X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Motos

Apresentação Tacita T-Race Off Road Elétrica
Publicado em: 27/03/2014
Clique e saiba mais

Nova motocicleta elétrica se prepara para entrar no mercado
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Poglianoimage


Tacita T-RC Cross

A italiana Tacita Motorbike vem desde 2009 desenvolvendo seu modelo de moto off-road elétrica. A primeira aparição pública foi em 2012 no Rally Merzouga, disputado no Marrocos. Apesar de ser a última motocicleta a recer a bandeirada, o objetivo da equipe de completar a prova e recolher informações sobre o desempenho e durabilidade foi cumprido.

Agora a marca chega à fase final de desenvolvimento e se prepara para o efetivo lançamento no mercado. Essa semana a motocicleta passou pelos testes de homologação da DEKRA, instituto alemão de segurança automobilística.

"Só precisamos acertar toda a papelada para finalmente vender a moto em suas três versões: Rally, Enduro e Cross", comentou PierPaolo Rigo, diretor da empresa.


Diferente de outras motocicletas elétricas a Tacita traz algumas novidades interessantes. Uma delas é o motor (e seu controlador) elétrico com circuito de refrigeração líquida. "A melhor eficiência do motor é obtida com temperatura constante entre 40 e 60º. Uma melhor refrigeração significa maior autonomia e consistência no desempenho", diz Rigo.

Outro destaque da Tacita é o câmbio de 5 marchas e embreagem hidráulica, um diferencial e tanto em relação à maioria da outras motocicletas elétricas que possuem apenas uma marcha. O conjunto pedal de câmbio e manete de embreagem aproximam a pilotagem a dos modelos a combustão que estamos acostumados e deve melhorar muito o controle sobre a motocicleta e, claro, o prazer de pilotagem.


Bateria

A bateria de Lítio suporta mais de 2000 recargas, segundo o fabricante. O modelo Rally pode também receber uma bateria adicional traseira. A autonomia, ainda o verdadeiro calcanhar de Aquiles dos veículos elétricos, varia de 20 minutos a 4 horas conforme a configuração.

O motor pode ser operado no modo "Sport" ou "Eco" de acordo com a vontade do piloto e a necessidade de desempenho ou autonomia. Quando a bateria chega a 20% de sua carga um terceiro modo entra em operação automaticamente: a "Reserva" reduz ainda mais o desempenho e indica a urgência em recarregar a bateria.


Tacita T-RR Rally 

O piloto pode também ajustar o freio motor em dois modos, um mais forte para recuperar a carga da bateria e outro para proporcionar mais suavidade na tocada.

Além dos componentes "exóticos" os modelos usam peças de primeira qualidade também encontradas nas queimadoras de gasolina atuais. Aros DID, Garfo dianteiro Marzocchi e amortecedor Ohlins, montados em quadro de cromo molibdênio integram a Tacita.

Está pronto para a moto elétrica? Se segura que ainda falta uma coisa: o preço! Quem quiser uma Tacita deve estar disposto a desembolsar entre 19.436 e 30.379 Euros, algo entre R$ 60.937,00 e R$ 95.247,00 pela cotação de hoje, ainda sem os impostos brasileiros.


Tacita T-RE Enduro







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet