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Enduro da Independência: diversidade no trajeto e nos pilotos
Publicado em: 04/08/2014
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Competição tem início dentro de um mês, em Mariana (MG)
Redação MotoX.com.br - Fotos: TCMG/YSports


32ª edição do Enduro da Independência irá percorrer 800 quilômetros entre Mariana (MG) e Vitória (ES)

Uma das provas mais esperadas do calendário off road brasileiro está chegando. A partir de 4 de setembro, será disputada a 32ª edição do Enduro da Independência. Serão 800 quilômetros, com o percurso saindo de Mariana (MG) e chegada em Vitória (ES), no dia 7.


A paranaense Alynne Almeida disputará a prova pela primeira vez
Como sempre, o trajeto conta com grande diversidade, passando pela mata atlântica e trilhas na região do Pico da Bandeira. Segundo Edmilson Campos, responsável pelo levantamento do percurso, os dois primeiros dias serão nas trilhas da Estrada Real, na região de Mariana (MG), com 130 km no inicial. As médias e roteiros irão variar de acordo com a categoria. Serão quatro planilhas diferentes e o primeiro dia, apesar de ser o de menor distância, será o que mais vai exigir técnica e preparo físico dos pilotos. Já durante o segundo dia, a prova terá 260 km, com destino a Manhuaçu (MG) na região mais alta do estado. A prova passa perto do Pico da Bandeira, com muitas subidas e descidas.

No terceiro dia o Enduro ultrapassa a divisa, entra no Espírito Santo e vai para Venda Nova do Imigrante, tradicional palco do Brasileiro de Enduro de Regularidade. Serão 200 km, com terreno montanhoso, muita serra e velocidade confortável nas trilhas da Rota Imperial. No feriado, quarto e último dia, a prova chega ao Sambódromo de Vitória, depois de percorrer os últimos 200 km, passando pela região de Pedra Azul e Parajú, até chegar à capital. Trilhas abertas e médias mais altas serão características do trecho final.

A competição mistura participantes dos mais variados níveis e terá a presença de pilotos profissionais, veteranos, jovens e mulheres, que tem, inclusive, incentivo dos organizadores para participar, com isenção de inscrição.


O mineiro Hugo Morato, que tem sete títulos e participa pela 30ª vez, certamente será uma dos mais experientes em ação
Para Alynne Almeida, piloto de Curitiba (PR) o incentivo dos organizadores é importante e para participar todos os sacrifícios são válidos. "É bem legal, pois para uma competição de quatro dias o custo não é baixo, mas se trata da maior prova do Brasil, a mais difícil e todo investimento vale a pena" disse. Ela revela ainda que participar pela primeira vez do Independência será a realização de um sonho. "Desde 2008, quando foi lançada a categoria, eu nem andava de moto, mas achei super bacana e sempre quis participar", completou.

Por outro lado, Hugo Morato, 53 anos, participa do evento pela 30ª vez. Campeão da prova sete vezes, o veterano ainda era um inicante nas trilhas quando encarou a prova pela primeira vez. "Eu era muito novo, havia começado no esporte há pouco tempo, estávamos (ele e seus parceiros no motociclismo) cansados de percorrer as mesmas trilhas na região de Macacos (distrito de Nova Lima, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte) e então surgiu o Independência, uma oportunidade para conhecer novas trilhas e novos amigos", recorda.

As mudanças em três décadas são muito claras, conforme acompanhou Morato no decorrer de suas participações. "Antigamente era uma farra, as pessoas iam de qualquer maneira. Hoje profissionalizou e elitizou. Tem que se preparar", observa.

No total, durante os mais de 30 anos de história, cerca de 17 mil pilotos já participaram do Enduro da Independência. Para atender a grande diversidade, foram criadas quatro tipos de planilhas com médias diferentes para os vários níveis de pilotos participantes. A categoria Master, que é a principal e reúne a elite do Enduro brasileiro, terá uma planilha exclusiva, com médias mais exigentes, que prometem valorizar o campeão geral do Enduro da Independência. As categorias Sênior, Over 40 e Over 45, terão médias um pouco inferiores. E as classes Junior, Over 50 e Dupla Graduada também terão sua planilha específica.

Este ano, o Independência terá também a nova categoria Adventure, destinada aos proprietários de motos Big Trail e que contará com um trajeto específico para mototuristas que desejam acompanhar as paisagens e curtir todo o rally paralelo da organização, equipes de apoio e o circo montado nas cidades sede para receber para o evento.

Durante todos os dias, o público também poderá se divertir com as apresentações de motocross freestyle do Radical Moto Show.

Mais informações sobre a prova estão disponíveis no site do Trail Clube de Minas Gerais.








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