X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Abu Dhabi Desert Challenge: vitória é decidida por 20 segundos
Publicado em: 10/04/2014
Clique e saiba mais

Paulo Gonçalves impede oitavo título de Marc Coma no rali
Redação MotoX.com.br - Fotos: Edo Bauer e HRC

Português garantiu vantagem sobre o espanhol na reta final da competição


Paulo Gonçalves virou o jogo no momento decisivo do rali

O Abu Dhabi Desert Chellenge teve um final surpreendente, nesta quinta-feira. Depois da liderança da esquadra laranja nas primeiras etapas, o português Paulo Gonçalves, da equipe oficial Honda, arrebatou o título das motos no último dia, deixando para trás o sete vezes campeão Marc Coma, da KTM.

Ao final de cinco dias, passando pelos terrenos mais exigentes do deserto, Paulo Gonçalves garantiu uma vantagem de apenas 20 segundos sobre o adversário. Formando um trio de espanhóis com Coma, Joan Barreda, vencedor das duas etapas anteriores, ficou em terceiro lugar, e Jordi Viladoms em quarto. O esloveno Miran Stanovnik completou o top 5 da classificação final.

Gonçalves exaltou o alto nível da competição e a disputa entre os concorrentes, principalmente com Coma. "Eu me sinto muito feliz por ter vencido. A equipe fez um trabalho extraordinário, em Abu Dhabi. Nós tivemos cinco dias de corrida e sem problemas, mesmo em uma prova muito forte e competitiva. Estou muito confiante para o futuro. Hoje foi uma etapa muito rápida. Eu sabia que tinha que pegar Marc, e os primeiros 90 quilômetros foram muito rápidos."


Marc Coma deixou escapar a chance do oitavo título no Abu Dhabi Desert Challenge

Coma, que estará de volta no próximo ano para buscar o oitavo título disse que não desistiu até o final. "Foi uma corrida muito agradável. Eu amo o Desert Challenge Abu Dhabi. Eu tentei lutar até o fim para pegar Paulo, mas ele mereceu. Foi uma grande corrida até o fim. Lutamos até o último quilômetro, mas nesta corrida sabemos que a ordem de partida tem uma grande influência. Tivemos também uma estratégia de corrida com Sam (Sunderland), que não poderíamos realizar depois que ele saiu. Perdemos a vitória por apenas 20 segundos, o que foi uma pena, porque teria sido ótimo vencer aqui pela oitava vez. Eu me senti muito confortável e depois de vencer o Dakar, tive a mesma motivação. Vou tentar conseguir a vitória no Catar (Sealine Rally 20-25 abril)."

O piloto dos Emirados Árabes, Mohammed Al Balooshi, terminou a disputa em sexto com uma mistura de emoções, pois deixou escapar um resultado ainda melhor. "Estou muito chateado com o dia de hoje. Tivemos uma grande prova quatro dias, mas todo mundo tem dias ruins e hoje foi um dia ruim para mim. Infelizmente, tinha que ser o último. Minha moto parou pouco antes de reabastecer e eu não pude começar de novo. Consegui retornar, mas, obviamente, perdi um monte de tempo. Mas de qualquer maneira o objetivo era terminar entre os dez primeiros e nós fizemos isso, então estou muito feliz. É frustrante quando o problema está fora de suas mãos. Eu estava andando bem, mas minha moto só me decepcionou no final", comentou.



Resultado da quinta etapa

1. Paulo Goncalves (POR), Honda, 2:44:06 h
2. Marc Coma (ESP), KTM, +1:51 min
3. Joan Barreda (ESP), Honda, +4:26
4. Helder Rodrigues (POR), Honda, +5:17
5. Jordi Viladoms (ESP), KTM, +9:29

Classificação final

1. Paulo Goncalves (POR), Honda, 16:57:47 h
2. Marc Coma (ESP), KTM, +20 sec
3. Joan Barreda (ESP), Honda, +8:44 min
4. Jordi Viladoms (ESP), KTM, +40:49
5. Miran Stanovnik (SLO), KTM, +1:39:34 h







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet