. Dessa vez foram 645,44 km totais, com o trecho cronometrado de 335,98 km. Os pilotos deixaram São Francisco (MG) e partiram em direção a Diamantina (MG).


Jean Azevedo

Dessa vez, Coma retomou o topo do pódio. "Foi a etapa mais completa do rali, com muito trilha, muita navegação e tentei manter o bom ritmo. Estou bem contente pelo dia de hoje, foi um grande dia. Para a maratona, a moto chegou bem, vou apenas checar se tudo está certo e torcer para continuar assim", contou o espanhol e líder da disputa.

Superando o atual campeão Paulo Gonçalves, o brasileiro Jean Azevedo roubou a cena ao ser o segundo mais rápido do dia, empurrando o português para a terceira colocação.


Jordi Viladoms

"Hoje foi um estágio longo e difícil. Abri o caminho e pilotei bem. A especial foi bastante complicada com pedras, curvas fechadas, bastante montanhosa, quase como trial. A uns 20km da chegada, cometi um erro com a navegação e peguei o caminho errado, o que acabou me custando uns três minutos. Mas ainda sou o vice-líder da geral, apenas sete minutos atrás de Marc Coma. Ainda tenho dois dias para tentar atacar e me aproximar", avaliou o defensor do título, Gonçalves. Seu companheiro de equipe, Helder Rodrigues foi o quarto colocado à frente de Jordi VIladoms.


Guilherme Cascaes

Lider da Production, Guilherme Cascaes terminou a prova em 5h00min10, sendo o 11º mais rápido do rali. Com o resultado, o catarinense se manteve na liderança da classe. "Fiz a prova com segurança para não desgastar o equipamento. Terminei bem, mas foi um dia muito puxado, que exigiu demais do físico", avaliou.

Leandro Silveira, companheiro de equipe de Cascaes, obteve nesta quinta-feira seu melhor resultado, a 14ª colocação entre todas as motos do Rally. "Dia bem completo hoje, com muita travessia de rio e terrenos diferentes. Ainda bem que chegamos inteiros, com as motos em perfeitas condições para amanhã seguir o desafio", disse Silveira.

Nesta sexta-feira (29), os pilotos enfrentam a segunda e última parte da etapa maratona. Permanecendo em DIamantina (MG), o percurso em laço largará e chegará na mesma cidade, com um total de 204,29 quilômetros, sendo 178,87 de trechos cronometrados.

Resultados
Quarta Etapa
1 Paulo Goncalves 04:24'02 PRT HONDA TEAM HRC
2 Marc Coma +1'15 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
3 Helder Rodrigues +6'49 PRT HONDA TEAM HRC
4 Jean Azevedo +7'18 BRA HONDA Hon Mobil Rally
5 Jordi Viladoms +7'32 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
6 Sam Sunderland +7'56 GBR KTM KTM Red Bull Rally Factory
7 Ruben Faria +8'18 POR KTM KTM Red Bull Rally Factory
8 David Casteu +12'07 FRA KTM Team Casteu
9 Ike Klaumann +14'13 BRA HONDA Team Klaumann
10 Guilherme Gaspar Cascaes +17'09 BRA YAMAHA Yam Rinaldi Rally Team

Quinta Etapa
1 Marc Coma 04:34'55 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
2 Jean Azevedo +4'33 BRA HONDA Hon Mobil Rally
3 Paulo Goncalves +4'56 PRT HONDA TEAM HRC
4 Helder Rodrigues +6'09 PRT HONDA TEAM HRC
5 Jordi Viladoms +7'16 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
6 Ruben Faria +8'18 POR KTM KTM Red Bull Rally Factory
7 David Casteu +9'02 FRA KTM Team Casteu
8 Sam Sunderland +9'32 GBR KTM KTM Red Bull Rally Factory
9 Ike Klaumann +10'08 BRA HONDA Team Klaumann
10 Ramon Oliveira Sacilotti +20.05 BRA KAWASAKI Kaw Rinaldi

Acumulado
1 Marc Coma 14:18'50 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
2 Paulo Goncalves +07.00 PRT HONDA TEAM HRC
3 Jean Azevedo +14.10 BRA HONDA Hon Mobil Rally
4 Helder Rodrigues +17.42 PRT HONDA TEAM HRC
5 Jordi Viladoms +21.36 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
6 Ruben Faria +24.40 POR KTM KTM Red Bull Rally Factory
7 Sam Sunderland +29.04 GBR KTM KTM Red Bull Rally Factory
8 David Casteu +34.01 FRA KTM Team Casteu
9 Ike Klaumann +35.42 BRA HONDA Team Klaumann
10 Ramon Oliveira Sacilotti +54.37 BRA KAWASAKI Kaw Rinaldi

Vídeos













© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet