X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Veja a expectativa dos pilotos para o Brasileiro de Motocross
Publicado em: 10/04/2014
Clique e saiba mais

Temporada 2014 começa neste final de semana em Três Lagoas (MS)
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Maurício Arruda, Marcelo Rodrigues e Idário Café


Motódromo no espaço Arena Mix em Três Lagoas (MS), palco da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2014

Falta pouco para cair o gate de largada do Brasileiro de Motocross. A temporada 2014 do campeonato começa neste final de semana, dias 12 e 13, em Três Lagoas (MS), cidade localizada na divisa com o Estado de São Paulo.

A pista, que agora sedia a abertura da competição e no último ano foi palco da segunda rodada, passou por reparos e modificações. Há cerca de duas semanas a equipe do campeonato e as máquinas trabalham no circuito do Motódromo Totozão, no espaço Arena Mix. O circuito foi ampliado em cerca de 200 metros e agora conta com com 1400 metros de extensão.

"Antes na pista tinha um gramado ao lado, nós tiramos a curva que havia e fizemos uma subida nesse local. Com as melhorias que estamos fazendo mudou a configuração de espaço da pista", explica o construtor de pista da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Paulo Caramez. E acrescenta: "Ficou com mais obstáculos. Alguns que já existiam nós arrumamos e está melhor para os pilotos. A pista estará boa de andar e com mais opções de ultrapassagem".


Carlos Campano e Antonio Jorge Balbi Júnior


Adam Chatfield
E serão as motos de seis categorias que enfrentarão o circuito de Três Lagoas: MX1 , MX2, MX3, Júnior, 65cc e 50cc. Não só o traçado se renova, as expectativas dos pilotos também. "Este ano começo melhor preparado, com uma pré-temporada bem completa. Estou confiante para esta primeira etapa. Apesar de pequena, gostei da pista de Três Lagoas no ano passado. Começar bem é importante para o restante do campeonato", revelou Carlos Campano, que busca recuperar o título da MX1 para a Yamaha Grupo Geração.

Por outro lado, quem busca defender o number plate número um é Adam Chatfield. O inglês começa a temporada em desvantagem: está em fase de recuperação por conta de uma lesão no ombro, mas confirmou presença na corrida. Companheiro de equipe do inglês na equipe IMS / Vulcano / Ipiranga / Levorin / Honda, Jean Ramos confia na preparação pré-temporada. "Fizemos um bom trabalho até agora e temos um excelente equipamento", avaliou o paranaense. "Se eu conseguir fazer tudo o que estou fazendo nos treinos, provavelmente estarei no pódio", adicionou Jean.


Motor da Honda 450cc de Jetro Salazar


Wellington Garcia e Julien Bill
Se a disputa corpo a corpo ainda não começou entre as 450cc, nos bastidores a largada foi dada há tempos. Um exemplo é Jetro Salazar da Escuderia X. O equatoriano conta com um novo motor preparado por Naveen Dassanayake, especialista em Honda, como trunfo para se dar bem na prova.

"Naveen fez um trabalho artesanal no motor Honda da moto de Jetro. Expliquei a ele como é o terreno das pistas do Brasil e também o tipo de gasolina que utilizamos por aqui", comentou Juan Luis Torres, mecânico do equatoriano campeão latino da MX2. "Fizemos todo um trabalho na construção da personalidade da moto. Demos potência ao conjunto, mas com o foco em auxiliar o piloto a controlar a moto", completou.

Quem também se integra ao pelotão na briga pelo título da MX1 é Antonio Jorge Balbi Júnior, da Pro Tork Racing Team. "A minha expectativa é a melhor possível, pois fiz uma boa preparação, aqui e também nos Estados Unidos. Mas o que me deixa mais confiante em relação a 2013, é que me sinto mais relaxado, sem tanta pressão. Quando me divirto, as coisas fluem melhor", afirma.

A Honda conta com o experiente Wellington Garcia e o suiço Julien Bill, estreante na competição. "Espero fazer uma ótima prova na abertura do Campeonato Brasileiro. As últimas semanas foram de muito treino. Fizemos todos os ajustes necessários na minha moto e acredito que está tudo pronto para esta primeira etapa", destaca Bill.


Hector Assunção


Thales Vilardi
Já na MX2, Thales Vilardi, atual vice-campeão, reconhece o equilíbrio da classe. "Primeira etapa é muito difícil apontar favoritos. Acho que todo mundo melhorou em relação ao ano passado. Acho que o Anderson (Cidade) vem forte, o Dudu (Lima), o Hector (Assunção) e o Paulo (Alberto) estão entre os favoritos. E sempre tem mais alguém que aparece para brigar", analisou o paulista da Yamaha Geração.

De volta ao time da Honda, Hector Assunção está animado para a temporada. "Está bem legal nosso trabalho aqui em Indaiatuba. Semana passada treinei bem forte e estou me sentindo bem. Esta semana o treino foi um pouco mais leve para chegar nos dias da competição descansado. A expectativa é boa e espero fazer uma bom começo de campeonato".

Companheiro de Hector na equipe vermelha, o português Paulo Alberto, vem para a prova embalado por uma vitória na terra natal. "Minha expectativa passa por lutar pelo primeiro lugar. Quero ser bicampeão e estou focado nesta meta. Como será a primeira corrida do campeonato, vou ver como estarão os meus adversários. Fiz uma boa preparação. Retornei esta semana de Portugal, onde fiz uma corrida e me senti bem", destacou.

As provas também contam com a presença feminina na briga pelo pódio. Na categoria MX3, Stefany Serrão e Mariana Balbi competem contra veteranos do esporte, como Milton "Chumbinho" Becker e Willian Guimarães.

Confira a programação do evento:

Sábado (12/04)
7h30 às 8h - Vistoria técnica
8h10 às 8h30 - Treinos Livres MX3
8h35 às 9h05 - Treinos Livres MX2
9h10 às 9h25 - Treinos Livres 65cc
9h30 às 10h - Treinos Livres MX1
10h05 às 10h25 - Treinos Livres Junior
10h30 às 10h45 - Treinos Livres 50cc
11h às 11h20 - Treinos Cronometrados MX3
11h25 às 11h45 - Treinos Cronometrados Junior
11h50 às 12h05 - Treinos Cronometrados 50cc
13h às 13h30 - Treinos Cronometrados MX1
13h35 às 14h05 - Treinos Cronometrados MX2
14h10 às 14h25 - Treinos Cronometrados 65cc
15h30 - Prova MX3 (20min + 2 voltas)
16h - Prova Junior (15min + 2 voltas)
16h30 - Prova 50cc (15min + 2 voltas)

Domingo (13/04)
9h às 9h15 - Warm up MX2
9h30 às 9h45 - Warm up 65cc
10h às 10h15 - Warm up MX1
12h - Prova MX2 - 1ª Bateria (30min + 2 voltas)
13h - Prova MX1 - 1ª Bateria (30min + 2 voltas)
14h - Prova 65cc (15min + 2 voltas)
15h - Prova MX2 - 2ª Bateria (30min + 2 voltas)
16h - Prova MX1 - 2ª Bateria (30min + 2 voltas)







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet