X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa Verão IMS de Motocross - 3ª etapa - Atibaia - SP
Publicado em: 15/03/2014
Clique e saiba mais

Venezuelano Humberto Martin conquista título da Open
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luis Bueno


Final da competição foi realizada na Pista do Alemão


Veja mais fotos da prova na galeria de imagens do evento
Com pontuação dobrada, a terceira e última etapa da Copa Verão IMS de Motocross 2014, definiu os campeões das 12 categorias em disputa no dia 9 de março. Após ter recebido a etapa de abertura, a conhecida pista do Alemão, em Atibaia (SP), foi sede desta grande final, em que o público pôde prestigiar ótimos pegas e uma batalha inédita, a disputa pelo troféu "Best Whip", que premiou a melhor "entortada".

O nível técnico dos competidores esteve alto em todas as etapas, o que se refletiu em um equilíbrio muito grande em todas as categorias. Com isso, a diferença na pontuação entre os primeiros colocados não era tão expressiva a ponto de indicar o campeão antes da corrida decisiva. Para a final, a pontuação diferenciada foi um atrativo a mais para os pilotos, acirrando bastante as batalhas pelos troféus do campeonato.

A categoria que abriu as competições foi a MX Júnior. Houve muita emoção logo na largada, quando Matheus Emílio, segundo no campeonato, pulou na ponta. Ele liderou a prova toda, mas isso não foi suficiente para garantir o troféu de campeão. Carlinhos Evangelista, seu adversário, se manteve na terceira posição até a metade, quando conseguiu ultrapassar Yuri Naves, assumido a segunda colocação, o que lhe assegurou o título. Rafael "Bubinha" conquistou uma posição durante a bateria, terminando em quarto. João Henrique Silva, que não havia feito boa largada, completou a disputa em quinto.


Matheus Emílio


Diogo Moreira
Na MX 2 Tempos, Caio Lopes se sagrou campeão de forma invicta, vencendo todas as três etapas. Depois de assegurar o holeshot, o dono do título conseguiu abrir certa vantagem, o que permitiu administrar a ponta nas últimas voltas, garantindo a vitória e o campeonato. Thiago Tsuji, sempre forte na categoria, assegurou a segunda colocação. Antonio Cassio Piffer se manteve na briga pelos primeiros postos, finalizando em terceiro. Bob Peres e Marcelo Belloto alteraram posições na corrida, terminando em quarto e quinto.

Sobraram poucas posições no gate para a disputa da 65cc e a garotada fez bonito na briga por um lugar no pódio. Rafael "Bubinha" largou bem e assumiu a frente, mas logo na primeira volta, sofreu uma queda, perdendo várias posições. Diogo Nascimento, que vinha em segundo, assumiu a ponta e abriu vantagem sobre os demais. Joaquim Neto e Bubinha, empatados na primeira colocação do campeonato, brigavam pelo título que ficaria com quem chegasse na frente. Joaquim perdeu algumas posições, deixando a taça para Bubinha, que conseguiu uma ótima recuperação, pulando do nono para o segundo lugar. João Henrique, após bela disputa, ficou em terceiro. Jairo Carlos Júnior, que não largou bem, conquistou quatro posições, terminando em quarto. Carlos Eduardo "Dadal" completou o pódio.


Caio Lopes


Eric Bueno
Após a manutenção da pista e os treinos para os pilotos que disputariam o Best Whip, as competições se reiniciaram com a MX 4 Tempos. O grande favorito ao título era o venezuelano Humberto Martin, o Machito, que apesar da vantagem de 12 pontos para o segundo colocado, não teve moleza durante a corrida. Machito entrou confiante e assim que o gate caiu, já pulou para a ponta, seguido de perto por Caio Lopes, segundo colocado na classificação geral. Quem não demorou muito a alcançar os ponteiros foi Fábio dos Santos, o Moranguinho, que assumiu a segunda posição e partiu para o ataque ao ponteiro. Machito e Moranguinho imprimiram um ritmo muito forte e abriram boa vantagem para os demais. Mesmo impondo muita pressão, Moranguinho não conseguiu superar o venezuelano, terminando na segunda posição. Machito venceu a prova e assegurou o título de campeão com 100% de aproveitamento. Caio Lopes conseguiu se livrar bem dos adversários e terminou com a terceira posição no pódio. Rafael Jaqueta e Gustavo Marcolin travaram uma boa disputa e completaram o pódio na quarta e quinta colocações.

Alcançar o lugar mais alto no pódio da MX30 não foi fácil, pois a disputa entre Marcelinho Souza e Eric Bueno foi bastante intensa. Com gate cheio, a única certeza era de muita briga na pista desde a largada. Marcelinho foi mais rápido e saiu na ponta, assegurando o holeshot. Logo atrás, muitas trocas de posição antes de completarem a primeira volta com Eric assumindo o segundo posto acompanhando o líder de perto. Ao completarem a metade da prova, Eric conseguiu a ultrapassagem, mas Marcelinho o perseguiu durante o restante da bateria. A tentativa de recuperar a ponta não teve êxito, mas a segunda colocação assegurou o título da temporada para Marcelinho. André Stochovich foi constante e com um bom ritmo se manteve na terceira posição. Paulo Giovani ultrapassou Valdinei Marcolin e terminou na quarta colocação deixando o adversário na posição seguinte.


Guilherme Lima


Disputa do Best Whip foi inovação da etapa
Na categoria MX Intermediária, entre os cinco primeiros colocados a diferença era muito pequena e o campeonato estava longe da definição até a bandeirada de chegada. Leonardo Lima "Costelinha" roubou a cena na largada, assumindo a ponta, mas logo nas primeiras voltas teve que abandonar com problemas na moto. Guilherme Lima passou a liderar e conseguiu abrir vantagem para receber a bandeirada em primeiro. Felipe Zambrini, que largou na sétima posição, conquistou cinco postos, terminando com o segundo lugar no pódio. Otávio Pelegrino fez uma corrida conservadora e se manteve como terceiro colocado, posição que o fez pular de terceiro lugar na geral para ser o campeão da categoria. Tiago Dutra também fez ótima corrida conquistando posições para terminar como quarto colocado. Geovani Pineschi lutou bastante e assegurou a quinta colocação.

Após vencer na MX 2 Tempos de ponta a ponta, Caio Lopes voltou a ter o mesmo êxito na 230F, mas como não participou das outras etapas, ficou de fora da briga pelo título. Felipe Arantes conseguiu tirar a diferença para o ponteiro e recebeu a bandeirada na segunda posição, logo atrás do vencedor. Nilson Santos foi o terceiro colocado, com Tiago Dedel na quarta posição. Hiroshi Takeyama ganhou terreno durante a bateria, terminando em quinto no pódio. Na soma dos resultados, foi constatado um empate entre Nilson Santos e Cleber Barbosa na pontuação. Pelo critério de desempate, o título foi para Nilson, por ter chegado à frente de Cleber na prova decisiva.


Fábio dos Santos


Marcelo Silva
O Best Whip, inovação desta etapa, foi disputado durante os intervalos das corridas. A competição contou com a presença de Cyro Oliveira, piloto com muita experiência nas competições de Freestyle no Brasil. A cada "torto" que os pilotos mandavam, a vibração do público só aumentava. Os juízes tiveram muito trabalho para avaliar o desempenho dos competidores que, com manobras de tirar o fôlego, deram um show e demonstraram muita técnica e ousadia. Caio Lopes foi o nome do Best Whip. Cyro Oliveira, com uma pequena diferença, ficou com o segundo lugar e Otávio Pelegrino foi o terceiro colocado.

Com os pilotos alinhados e prontos para uma das provas mais aguardadas, a MX2, teve início um momento dramático para um dos atletas na briga pelo título. Após a participação em outras duas baterias e no Best Whip, Caio Lopes, líder na classificação geral, corria para lutar por mais um troféu, porém momentos antes da largada teve problemas com a moto e não conseguiu alinhar no gate a tempo de largara com os concorrentes. Após trocar a moto, voltou à pista, mas com os demais muito à frente. Mesmo assim, fez uma corrida de recuperação no intuito de somar pontos. Com o problema de Caio, Fabio Santos "Moranguinho" disparou na frente e com um ritmo forte abriu larga vantagem dos demais, lhe permitindo se poupar no final da prova, administrar a vitória e comemorar o título de campeão. Rafael Jaqueta conquistou três posições para completar a prova na segunda colocação. André Stocovich, em mais uma boa apresentação, terminou com a terceira posição. Após uma corrida de recuperação, Otávio Pelegrino concluiu a prova na quarta posição e Gustavo Marcolin completou o primeiro pelotão em quinto.


Valdinei Marcolin


Hiroshi Takeyama
Os experientes pilotos da MX40 deram um show na pista, mesmo sem grandes ultrapassagens, mas pela dura disputa em cada posição. Valdinei Marcolin foi imbatível, conquistando o holeshot, a vitória e o campeonato. Na segunda colocação, logo após o vencedor, chegou Fábio Aleixo, que por vários momentos ameaçou a posição do campeão. Paulinho Cruz foi o terceiro colocado, com Alessandri Dias, o Lê, e Ailton Alves na quarta e quinta posições.

A MX Nacional foi a categoria com a maior troca de liderança até as últimas voltas. Felipe Arantes largou bem e levou o holeshot. Logo na primeira volta, Tiago Dedel ultrapassou Felipe, assumindo a ponta. Após algumas voltas, Felipe deu o troco e reassumiu a liderança. Alex Oliveira, que estava próximo aos ponteiros, aproveitou-se de um erro de Tiago para pular até a segunda colocação, mas por pouco tempo. Em seguida, Cesar Augusto conquistou três posições e assegurou o segundo lugar definitivamente. No entanto o primeiro lugar ainda não estava decidido, até que Marcelo Silva, após muita pressão, assumiu a primeira colocação para assegurar a vitória e o título da categoria. Alex Oliveira se manteve na terceira colocação. Alexandre Borracha foi o quarto colocado, com Tiago Dedel completando em quinto.

Indefinição e pouca diferença de pontos marcaram a classificação da MX 2 Amador até a corrida decisiva. Alessandro Takeyama foi mais rápido na largada, à frente dos demais, mas Rodolfo Urbano, que estava na briga direta pelo título, assumiu a ponta logo na primeira volta, seguido de perto por Hiroshi Takeyma. Na volta seguinte Hiroshi conseguiu a ultrapassagem, assumindo a liderança e travando uma bela disputa durante toda a corrida com Rodolfo. Alessandro Takeyama chegou na terceira posição, o suficiente para garantir o título. Antoni Cassio foi o quarto colocado, seguido de perto por Cristian Daoli.


Humberto Martin


Pódio Best Whip
MX Open, a última bateria do dia, teve mais uma vez Fabio Santos "Moranguinho" e Humberto Martin "Machito" lado a lado no gate. Machito largou bem, mas Moranguinho em bela manobra conseguiu superar o venezuelano assumindo a ponta. Logo na primeira volta, Machito ao tentar uma ultrapassagem sofreu uma queda, retornando na última posição deixando o líder escapar e abrir larga vantagem dos demais. Em uma recuperação fantástica, Machito logo chegou nos adversários e com uma bela ultrapassagem pulou da quarta para a segunda posição, iniciando a perseguição ao ponteiro, que mantinha boa margem. Faltando duas voltas para o final, Machito já estava na bota de Moranguinho e em mais uma bela ultrapassagem assumiu a ponta para receber a bandeirada em primeiro e, com este resultado, assegurar mais um título. Rodrigo Rodrigues teve trabalho para se manter na terceira posição, anulando os ataques de André Stocovich, que terminou na quarta colocação. Guilherme Lima ficou na quinta posição.

A Copa Verão IMS de Motocross 2014, contou o patrocínio da IMS Racing, o co-patrocínio da General Motos, Red Dragon, América Sports, Brasil Racing, Rock Parts, SW4 Steel Works, o apoio da RKS Racing, MRP Racing, Pro Mundial, Stocovich Design, Paty Tendas, All Sign Pista do Alemão e MX Track Bragança. A organização é da Extreme Racing Competições com supervisão da LIVRE BRASIL.

Resultados

Pos Best Whip Patrocínio
1 134 Caio Lopes Circuit/Techinic/W-Tech/Nicoboco/Inf. Graf
2 19 Cyro de Oliveira Yamaha/Fizum/WG Segurança/ASW/M. Negretti Preparações
3 513 Otavio Pelegrino Chicaroni Pista Alemão/R7 Academia/Negretti Preparaçoes/Dedel Motos/Borracharia Estilo/Gaia MX/Ultra MX/Betão Preparações
4 10 Gustavo H. Marcolin (Azia) Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross Racing/CTDM
5 101 Humberto Martin Yamaha Geração/Circuit/Motul
6 641 Diego G. Marcolin Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross racing/CTDM
7 74 Thiago Tsuji MC Donalds
8 153 Felipe Zambrini Santos AMC Racing
9 27 Andre Stocovich Stocovich Design
Pos MX Open Patrocínio
1 101 Humberto Martin Yamaha Geração/Circuit/Motul
2 987 Fabio Santos Rossi Veículos/ Box 18 / MRP/Show Radical
3 33 Rodrigo C. Rodrigues Sandro Motos/Protork/Motul/MR Pró/Postomax Center
4 27 Andre Stocovich Stocovich Design
5 912 Guilherme Lima  
6 5 Tiago Dutra Santanna Sandro Motos/Protork/RW Retifica
Pos MX2 Amador Patrocínio
1 12 Hiroshi Takeyama  
2 10 Rodolfo Urbano GR Transporte/Fernandes
3 126 Alessandro Takeyama Flora Takeyama/Dedel Motos/MT Locações/MG Plast
4 389 Antoni Cassio Piffer (Toni)  
5 4 Cristian Daolio GR Transportes
6 22 Felipe Leite  
7 18 Achiles Alves Filho (Kilinho) Baitakão Lanches/Arq Dec/Dedel Motos/Arthi
8 342 Maylon de Souza Lini MC Diesel Central VR
9 21 Isaias Biazotto Montovani Preparações/CTNX
10 29 Rodolfo Oliveira RV Express/Arq Arte/Fatek/Buggy e CIA/Big Guinchos
Pos MX Nacional Patrocínio
1 415 Marcelo Silva Sobrinho  
2 192 Cesar Augusto Andrade  
3 325 Alex Oliveira  
4 56 Alexandre Boracha Tatamis Borrachão/Polaco/General / Slin Grafix
5 1 Tiago Dedel Dedel Motos
6 983 Gustavo Leardini Nucleo Motos/LM Suspenção
7 738 Gabriel do Amaral Pedroso LM/ST
8 22 Leonardo Martins Matias  
9 20 Eduardo Simões Itavi Pedras/Moto Mesquita
10 96 Felipe Arantes Moto Liris/GM/Dablio/BollParts/Dr. Bruno/General
Pos MX40 Patrocínio
1 14 Valdinei Marcolin Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross Racing/CTDM
2 51 Fabio Aleixo AMC Racing
3 100 Paulinho Cruz C3 Motosport
4 98 Alessandri Dias MRP Racing/ASW/Slin/ MCR Star Off
5 72 Ailton A. Alves Sandro Motos/Protork/W-Tech/Motul/T-Force
6 480 Edvaldo Rosa Toyo Matic
7 18 Achiles Alves Filho (Kilinho) Baitakão Lanches/Arq Dec/Dedel Motos/Arthi
8 5 Altair Cunha SDX Handlebar
9 65 Anivaldo Cabral Estância das Águas
10 115 Carlso A. Fernandes  
Pos MX2 Patrocínio
1 987 Fabio Santos Rossi Veículos/ Box 18 / MRP/Show Radical
2 39 Rafael Jachetta ASW/MRP Racing/Msom/Montovani Preparações
3 27 Andre Stocovich Stocovich Design
4 513 Otavio Pelegrino Chicaroni Pista Alemão/R7 Academia/Negretti Preparaçoes/Dedel Motos/Borracharia Estilo/Gaia MX/Ultra MX/Betão Preparações
5 10 Gustavo H. Marcolin (Azia) Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross Racing/CTDM
6 912 Guilherme Lima  
7 35 Leonardo Lima (Costelinha) Stop-Car/OAK/Desmanche do Gato/Moto Liru
8 919 Ricardo Jurça Freedom Fog/Chicão Motos
9 822 Julio Fortes (Queijinho) laticínios Santanata/ Cros Preparações
10 841 Ricardo Paes All Sign/Circuit/3 Bros Racing/No Toil/FMF/Nadiggi
Pos 230F Patrocínio
1 134 Caio Lopes Circuit/Techinic/W-Tech/Nicoboco/Inf. Graf
2 96 Felipe Arantes Moto Liris/GM/Dablio/BollParts/Dr. Bruno/General
3 993 Nilson Santos Supermercado Dutato
4 1 Tiago Dedel Dedel Motos
5 126 Hiroshi Takeyama  
6 2 Cleber Barbosa Casa do Pneu/ Dedel Motos/Red Dragon/Pole Automóveis
7 192 Cesar Augusto Andrade  
8 78 Alexandre Serrano Brag Óleo Filtros Lubrificantes/Motul
9 325 Alex Sandro Oliveira Sandro Motos/Protork
10 118 Taina Aguiar Yamaha Geração/Rinaldi/ASW/RM Racing
Pos MX Intermediária Patrocínio
1 912 Guilherme Lima  
2 153 Felipe Zambrini Santos AMC Racing
3 513 Otavio Pelegrino Chicaroni Pista Alemão/R7 Academia/Negretti Preparaçoes/Dedel Motos/Borracharia Estilo/Gaia MX/Ultra MX/Betão Preparações
4 5 Tiago Dutra Sant´anna Sandro Motos/Protork/RW Retifica
5 31 Geovani Pineschi Novo  
6 110 Diego Clayton dos Reis Motokas Racing
7 641 Diego G. Marcolin Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross racing/CTDM
8 10 Rodolfo Urbano GR Transporte/Fernandes
9 242 Maykon de Souza Lini MC Diesel
10 20 Bob Peres RM Racing / CRC Racing
Pos MX30 Patrocínio
1 5 Eric Bueno da Silva M e E polpas/Bueno Polpas
2 919 Marcelo Souza (Marcelinho) IMS/Marcelinho Pneus/Slin/Negretti Preparações
3 27 Andre Stocovich Stocovich Design
4 15 Paulo Giovani de Oliveira VipMunck/Guindastes e Empilhadeira
5 14 Valdinei Marcolin Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross racing/CTDM
6 51 Fabio Aleixo AMC Racing
7 51 Juraci Petrone (Viola)  
8 57 Florindo Zani Neto R.L Lubrificantes/Salto Vacuo/NFS Racing/Zani Soldas/Pref. Salto/THS Racing/GCA Tranp./JCM Logistica/Ibox 28
9 12 Hiroshi Takeyama  
10 911 Rene Rodrigues Água Poá/Kbça Racing
Pos MX 4T Patrocínio
1 101 Humberto Martin Yamaha Geração/Circuit/Motul
2 987 Fabio Santos Rossi Veículos/ Box 18 / MRP/Show Radical
3 134 Caio Lopes Circuit/Techinic/W-Tech/Nicoboco/Inf. Graf
4 39 Rafael Jaqueta ASW/MRP Racing/N Som/Mantovani Prep.
5 10 Gustavo H. Marcolin (Azia) Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross Racing/CTDM
6 221 Rodrigo C. Rodrigues Sandro Motos/Protork/Motul/MR Pró/Postomax Center
7 126 Alessandro Takeyama Flora Takeyama/Dedel Motos/MT Locações/MG Plast
8 110 Diego Clayton dos Reis Motokas Racing
9 46 Jose Luis (Luizinho) Motors
10 122 Felipe Togni  
Pos 65 Patrocínio
1 2 Diogo Moreira Nascimento Kawasaki/Betão Prep./ASW/Red Dragon/Rinaldi
2 99 Rafael Araújo (Bubinha) Maxx Energetico/Melhor Farma
3 210 João Henrique. P. da Silva Chicão Motos
4 800 Jairo Carlos da Silva Junior Marker /Box 18/Terra Valente
5 77 Carlos Eduardo de Souza (Dadal)  
6 221 João Pedro Raimundo Duda Preparações / All Sign/ Nos Energy
7 11 Joaquim Neto Mineiração Itominas/Pirelli/Prefeitura Municipal Sarzedo
8 38 Rodolfo Bicalho R2 Racing/Genuina
9 89 José A. Pedro Filho (Pedrinho)  
10 50 Mateuzinho Dedel  
Pos MX 2T Patrocínio
1 134 Caio Lopes SKF/Pneus Technic/Nicoboco/Force Can/
2 74 Thiago Tsuji MC Donalds
3 389 Antoni Cassio Piffer (Toni)  
4 20 Bob Peres RM Racing / CRC Racing
5 29 Marcelo de S.Belloto (Belotinho) WG/Estrela do Oriente
6 99 Ricardo Bicalho RC Racing/Genuina
Pos Júnior Patrocínio
1 7 Matheus C. Emilio Papaléguas Racing
2 14 Carlinhos Evangelista IMS/Honda/Pirelli/Orbital/Rock Parts/MR Pro.
3 111 Yuri Beltrão Naves Sementes Gerpan
4 99 Rafael Araújo (Bubinha) Maxx Energitico
5 210 João Henrique. P. da Silva Chicão Motos
6 77 Carlos Eduardo de Souza (Dadal)  
7 118 Vitor Luis Silva Peres Pro Race/IMS
8 27 Eduardo Petroni  
9 14 Renato Garcia de C. Michel  
10 900 Gabriel Reis da Silva Terra Valente/Marker/Box 18






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet