X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Mundial de Enduro - 7ª e 8ª etapas - Heinola - Finlândia
Publicado em: 09/06/2014
Clique e saiba mais

Antoine Meo se machuca e Pela Renet é o novo líder da E2
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Future7media


Eero Remes

A Finlândia recebeu as etapas que marcam a metade da temporada 2014 do Mundial de Enduro. As sétima e oitava rodadas aconteceram neste último final de semana em Heinola. E antes mesmo das disputas do final de semana se desenharem, já teve piloto dizendo tchau à disputa.


Antoine Meo
Antoine Meo, de KTM, começou o enduro de sábado (7), com um dedo machucado e correu à base de analgésicos até bater contra uma árvore e fraturar mão e costelas. O francês, que compete na E2, foi internado.

"Antoine quebrou costelas, tem quatro fraturas na mão direita e alguns hematomas nas costas. Mas está se recuperando. Seu principal problema é que não pode correr ", disse Fabio Farioli, chefe de equipe da KTM, que ainda confirmou a volta de Meo para a França, onde um especialista em mão iria realizar a cirurgia.

Na E2, sem a presença do favorito da classe, foi a vez de Pela Renet dominar o ritmo. O piloto da Husqvarna era claramente o dono da vitória desde a largada. "Foi um bom dia, não tive problemas e estou feliz por vencer, mas também é decepcionante assistir Antoine Meo começar machucado e cair. Estava torcendo para brigar com ele pela vitória", contou Renet.


Alex Salvini


Lorenzo Santolino
Até o momento em que Meo saiu da competição, a batalha pela vice-liderança estava entre o francês e Alex Salvini, que capitalizou em cima do acidente do rival, assim como Johnny Aubert que subiu uma posição e terminou em terceiro. Conquistando o melhor resultado até o momento e perdendo um lugar no pódio por dois décimos de segundo, Lorenzo Santolino, da Sherco, foi o quarto colocado à frente de Oriol Mena.

Os finlandeses puderam se sentir bem representados na competição ao assistirem a disputa da E1. O piloto da casa Eero Remes não deu espaço para Chistophe Nambotin respirar até finalmente conseguir a ultrapassagem e o topo do pódio, quando o francês caiu no final do enduro teste - assim como aconteceu na Grécia, parece que Nambotin não funciona muito bem sob pressão.

"É fantástico vencer em casa. Demorou um pouco para as coisas fluirem, mas assim que encontrei meu ritmo, briguei pela vitória e consegui", contou Remes. Nambotin se levantou a tempo de segurar a segunda colocação. Pela terceira posição, Cristonal Guerrero precisou superar Anthony Boissiere, que acabou em quarto. Thomas Oldrati completou os cinco melhores.


Matt Phillips

A KTM pode finalmente comemorar quando Matt Phillips venceu a E3. O australiano, que deixou a categoria júnior para competir nas classes mais altas, conquistou a segunda vitória do ano: "me sinto ótimo de adicionar mais uma vitória ao currículo. Estou começando a encontrar meu ritmo na E3. E me sinto confortável com a minha velocidade e não cometi nenhum erro que me custasse muito tempo", contou Phillips.


Ivan Cervantes
Competindo com o tornozelo lesionado, Ivan Cervantes ainda acelerou para tentar acompanhar o primeiro colocado e terminou com o segundo melhor tempo da classe, além de se denfender dos ataques de Matti Seistola, terceiro. Mathias Bellino fez o que se chama de trilha solitária, passou o dia sozinho para conquistar a quarta posição, à frente de Luis Correia, o português da Beta.

Segundo dia

No domingo, Phillips manteve o ritmo e faturou novamente a E3, vencendo com uma margem de 22 segundos em relação à Cervantes. "Estou encantando de ganhar três rodadas seguidas", comentou o australiano. "Hoje o dia foi melhor do que eu esperava. Acelerei bastante desde o começo para sustentar a liderança e em seguida fiz questão de manter um ritmo constante", completou. E por outro lado, apesar de não vencer a três rodadas, Cervantes ainda segura a liderança da categoria.


Mathias Bellino

O terceiro e último lugar do pódio caiu nas mãos de Mathias Bellino. Dono do quarto posto o dia, Matti Seistola, mais uma vez chegou perto e ficou de fora do top 3, dessa vez por conta de um tombo no segundo cross teste. Mantendo a constância, Luis Correia foi o quinto colocado.


Pela Renet
A E2 também se manteve sob o domínio do vitorioso de sábado, Pela Renet. Porém, nesse domingo, a vitória não veio facilmente: Johnny Aubert, da Beta, parecia decidido a conquistar seu primeiro topo do pódio da temporada até cair no penúltimo trecho especial da trilha.

Ao fim do dia, Renet admitiu a dificuldade de brigar com Aubert pela liderança. "Johnny estava correndo muito forte e eu não tinha como corresponder durante a manhã. Mas de tarde eu acelerei mais e recuperei tempo para poder vencer. Estou bastante contente por mais essa vitória", confessou o francês da Husqvarna.

Aubert manteve o segundo lugar com vantagem de mais de 30 segundos sobre Alex Salvini, da Honda. Oriol Mena e Jonathan Barragan brigaram pela quarta posição durante todo dia, com Mena levando a melhor. Ainda é uma icógnita a atuação de Barragan dentro do enduro, uma vez que o piloto tem se mostrado presente na disputa sempre durante o segundo dia de provas, quando aparece entre os primeiros.


Christophe Nambotin

Arruinando as esperanças de Eero Remes vencer novamente, Christophe Nambotin relembrou quem é que manda na E1. O francês assumiu definitivamente a liderança quando o finlandês caiu no começo do enduro teste. "É fantástico voltar o topo do pódio. Ontem eu cometi muitos erros, hoje foi muito melhor", comentou Nambotin. Remes ainda manteve o segundo lugar. Pelo terceiro lugar, Cristobal Guerrero superou Jeremy Tarroux por três segundos. O piloto da Sherco Anthony Boissiere foi o quinto colocado.

A Finlândia também foi palco da disputas da categoria feminina, que não apresentou grandes mudanças: Laia Sanz, competindo pela Honda, venceu os dois dias de prova. Na categoria Júnior, Danny McCanney também manteve o domínio e segue líder na briga pelo título.

O próximo país a receber o Mundial de Enduro é a Suíça, nos dias 14 e 15 de junho, em Enköping.

Vídeos





Resultados Finlândia
Dia 1 Dia 2
P. E1 País Moto
1 REMES Eero FIN TM
2 NAMBOTIN Christophe FRA KTM
3 GUERRERO Cristobal ESP KTM
4 BOISSIERE Anthony FRA SHERCO
5 OLDRATI Thomas ITA HVA
P. E2 País Moto
1 RENET Pierre Alexandre FRA HVA
2 SALVIN IAlex ITA HONDA
3 AUBERT Johnny FRA BETA
4 SANTOLINO Lorenzo ESP SHERCO
5 MENA Oriol ESP BETA
P. E3 País Moto
1 PHILLIPS Matthew AUS KTM
2 CERVANTES Ivan ESP KTM
3 SEISTOLA Matti FIN SHERCO
4 BELLINO Mathias FRA HVA
5 CORREIA Luis PRT BETA
P. Junior País Moto
1 MCCANNEY Daniel GBR BETA
2 LARRIEU Loïc FRA HVA
3 NELSON Oliver SWE KTM
4 MCCANNEY Jamie GBR HVA
5 REDONDI Giacomo ITA BETA
P. E1 País Moto
1 NAMBOTIN Christophe FRA KTM
2 REMES Eero FIN TM
3 GUERRERO Cristobal ESP KTM
4 TARROUX Jeremy FRA SHERCO
5 BOISSIERE Anthony FRA SHERCO
P. E2 País Moto
1 RENET Pierre Alexandre FRA HVA
2 AUBERT Johnny FRA BETA
3 SALVINI Alex ITA HONDA
4 MENA Oriol ESP BETA
5 BARRAGAN Jonathan ESP HVA
P. E3 País Moto
1 PHILLIPS Matthew AUS KTM
2 CERVANTES Ivan ESP KTM
3 BELLINO Mathias FRA HVA
4 SEISTOLA Matti FIN SHERCO
5 CORREIA Luis PRT BETA
P. Junior País Moto
1 MCCANNEY Daniel GBR BETA
2 LARRIEU Loïc FRA HVA
3 NELSON Oliver SWE KTM
4 REDONDI Giacomo ITA BETA
5 SJOSTROM Tommy SWE GAS-GAS

Classificação do Campeonato

Pos. E1 Total Pais Moto
1 NAMBOTIN Christophe 154 FRA KTM
2 GUERRERO Cristobal 118 ESP KTM
3 REMES Eero 117 FIN TM
4 BOISSIERE Anthony 102 FRA SHERCO
5 TARROUX Jeremy 91 FRA SHERCO
Pos. E2 Total Pais Moto
1 RENET Pierre Alexandre 146 FRA HVA
2 AUBERT Johnny 118 FRA BETA
3 MEO Antoine 114 FRA KTM
4 SALVINI Alex 98 ITA HONDA
5 MENA Oriol 87 ESP BETA
Pos. E3 Total Pais Moto
1 CERVANTES Ivan 151 ESP KTM
2 PHILLIPS Matthew 139 AUS KTM
3 BELLINO Mathias 111 FRA HVA
4 SEISTOLA Matti 105 FIN SHERCO
5 CORREIA Luis 92 PRT BETA
Pos. Junior Total Pais Moto
1 MCCANNEY Daniel 152 GBR BETA
2 REDONDI Giacomo 130 ITA BETA
3 LARRIEU Loïc 126 FRA HVA
4 MORI Nicolo 74 ITA KTM
5 MCCANNEY Jamie 68 GBR HVA












© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet