X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Supercross chega à Costa Leste
Publicado em: 19/02/2014
Clique e saiba mais

O AMA Supercross 2014 se despede da Costa Oeste e parte de encontro ao frio
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Garth Milan / Hoppenwolrd / Simon Cudby

Chad Reed diz adeus ao campeonato. James Stewart renova contrato com a equipe para próximo ano


James Stewart venceu pela segunda vez consecutiva

Há dois finais de semana, em San Diego, o Monster Energy AMA Supercross deu adeus ao solo californiano. E o que significa? Agora pilotos, famílias e times começam a lidar com severas horas de estradas e aeroportos, além de enfrentar o clima quase polar que atinge algumas regiões do país.
Mas falando do evento em si, San Diego, aos meus olhos, foi uma corrida bastante diferente das demais e de certa forma mudou um pouco o rumo de certos pilotos - talvez até do campeonato.

Ponto inicial: a pista. Pela primeira vez no ano o traçado foi construído em um estádio de futebol americano, ao invés de beisebol, e na minha opinião foi o pior do campeonato. Apesar dos pilotos terem mais tração do que nas provas anteriores, eu achei que a pista tinha poucas linhas de ultrapassagem, uma largada curta e um tanto perigosa, além dos tempos das voltas estarem bem abaixo dos 50 segundos.

Em geral, achei o traçado bem ruim ao vivo. Apesar de que ao rever e analisar a prova pela televisão, meu julgamento mudou um pouco, mas ainda assim não gostei da pista. Achei interessante pelo fato de Dallas - coincidentemente outro estádio de futebol - ter algumas semelhanças com San Diego. Mas com um solo duro como asfalto, dificultou muito a escolha de pneus durante todo o dia, obrigando até James Stewart a comentar que gostaria de ter pneus de moto de rua em sua Suzuki.

Vídeo Dirt Shark - 7ª Etapa:



Falando em Stewart, parece que o piloto finalmente desencantou com a sua primeira vitória da temporada, afirmada por mais uma prova dominante em Dallas, e agora volta a sua velha forma. Para completar, Stewart também teve destaque na mídia na semana passada por ser o primeiro grande nome a ter contrato assinado para 2015 ao renovar com a Yoshimura Suzuki para o que pode ser a sua última temporada como profissional.


Moto na garagem: Chad Reed está fora do restante da temporada de Supercross
Apesar da vitória de Stewart, quem recebeu a maior atenção da mídia foi Chad Reed. Depois da sua forte queda na última volta da prova anterior, que o mandou direto para o hospital com fraturas na escápula, clavícula e vértebra T1, o australiano no domingo postou em mídias sociais notícias sobre as suas condições seguidas de uma mensagem de encorajamento de sua esposa Ellie: “Estas fraturas não vão acabar com a sua carreira, levante desta cama, pois temos um campeonato a conquistar". Com isso logo anunciou que se dirigiria a Dallas pronto para alinhar no gate de largada. E realmente se dirigiu a Dallas, mas abandonou logo no primeiro treino com fortes dores no ombro.

Há muitos anos Reed tem sido um dos meus pilotos preferidos e não tem como esquecer a sua fantástica queda em Milville, ou ainda a temporada de 2008 quando correu quase a metade do campeonato com um deslocamento parcial do ombro, mas correr com três ossos fraturados foi demais. Na minha opinião, uma boa jogada de marketing, nada mais, sorry Chad. E agora é oficial: o australiano está de fora do restante do Supercross e só deve retornar na temporada de Motocross.

 Vídeo - Dean Wilson substitui Chad Reed no Supercross 450:




Outro piloto que se despede do sonho é Dean Wilson (que aproveita a pausa na categoria 250 Oeste para substituir Reed na 450). Enquanto liderava a prova das 250cc, o piloto deu adeus às suas chances de campeonato com uma queda, que danificou seu disco de freio dianteiro. Dia difícil em San Diego também para Jake Weimer que caiu forte durante os treinos e está de fora por tempo indeterminado. Vale relembrar Josh Grant, substituído por Phill Nicoletti, em San Diego e Dallas, que promete estar de volta para Atlanta.

E para finalizar, San Diego sediou a última etapa da Costa Oeste das 250cc. Evento marcado pela primeira vitória da carreira do jovem Justin Hill da Pro Circuit Kawasaki, seguido por Jason Anderson, que agora lidera o campeonato por quatro pontos sobre Cole Seely, dono do quarto lugar na prova. Malcolm Stewart subiu ao pódio novamente na terceira posição.


Adam Cianciarulo

O sucesso de Justin Hill acabou contagiando os seus colegas da Costa Leste. Com os três pilotos da equipe dominando todo o dia, Adam Cianciarulo venceu a primeira prova de Supercross da carreira, algo que não acontecia desde 2008, quando Trey Carnard estreou nos rankings profissionais.

Sinceramente os resultados da Costa Leste me surpreenderam bastante. Mesmo sabendo que nunca se pode deixar a Pro Circuit Kawasaki de fora, eu estava pondo as minhas fichas em Blake Warthon, contratado pela Geico Honda de última hora, mas provavelmente com o melhor histórico de Supercross na categoria. É de se imaginar: Cianciarulo me surpreendeu por motivos óbvios. Além disso, Blake Baggett, depois da sua fratura em dezembro, treinou somente pouco mais de uma semana com moto e Davalos...bem, todos sabemos da reputação do equatoriano de sempre ser extremamente rápido, porém muito inconsistente.


Villopoto aumentou vantagem sobre Roczen no campeonato
Dentre os novatos, quero destacar Anthony Rodrigues, venezuelano da Star Racing, que ocupava a terceira posição até cometer um erro que lhe tirou da prova. Também estou curioso para ver o que Alex Martin tem a oferecer dentro dos estádios. Falando ainda nos Martins, o seu irmão Jeremy não conseguiu se classificar para a final - pelo segundo ano consecutivo!

Além da sétima posição de Blake Wharton, o oitavo lugar de Kyle Cuninhgam, a 15ª colocação de Jimmy Decotis, a 19ª e 20ª de Matt Biceglia e Gavin Faith também ficaram bem abaixo do esperado. Com a quarta colocação, quem acabou me surpreendendo entre as 250s foi o piloto privado Vince Friese. Justin Boggle foi outro piloto que acabou se dando até bem depois de ficar tanto tempo fora da moto por conta de uma grave queda em meados de dezembro. E ainda Cole Thompson, canadense que está no lugar de Joey Savatgy na Rockstar KTM, encerrou na sexta posição após algumas noites frustrantes tentando se classificar para as finais da 450 na Costa Oeste.

E Ryan Villopoto? O piloto da Monster Energy Kawasaki tem a liderança absoluta do campeonato e mesmo com a quarta posição deste final de semana estendeu a vantagem sobre Ken Roczen, dono de uma mera sexta colocação. Apesar de dominar o campeonato, muita gente vem se perguntando o que está acontecendo com o piloto que vem se contentando com terceiras e quartas posições?! Alguns rumores ficam por conta da falta de motivação do atleta que já tem todos os títulos possíveis e imagináveis na sua carreira, outros ainda dizem que há um certo "desconforto" em relação aos terrenos mais duros e escorregadios, além também de possíveis problemas no acerto da sua motocicleta para este tipo de terreno. Atlanta será a primeira prova da temporada com um piso que oferece melhor tração, será esse o ingrediente que falta para o piloto voltar a vencer?


Disputa Roczen X Barcia teve novo capítulo

Roczen x Barcia: depois de uma ultrapassagem um pouco agressiva de Roczen sobre Barcia, o piloto da American Honda acabou retomando a posição do alemão e de quebra mandou um tail-whip com uma encarada, numa manobra um tanto arriscada, para não falar mais. Chegou a ser no mínimo engraçado ver Barcia declarar em frente da câmera que a manobra não foi proposital e a olhada a Roczen foi porque se assustou quando ouviu a moto do rival. Se não conhecessemos Barcia até poderíamos acreditar em tanta ingenuidade. K-Roc não foi tão ameno em seus comentários: trocando em miúdos, disse que a manobra poderia ter acabado em um grave acidente e ainda fez referência ao grau de inteligência de Barcia. Esta é a terceira vez que os pilotos se "encontram" nesta temporada e ainda acho que esses dois vão dar o que falar.

Vídeo onboard Roczen x Barcia:



Frase da semana
“We’re here for a good time, but not for a long time".
Colin McRae









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet