X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

O começo do AMA Motocross 2014
Publicado em: 29/05/2014
Clique e saiba mais

Temporada tem início espetacular em Glen Helen
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Eduardo Erbs

Glen Helen mais uma vez não desapontou! O que poderia ser a prova mais esperada do ano deu ao público um verdadeiro espetáculo, com grandes surpresas, algumas decepções e a promessa de mais um campeonato inesquecível.



Ryan Dungey
Começando a falar um pouco mais do evento, mais uma vez a MX Sports deu um show na organização, e no tratamento da pista. Se eu tivesse que reclamar de algo, seria somente o tráfego na saída do evento, e talvez o "will call" que foi bastante mal sinalizado e situado a cerca de uma milha do portão de entrada. Houve alguém que também reclamou do fato de que a pista foi consideravelmente encurtada, devido às exigências feitas pelo time que televisionou a prova, porém, na minha opinião, acabou facilitando bastante a visão da maioria dos espectadores, fotógrafos e da organização em geral. Além disso, o clima colaborou, estando agradavelmente nublado durante toda a manhã, e no início da tarde, dando uma "folga" aos pilotos que tiveram que enfrentar uma das pistas mais desafiadoras do país.

Vamos aos fatos do final de semana. Jeremy Martin deixou para trás a má temporada dos estádios, para fazer uma prova dominante "a la Villopoto", conquistando a primeira vitória overall da Yamaha na categoria 250 desde 1994. Cooper Webb, companheiro de Martin, acabou na segunda posição. Outra grande surpresa foi Josh Grant, que correndo "em casa", acabou surpreendendo, com uma vitória um tanto convincente na primeira bateria da 450, depois de conquistar o holeshot e liderar todas as voltas da prova. Ainda sobre as azulzinhas, quero destacar Christopher Pourcel, que dominou os treinos da 250, e teve uma prova um pouco apagada. Porém, entre os Top 10. Particularmente, acho que Pourcel ainda pode incomodar este ano. Notei que seu ritmo diminuiu no final das baterias, o que seria um tanto normal para um piloto que esteve fora das provas por um ano e meio.


Jeremy Martin (19) colocou novamente a Yamaha no topo após 10 anos sem vitórias na classe 250

Quem estragou a festa azul foi a Factory Red Bull KTM, dominando a segunda bateria das 450, com um espetáculo de pilotagem realizado por Ryan Dungey e Ken Roczen. Tenho que dizer que Roczen foi melhor do que eu esperava, mas realmente me impressionei com o Dungey que vi, especialmente na segunda bateria, tomando tangentes diferentes, estudando Kenny, e decidindo a prova com três curvas para o final. Completando o pódio, ao lado de Dungey e Roczen, veio Trey Canard, com uma corrida consistente, apesar de ser "atropelado" por James Stewart, quando tentava ultrapassar um retardatário.

Outros destaques


James Stewart


Bret Metcalfe
Bret Metcalfe: O australiano que está pilotando a motocicleta de Ryan Villopoto, acabou a prova na quarta posição. Metcalfe foi o piloto que escolheria pra ser a "zebra" do final de semana, com talvez uma posição até no pódio. Eu acredito que veremos mais provas como esta para ele.

Justin Barcia: O piloto da Factory Honda acabou enfrentando problemas com a motocicleta na primeira bateria e teve que abandonar. A segunda corrida ele completou em quarto, mas acabou somente em 13º na geral.

James Stewart: O floridiano foi a minha aposta para vencer a prova, pois tem como costume fazer uma boa impressão na primeira etapa, pelo menos foi assim nos campeonatos passados, porém, Stewart não parecia estar 100%, fazendo uma corrida um tanto conservadora para o seu estilo. Ainda acredito que é só uma questão de tempo para vermos o piloto da Yoshimura Suzuki brigar pelas posições ponteiras. James acabou ficando na sexta posição overall com dois sextos lugares.

Weston Peick: O californiano, que está vivendo uma história de Cinderela, impressionou com a quinta posição na primeira bateria. No entanto, uma má largada e um pouco de má sorte lhe deixaram somente com a 13ª posição na segunda prova do dia, lhe rendendo a nona colocação overall.

Dean Wilson: O piloto da Pro Circuit Monster Energy Kawasaki era um dos favoritos para a vitória entre as 250, porém, na segunda bateria sua KXF espirou em uma das íngremes descidas da pistas e ejetou o piloto por cima do guidão. Com isso, Wilson acabou com um enorme corte na perna esquerda, que o deixa em contenção para a sequência do campeonato.

 

Jason Anderson: O piloto da Rockstar KTM teve um final de semana intenso, começando logo na sexta-feira com o anúncio oficial da Husqvarna como parceira da Rockstar Racing para 2015, com estreia nas 450 no Supercross na Suécia na pré-temporada 2015. Anderson mostrou muita velocidade na primeira bateria, vindo de uma má largada para a terceira colocação. Na segunda bateria o piloto teve uma performance parecida com a da primeira bateria, mas uma queda com duas voltas para o final acabou deixando sua moto em uma das íngremes subidas do circuito, com o acelerador no fundo, avariando o equipamento e impedindo o piloto de terminar a prova.


Marvin Musquin

Marvin Musquin: O francês da Factory Red Bull KTM teve uma corrida um tanto quieta, terminando em oitavo na geral. Apesar de Marvin ter boas largadas nas duas provas, o piloto ainda está tentando se recuperar fisicamente de uma séria lesão no joelho, e acima disso, ele deslocou o ombro nos treinos da manhã, e era dúvida para as provas vespertinas. Se a lesão no ombro não piorar, eu acredito que Marvin irá voltar a ocupar as posições dianteiras no desenrolar do campeonato.

MIA - Alguns pilotos estavam "missing in action". Como nós falamos por aqui, dentre eles podem-se destacar:

Davi Milsapps foi a maior decepção da semana. Um dos integrantes do time comentou que Davi ainda está tendo problemas com o pé, que foi fraturado na pré-temporada do Supercross. Inicialmente, Davi estaria fora das seis primeiras etapas do campeonato.

Ainda na Rockstar KTM, Joey Savatgy acabou quebrando a clavícula na semana passada e não estaria pronto para Glen Helen, porém, provavelmente alinhará no gate em Hangtwon.

Falando em clavículas, Eli Tomac, da Factory Connection Honda, também esteve de fora na primeira etapa, recuperando-se da fratura que aconteceu poucos dias antes da final do Supercross, em Las Vegas.


Zach Osborne

Mike Alessi, que iria correr a abertura do campeonato, antes de fazer as malas para o Canadá, também ficou de fora, por algo que poderia ser chamado de "gripe". Zach Osborne estava presente em Glen Helen, porém, uma fratura no dedo lhe tirou das pistas por oito semanas.

Além destes, outros nomes como Justin Brayton, Will Hahn, Adam Cianciarulo, Martin Davalos, Darrin Durham, Dean Ferris, Blake Wharton estariam entre a grande lista hospitalar, criada pela temporada 2014 do Monster Energy Supercross.

Silly Season


Ken Roczen trocando ideia com Ivan Tedesco. Será a RCH Suzuki sua próxima casa?

Um conhecido afirmou que a RCH Suzuki Racing está pressionando Ken Roczen a assinar o contrato, o que poderia ter acontecido secretamente este final de semana.

Os rumores nos pits indicam que Dean Wilson seria o principal candidato a vaga de Kenny na Factory Red Bull KTM.

Justin Hill, que integra a Monter Energy Pro Circuit Kawasaki, também estaria em contato com a Factory Red Bull KTM para uma vaga no time em 2015.

Braaaaaaaapcast

Saudades do Brapcast? Pois é, o time do braapcast está postando fotos e informações exclusivas no instagram! Basta adicionar @braapcast na sua lista de "Instamigos" e você pode conferir na íntegra algumas informações direto de Hangtown neste final de semana!

Não esquecam de conferir a galeria de fotos do evento, basta clicar aqui!

Frase da semana
Our greatest weakness lies in giving up. The most certain way to succeed is always to try just one more time.
Thomas A. Edison







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet