X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Copa EFX Honda - 1ª etapa - Itupeva - SP
Publicado em: 27/02/2014
Clique e saiba mais

Copa EFX Honda de Enduro começa com duelo entre europeus e brasileiros
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda

Português Luís Oliveira vence disputa com mineiro Rômulo Brottrel na abertura da temporada


Luís Oliveira, vencedor da Elite


Rômulo Bottrel
A Copa EFX Honda de Enduro tem um vencedor diferente na primeira prova do ano. O português Luís Oliveira deixou para trás o atual campeão Rômulo Bottrel e outros pilotos bastante experientes na competição, que teve início neste domingo (23), em Itupeva (SP). Mais uma vez, o campeonato começa bastante disputado, com mais de 300 competidores que precisaram mostrar versatilidade para superar os obstáculos e trilhas da prova.

O ponto alto foi a passagem por dentro do Shopping Serra Azul, sobre a Rodovia dos Bandeirantes, onde o público teve a chance de ver bem de perto as motocicletas e detalhes dos equipamentos dos participantes. O Extreme Teste foi outro interessante atrativo do percurso, que deixava claro o perfil de cada um dos competidores. Entre os profissionais alguns procuravam abusar mais no trecho, chegando a passar do ponto em alguns momentos, outros eram comedidos, e, entre os amadores, alguns mostravam experiência, habilidade e tranquilidade, mas também era possível ver aqueles que ficavam perdidos entre as pedras e troncos, sem saber como enfrentar os obstáculos.

Bottrel ficou com a segunda posição por muito pouco, apenas 21 segundos. Enquanto o vencedor cumpriu as especiais do percurso em 36min17s75, ele fez 36min39s07. A estreia do português na competição foi positiva, segundo ele. "A organização está de parabéns. Gostei muito das especiais. Foi tudo bem para mim. Não errei e não arrisquei também. Junto com toda a equipe, temos que trabalhar muito. Ainda quero fazer nesta temporada duas ou três corridas no Mundial e continuar a evoluir", disse.


Adrien Metge


Rígor Rico
Em sua primeira temporada no País, o português também observou as diferenças de formato das provas brasileiras em comparação ao padrão usado no mundial, e fez ressalvas importantes para o desenvolvimento da modalidade no Brasil. "Para o enduro evoluir mais aqui é preciso fazer percursos mais difíceis. Não digo para todos, mas para a Elite e categorias da frente acho que, em relação ao que estou acostumado na Europa e Mundial, se deve evoluir um bocado. Perde-se muito tempo parado nos CHs, descansasse muito e o Enduro não é uma prova para se estar tanto tempo parado, sinceramente. Outra coisa que a organização e a federação podem aplicar também é sobre a manutenção, pois todos podiam mexer na moto e as regras FIM (Federação Internacional de Motociclismo) não são assim, nelas apenas o piloto pode mexer na moto durante a corrida. Acho que será uma grande evolução para o enduro se modificarem essas opções", opinou. 



Nielsen Bueno


Janaína Souza, vencedora da Feminina
Para Bottrel, a corrida também foi boa, apesar de não ter saído com a vitória. "Saio feliz dessa prova. Esse ano, já venci a primeira etapa do Brasileiro. Estou batalhando demais, treinando quase todos os dias. Minha equipe está me dando o suporte necessário para isso. Estou me esforçando ao máximo. Estou contente por ter feito uma boa prova. Tive um pequeno tombo porque precisei mudar o traçado de repente. Fiquei somente 21 segundos atrás do português. Isso para mim já é uma grande vitória. Ele é um piloto que anda entre os cinco melhores no Mundial e está vários degraus a nossa frente. Fico feliz por estar brigando com ele pelo título. Vou tentar evoluir mais. Meu objetivo é ser campeão brasileiro e da EFX novamente", afirmou.

O francês Adrien Metge, que no passado fez uma participação especial vencendo uma das etapas, também esteve na briga e ficou com o terceiro lugar, à frente dos mineiros Nielsen Bueno e Rigor Rico, que completaram o pódio. "Tive uma pequena queda e demorei para voltar. Foi uma boa corrida. A moto foi muito bem, mas ainda estou me adaptando a ela. O motor é muito bom. É tudo novo para mim, ainda preciso de algum tempo para me adaptar", analisou.


Felipe Santos, vencedor da E5


Seção de pedras no Extreme Teste
Nielsen Bueno, que defende o título geral da competição nesta temporada, está bastante otimista com o desenvolvimento do esporte e elogiou bastante o evento. "Foi uma primeira etapa muito boa, abertura de campeonato e mais de 300 motos. O enduro vem evoluindo a cada ano, tem um calendário fixo que respeita os pilotos, etapas boas, várias fábricas entrando e agora com dois pilotos estrangeiros... Esse é um ano extraordinário para a modalidade. O Fábio (Simões, organizador da copa) e a equipe dele estão de parabéns pelo evento. A chuva do dia anterior colaborou demais, pois há mais de um mês não chovia. A prova teve especiais duríssimas, difíceis de andar, e acabei levando um tombinho que me tirou o terceiro lugar. Diante do contexto, a quarta posição foi um bom resultado, o objetivo era estar entre os cinco, pois no ano passado comecei em 12º e para mim foi difícil demais", explicou.


Julio César Ferreira Eliziário, vencedor da E2


César Costa Boaventura, vencedor da E1
Na E1, a vitória ficou com César Costa Boaventura. Na E2, Júlio César Ferreira Elizário ficou em primeiro lugar. Para ele, também foi dia de estreia. "Gostei muito da prova. É uma modalidade nova para mim. Estou me superando a cada dia", comentou.

Os demais vencedores foram Bruno Batista Martins (E3), Victor Borges Garcia (E4), Felipe Oliveira Santos (E5), Márcio Rogério do Nascimento (E6), José Alexandre Tommazo (E7), Guilherme Bueno da Silva (E8) e Janaína Souza (Feminina). Pelas equipes, o Zanol Team foi o vencedor seguido por P3 Racing e Tommaso Racing. Pelos clubes, a Honda ficou em primeiro, a Kavookavala Racing Internacional em segundo e a Interatlantica IMS Estopa Joanita em terceiro.

Felipe Zanol, tantas vezes destaque pelo seu desempenho nas trilhas da Copa EFX, estreou na competição como chefe de equipe com 100% de aproveitamento. "Vencemos na classe Nacional (E3), na 250 (E2) e na Elite. Também vencemos por Equipe que acho que é o mais importante. Fechamos o fim de semana com chave de ouro. É uma equipe nova, estamos no início do trabalho e acho que tudo pode melhorar, precisamos acertar muitos detalhes ainda. Para as próximas etapas, acertando esses detalhes, vamos evoluir ainda mais e espero continuar com esses resultados", disse o campeão da elite em 2012.


O Zanol Team festejando 100% de aproveitamento na abertura do campeonato


A Kavookavala Racing Internacional, além de se destacar entre os Clubes, levou sua equipe de Wheeling para uma apresentação que chamou a atenção do público
Além de conquistar um resultado expressivo na categoria Clube da competição, a Kavookavala Racing levou sua equipe de Wheeling para uma apresentação que prendeu a atenção do público entre o Extreme Teste e o deslocamento dos pilotos por dentro do shopping. Foi mais uma boa atração para o público que prestigiou o evento que a cada ano conta com mais atrativos.

A etapa foi considerada um sucesso pela organização e contou com a participação de 260 pilotos da categoria Adulta. No sábado, quando foi realizada a prova promocional do Cross Country Kids, a participação foi de 64 pequenos competidores. "A etapa do Serra Azul é sempre uma prova de excelência. Sempre temos uma estrutura fantástica", frisou Fábio Simões, do Adrenatrilha Trail Club, organizador da competição.

"As trilhas também são boas. A primeira especial, os pilotos não esperavam que fosse tão longa. Ela foi até a grande responsável por definir as colocações. Não tivemos nenhum problema e nenhum acidente durante a etapa. Isso para nós é muito gratificante. Aumentamos um pouco a equipe de trabalho e sempre atribuo o sucesso da etapa a eles. Agradeço aos patrocinadores e aos novos parceiros que se juntaram a nós este ano, que tornaram possível tudo isso", encerrou.

A Copa EFX Honda é realizada pelo Adrenatrilha Trail Club com o patrocínio Honda, o co-patrocínio da Rinaldi, IMS e ASW, e apoio Motofield, Dust Off Road, JetFio, Estopa Joanita, Sacramento, Dahna Comércio de Areia e Pedra, Sig Visual e Stocovich.


O famoso deslocamento por dentro do Shopping Serra Azul


Hora do Rush...


...no Extreme Teste

Resultados


Veja mais fotos da prova na galeria de imagens do evento
Elite
1º Luis Miguel Anjos Oliveira
2º Rômulo Bottrel
3º Adrien Metge
4º Nielsen Bueno
5º Rígor Rico

Enduro 01
1º Cesar Costa Boaventura
2º Marcos Pereira Betencorte
3º Eduardo Juttel
4º Humberto Cadori Filho
5º Darso Salesio Loch

Enduro 02
1º Julio César Ferreira Eliziário
2º Felipe Legarrea
3º Diego Baesso Colett
4º Vinicius Luis Lopes da Silva
5º Ronald Santi

Enduro 03
1º Bruno Batista Martins
2º Renan Bueno da Silva Filho
3º Felipe Gomes Alves
4º Eugenio Celso de Lima
5º Homero Bittencourt E Silva

Enduro 04
1º Vitor Borges Garcia
2º Joao Vitor Ferreira Lima
3º André Ferreira
4º Guilherme Machado Frossard
5º Raphael Antonio Berg

Enduro 05
1º Felipe de Oliveira Santos
2º Ricardo Carneiro
3º Victor Hugo Kokol de Oliveira
4º Carlos Piacentini Sachs
5º Felipe Montechiari Vanelli

Enduro 06
1º Marcio Rogerio do Nascimento
2º Clericson Alan
3º Rodolfo Ripamonti
4º Leonardo da Graça Ribeiro
5º Carlos Augusto Constantino

Enduro 07
1º Jose Alexandre Tommaso
2º Manuel C. Madruga de Simas
3º Sergio Colett
4º Alexandre Fernandez
5º Jean Pierre Buttazzi Junior

Enduro 08
1º Guilherme Bueno da Silva
2º Jônatan Henrique Mazini
3º Luiz Felipe de Paula
4º Luciano Miranda da Silva
5º Andre Ricardo Costa Lima

Feminina
1º Janaina Souza
2º Laura Nunes de Oliveira Santos
3º Lilian Chagas
4º Marina Caleffi de Souza

Bruno Batista Martins, vencedor da E3
5º Tainá Aguiar

Equipes
1º Zanol Team
2º P3 Racing
3º Tommaso Racing
4º Pindorama Racing
5º KR Internacional

Clubes
1º Honda
2º KR Internacional
3º Interatlantica IMS Estopa Joanita
4º Cachorro do Mato
5º Bike Box

Resultados completos para Download (PDF)
Resultado por Categorias
Resultado Equipes
Resultado Clube

Clipe Oficial da primeira etapa da Copa EFX Honda 2014:



Vídeo onboard com o piloto de motocross Hérico Gonçalves fazendo sua estreia no Enduro:











© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet