MX Track Bragança sediou segunda rodada do campeonato
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Ronaldo Sampaio

Largada da categoria MX2 |
Repetindo o sucesso do evento de abertura, a Copa Verão IMS de Motocross atraiu nos dias 8 e 9 de fevereiro um grande número de pilotos para as disputas de sua segunda etapa, realizada em Bragança Paulista (SP). Os pilotos puderam sentir na pele os efeitos da forte seca que assola a região Sudeste do estado, e a organização trabalhou forte na tentativa de conter a poeira, que insistiu em aparecer apesar da forte irrigação desde os dias que antecederam a prova na elogiada pista MX Track Bragança. Ainda assim foi uma grande prova com disputas emocionantes, e a presença dos pilotos Humberto Martin, destaque da primeira etapa, e do jovem Enzo Lopes, campeão brasileiro da MX Junior, aumentou ainda mais a expectativa em torno do evento que atraiu um grande público durante todo o domingo.
Na
MX 4 Tempos, Humberto largou na frente com um pelotão forte na sua cola. Caio Lopes era o segundo, mas foi superado por Fabinho Santos, que acompanhou o líder até a bandeirada, no entanto sem conseguir mudar a classificação. Caio perdeu mais posições depois de um erro ainda na primeira metade da prova, na bandeirada ele havia se recuperado até a quinta posição, logo atrás de Victor Almeida. Machito venceu a prova com dois segundos de vantagem sobre Fabinho, segundo colocado, e Gabriel Montagner, outro destaque da bateria, foi o terceiro colocado.

Humberto Martin |

Fabinho Santos |
Na
Open nova largada perfeita de Machito, e mais uma vez ele foi perceguido por Fabinho Santos no início. Nessa bateria ele conseguiu abrir uma boa vantagem para o adversário, o que foi muito útil na última volta, quando uma pane no motor quase o obrigou a abandonar. O venezuelano recebeu a bandeirada da vitória e a moto apagou! Fabinho foi mais uma vez o segundo colocado, depois de descontar cerca de dez segundo ele ficou próximo como na outra categoria e chegou apenas dois segundo atrás de Machito. Rodrigo Rodrigues conquistou algumas posições nas primeiras voltas da bateria e antes da metade da prova estava consolidado na terceira posição, onde ficou até a bandeirada. Guilherme Ribeiro tem evoluido a passos largos temporada após temporada, e já começa a brigar por um lugar no pódio. Na primeira metade da bateria ele esteve no mesmo pelotão de André Stocovich, Gabriel Montager e Rodrigo Rodrigues. Gabriel abandonou depois de uma queda, Stocovich foi superado e Guilherme perseverou entre os primeiros. Na segunda metade da prova a disputa com Dabiel Caputo deu um sabor de vitória a conquista da quarta colocação.
MX2 no gate, e todos estavam curiosos para saber como seria o desempenho de Enzo Lopes, com sua KTM 2 tempos, ao lado de pilotos como Caio Lopes e Fabinho Santos, mais experientes, e com motos 4 tempos. Na largada Caio e Fabinho assumiram as primeiras posições e começou o espetáculo da disputa pela liderança. Fabinho assumiu o comando da prova nas primeiras voltas, mas Caio não desanimou e caçou o novo líder até o final, mas sem possibiliade de dar o troco. Enzo não começou muito bem a prova, mas na primeira volta fez várias ultrapassagens dando um pulo na classificação, se posicionando em quinto. Ele chegou até a terceira posição ao superar Marcelinho Sousa e Guilherme Ribeiro antes da metade da bateria, e até a bandeirada ele abriu vantagem e se isolou na posição.

Caio Lopes |

Enzo Lopes |
Outro ponto alto da bateria foi a briga de Guilherme e Gabriel pela quarta colocação. Por várias voltas Guilherme neutralizou as investidas do rival, mas quando restavam poucas voltas para o final Gabriel conseguiu encaixar a moto ao lado do adversário em uma curva fechada. Na saída os dois aceleraram forte, Gabriel espalhou um pouco, houve o toque e ninguém tirou a mão e... coisa normal do esporte, o enrosco terminou provocando a queda dos dois. O resultado, Gabriel levantou mais rápido garantindo a segunda posição, Guilherme ficou para trás e com isso Rodrigo Rodrigues herdou a quinta colocação.
Na
MX 2 tempos Caio Lopes enfrentaria Enzo Lopes, fato que deixou a expectativa a mil antes da queda do gate. Caio largou bem e garantiu a liderança com ninguém menos do que Fabinho Santos em segundo, outro favorito, e Enzo tentava superá-lo já na primeira volta quando, na curva de alta antes da mesa da chegada, a frente de sua moto escorregou provocando sua queda. Duas voltas depois foi a vez de Caio cair, exatamente da mesma forma, e no mesmo ponto. Fabinho passou a liderar, mas Caio deu sorte e voltou rápido, ainda em segundo e à frente de Enzo, que já era o terceiro colocado depois de voltar entre os últimos colocados. Os três consolidaram as primeiras posições, Caio não conseguia se aproximar do líder, mas na metade da bateria um problema na moto obrigou Fabinho a abandonar. O problema do adversário devolveu a liderança para Caio definitivamente. Enzo foi o segundo colocado, e único a terminar a prova na mesma volta do vencedor. Fabio Torso, Toni e Gustavo Macedo foram terceiro, quarto e quinto colocados respectivamente.

Paulo Giovani |

Lê Dias |
Na
MX 2 Amador, Enzo assumiu a liderança na primeira volta e, a partir daí, não teve a posição ameaçada até a bandeirada, recebida com o piloto isolado dos demais competidores. Luis Felipe Maciel fez uma excelente prova, conquistando a segunda colocação, Rodolfo Urbano foi o terceiro colocado, Alessandro Takeyama o quarto e Cristian Daolio o quinto colocado.
Na
MX Intermediária, Enzo repetiu a performance e não decepcionou, assumiu a liderança mais uma vez no início e abriu uma grande vantagem até a bandeirada. O holeshot ficou com Tiago Dutra, que manteve a segunda posição até o final da bateria, à frente de Felipe Zambrini, Leonardo Lima e Matheus Emílio.
Na
MX30, Paulo Giovani definitivamente se tornou o piloto a ser batido nas competições regionais de São Paulo. Anos atrás ele dominava as categorias nacionais acumulando vários títulos, depois de quatro anos parado voltou para as provas, agora correndo com uma CRF 450, mas as mudanças param por aí, porque ele continua frequentando o topo do pódio como fazia nas categorias nacionais. Em Bragança Paulista, Marcelinho Souza fez tudo o que podia para superar Paulo, que usou toda a sua experiência e a potência do motor de sua moto para manter o concorrente atrás. Os dois receberam a bandeirada praticamente juntos depois da disputa que durou a prova toda, com Paulo vencendo mais uma por uma pequena margem. Daniel Mendes foi o terceiro colocado, André Stocovich o quarto e Florindo Zatti o quinto colocado.

Ranieri Pereira |

César Andrade |
Na
MX40 o primeiro pelotão foi formado por Fabio Aleixo, Du Reganhão, Ney Marcolim e Lê Dias. Aleixo conseguiu segurar a pressão de Reganhão, que acabou se enroscando com Ney, comprometendo a corrida dos dois. O caminho ficou aberto para Lê, que passou a atacar o líder até tomar-lhe a posição aos cinco minutos de prova. Com a queda de outro piloto, Luis Marcos Rosa, a organização acabou terminando a prova com antecedência. A vitória ficou com Lê, Aleixo foi o segundo, Ailton Alves o terceiro, Jean Braun o quarto e Edvaldo Rosa o quinto colocado.
Reviravolta até a consolidação da liderança de César Andrade na
MXN. Valmir Polaco largou na ponta e segurou Ranieri Pereira até ele cair. Polaco parecia ter uma vitória fácil a caminho, mas um problema na roda traseira de sua moto o obrigou a abandonar, e com isso, ainda nas voltas iniciais ele assumiu de forma definitiva a ponta. Gustavo Leardini ocupou a segunda posição na primeira metade da bateria, mas acabou perdendo o posto para Marcelo Silva. Bruno Daniel foi o quarto colocado e Ricardo da Silveira o quinto colocado.
Na
230F, Ranieri não teve problemas, e venceu a prova depois de liderar de ponta a ponta. Nilson Santos foi o segundo colocado, Cleber Barbosa o terceiro, Cesar Augusto o quarto e Alexandre Serrano o quinto colocado.

Matheus Emílio |

Joaquim Neto |
A largada de Matheus Emílio na
MX Jr não foi das melhores, mas sua sorte mudou antes da segunda curva da bateria, isso porque uma queda do holeshot Pedro Maciel garantiu algumas posições mais a frente para Matheus, que completou o serviço passando outros adversários ainda na primeira volta. Depois disso ninguém mais ameaçou o primeiro lugar de Matheus. Rafael Araújo ocupou a segunda posição boa parte da prova, mas acabou abandonando precocemente, e dando a posição para José Felipa Mombach. Carlinhos Evangelista foi o terceiro colocado, Joao Henrique o quarto e Gabriel Reis o quinto colocado.
Rafael Araújo voltou para a pista para disputar a
65cc, largou na frente, e liderou metade da prova, até ser superado por Joaquim Neto na luta pela vitória. Jairo da Silva Junior foi o terceiro, João Henrique o quarto e Diogo Moreira o quinto colocado.
No dia anterior ainda aconteceram as provas da
Taça Cidade Nacional e Taça Cidade Importada. Elizeu Martin venceu a primeira enquanto Matheus Emílio venceu a segunda. A etapa final do campeonato, que acontece na pista do Alemão, em Atibaia, nos dias 8 e 9 de março, terá pontuação dobrada, por isso tudo ainda está indefinido na luta pelos títulos e a previsão é de gates lotados mais uma vez.
A Copa Verão IMS de Motocross 2014, tem o patrocínio da IMS Racing, o copatrocínio da General Motos, Red Dragon, América Sports, Brasil Racing, Rock Parts, SW4 Steel Works, o apoio da Ölins, RKS Racing, MRP Racing, Pro Mundial, Stocovich Design, Paty Tendas, All Sign Pista do Alemão e MX Track Bragança. A organização é da Extreme Racing Competições com supervisão da LIVRE BRASIL.
Vídeos:
Onboard categoria MX-N
Onboard categoria MX Intermediária
Resultados
1 |
101 |
Humberto Martin |
Dedel Motos/Mugão Racing/C3 Motorsport |
2 |
987 |
Fabio Santos |
Rossi Veículos/ Box 18 / MRP/Show Radical |
3 |
22 |
Rodrigo C. Rodrigues |
Sandro Motos/Protork/Motul/MR Pró/Postomax Center |
4 |
912 |
Guilherme Lima Ribeiro |
|
5 |
19 |
Daniel Caputo |
Via Maimone Racing/ K21 Graphics/ Black out |
6 |
19 |
Andre Stocovich |
Stocovich Design |
7 |
153 |
Felipe Zambrini Santos |
AMC Racing |
8 |
585 |
Thiago Farias |
By Vini/TM Racing/RP Racing |
9 |
303 |
Gabriel M. Silva |
Rossi Veículos/ Box 18 / Stocovich |
1 |
192 |
Cesar Augusto Andrade |
|
2 |
415 |
Marcelo Silva Sobrinho |
Pacheco Motos/Trilha Verde Passeios |
3 |
983 |
Gustavo Leardini |
Nucleo Motos/LM Suspenção |
4 |
27 |
Bruno Daniel Nascimento |
M. Motos |
5 |
7 |
Ricardo da Silveira |
Penks Vestuario MX |
6 |
11 |
Griego Chiuso |
WG/Estrela Oriente |
7 |
30 |
Paulo Roberto Ferreira |
Silvio Nakashima / Circuit |
8 |
800 |
Robson Dias Santana |
Polaco Motos / Tiberley Motos |
9 |
26 |
João Pedro Nascimento |
|
10 |
347 |
Carlos Alberto Silva |
|
1 |
16 |
Enzo Lazaro Pedo Lopes |
Red Bull/Mobil/Pirelli/Circuit/Stocovich |
2 |
5 |
Tiago Dutra Sant´anna |
Sandro Motos/Protork/RW Retifica |
3 |
153 |
Felipe Zambrini Santos |
AMC Racing |
4 |
35 |
Leonardo Lima (Costelinha) |
Stop-Car/OAK/Desmanche do Gato/Moto Liru |
5 |
94 |
Matheus C. Emilio |
Papaléguas Racing |
6 |
513 |
Otavio Pelegrino Chicaroni |
Pista Alemão/Gaia MX/Dedel Motos/ Ultra MX/ betão Preparações/R7 Academia/Borracharia Estilo/ Negretti Preparações |
7 |
88 |
Diogo S. |
Parque do Lago/Pelucias MX |
8 |
641 |
Diego G. Marcolin |
Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross racing/CTDM |
9 |
10 |
Gustavo H. Marcolin (Azia) |
Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross racing/CTDM |
10 |
12 |
Heroshi Takeyama |
|
1 |
15 |
Paulo Giovani de Oliveira |
VipMunck/Guindastes e Empilhadeira |
2 |
94 |
Marcelo Souza (Marcelinho) |
IMS/Marcelinho Pneus/Slin/Negretti Preparações |
3 |
202 |
Daniel Mendes |
Med Leader / Ambulancias |
4 |
19 |
Andre Stocovich |
Stocovich Design |
5 |
57 |
Florindo Zani Neto |
R.L Lubrificantes/Salto Vacuo/NFS Racing/Zani Soldas/Pref. Salto/THS Racing/GCA Tranp./JCM Logistica/Ibox 28 |
6 |
2 |
Idaiam Correa |
S&C Locações |
7 |
19 |
Cyro de Oliveira |
Yam/Fizum/WG Segurança/ASW/M. Negretti Preparações |
8 |
822 |
Julio Fortes (Queijinho) |
laticínios Santanata/ Cros Preparações |
9 |
915 |
Juraci Petrone (Viola) |
|
10 |
585 |
Thiago Farias |
By Vini/TM Racing/RP Racing |
1 |
98 |
Alessandri Dias |
MRP Racing/ASW/Slin/ MCR Star Off |
2 |
51 |
Fabio Aleixo |
AMC Racing |
3 |
72 |
Ailton A. Alves |
Sandro Motos/Protork/Motul/T-Force |
4 |
293 |
Jean Braun |
Benelli/ Keelay |
5 |
480 |
Edvaldo Rosa |
Toyo Matic |
6 |
338 |
Emerson T. Toledo |
Toyo Matic |
7 |
5 |
Altair Cunha |
SDX Handlebar |
8 |
2 |
Eduardo H. F. Moraes (Du reganhão) |
Negretti Preparações/Reganhão Veículos |
8 |
779 |
Paulo Roberto Siqueira |
Chama / America Sports |
9 |
65 |
Nivaldo Cabral |
Estancia das Águas |
10 |
14 |
Valdinei Marcolin |
Nadiggi Veiculos/Stocovich/Longa Racing/Cross racing/CTDM |
1 |
987 |
Fabio Santos |
Rossi Veículos/ Box 18 / MRP/Show Radical |
2 |
134 |
Caio Lopes |
SKF/Pneus Technic/Nicoboco/Force Can/ |
3 |
16 |
Enzo Lazaro Lopes |
Red Bull/Mobil/Pirelli/Circuit/Stocovich |
4 |
303 |
Gabriel M. Silva |
Rossi Veículos/ Box 18 / Stocovich |
5 |
22 |
Rodrigo C. Rodrigues |
Sandro Motos/Protork/Motul/MR Pró/Postomax Center |
6 |
94 |
Marcelo Souza (Marelinho) |
IMS/Marcelinho Pneus/Slin/Negretti Preparações |
7 |
912 |
Guilherme Lima Ribeiro |
|
8 |
915 |
Victor Martins Almeida |
Piradiesel / Negretti Preparações / Retifica Cassiano |
9 |
19 |
Daniel Caputo |
Via Maimone Racing/ K21 Graphics/ Black out |
10 |
97 |
Raniere Pereira |
Veibras/ TNT/Prefeitura S.J. Campos/Red Dragon |
1 |
16 |
Enzo Lazaro Lopes |
Red Bull/Mobil/Pirelli/Circuit/Stocovich |
2 |
108 |
Luis Felipe Maciel |
Droga Nova/ Supermercado du Tato |
3 |
10 |
Rodolfo Urbano |
GR Transporte |
4 |
915 |
Alessandro Takeyama |
Flora Takeyama/Dedel Motos/MT locações/MG Plast |
5 |
4 |
Cristian Daolio |
|
6 |
2 |
Idaiam Correa |
S&C Locações |
7 |
21 |
Vitor Pazini |
Piradiesel/Motokas/Chacara Pazini |
8 |
22 |
Felipe Leite |
Frenhan e Leite Aut |
9 |
29 |
Rodolfo Oliveira |
RV Express/Arq Arte/Fatek/Buggy e CIA/Big Guinchos |
10 |
33 |
Rodrigo Toschi (Cavalo) |
Sandro Motos/Protork Motul |
1 |
97 |
Raniere Pereira |
Veibras/ TNT/Prefeitura S.J. Campos/Red Dragon |
2 |
8 |
Nilson Santos |
Supermercado do Tato |
3 |
2 |
Cleber Barbosa Bueno |
|
4 |
192 |
Cesar Augusto Andrade |
|
5 |
78 |
Alexandre Serrano |
Brag. Oleo Filtros Lubrificantes/Motul |
6 |
25 |
Juraci Petrone (Viola) |
|
7 |
347 |
Eliseu M. Santos (Billy) |
A linha Tec Sebilosk |
8 |
325 |
Alex Sandro Oliveira |
Sandro Motos |
9 |
63 |
Orivelton R. Silva |
Engebras |
10 |
207 |
Joao Diniz Rodrigues |
RBS Graficos MX |
1 |
101 |
Humberto Martin |
Dedel Motos/Mugão Racing/C3 Motorsport |
2 |
987 |
Fabio Santos |
Rossi Veículos/ Box 18 / MRP/Show Radical |
3 |
303 |
Gabriel M. Silva |
Rossi Veículos/ Box 18 / Stocovich |
4 |
915 |
Victor Martins Almeida |
Piradiesel / Negretti Preparações / Retifica Cassiano |
5 |
134 |
Caio Lopes |
SKF/Pneus Technic/Nicoboco/Force Can/ |
6 |
19 |
Daniel Caputo |
Via Maimone Racing/ K21 Graphics/ Black out |
7 |
35 |
Leonardo Lima (Costelinha) |
Stop-Car/OAK/Desmanche do Gato/Moto Liru |
8 |
21 |
Vitor Pazini |
Piradiesel/Motokas/Chacara Pazini |
9 |
2 |
Eduardo H. F. Moraes (Du reganhão) |
Negretti Preparações/Reganhão Veículos |
1 |
134 |
Caio Lopes |
SKF/Pneus Technic/Nicoboco/Force Can/ |
2 |
16 |
Enzo Lazaro Lopes |
Red Bull/Mobil/Pirelli/Circuit/Stocovich |
3 |
38 |
Fabio Torso |
Torso Usinagem/ST Racing |
4 |
9 |
Toni |
Dedel MT/ Flora Takeyama |
5 |
18 |
Gustavo H. de Campos Macedo |
Lotus Tattoo/Pista Kalango Cego/Instituto Fernando Fernandes Life |
6 |
49 |
Luis Marcos Rosa |
|
7 |
334 |
Francisco C. Mathias |
|
8 |
5 |
Renato Furtado Otero |
|
9 |
18 |
Fabio Santos |
Rossi Veículos/ Box 18 / MRP/Show Radical |
10 |
74 |
Thiago Tsuji |
MC Donalds |
1 |
7 |
Matheus C. Emilio |
Papaléguas Racing |
2 |
48 |
José Felipe Mombach |
|
3 |
28 |
Carlinhos Evangelista |
Fox/Rinaldi/Rock Parts/Mobil/Hon / MR Pro |
4 |
210 |
João Henrique. P. da Silva |
|
5 |
900 |
Gabriel Reis da Silva |
Terra Valente/Markley/Slin |
6 |
111 |
yuri Beltrão Naves |
Sementes Gerpan |
7 |
109 |
Pedro Henrique Maciel |
Supermercado do Tato |
8 |
106 |
Guilherme Barbosa |
|
9 |
22 |
Vitor R. Magalhães |
Didi Tomateiro/Stocovich/Z Racing/Marcos Negretti/All Sign |
10 |
197 |
Kaue Junior |
Kaue Auto Eletrica |
1 |
11 |
Joaquim Neto |
|
2 |
99 |
Rafael Araújo (Bubinha) |
Maxx Energitico |
3 |
800 |
Jairo Carlos da Silva Junior |
Terra Valente/Markley/Slin |
4 |
210 |
João Henrique. P. da Silva |
|
5 |
2 |
Diogo Moreira Nascimento |
Kaw/Betão Prep./ASW/Red Dragon/Rinaldi |
6 |
89 |
José A. Pedro Filho (Pedrinho) |
|
7 |
221 |
João Pedro Raimundo |
Duda Preparações / All Sign |
8 |
50 |
Mateus F. de Oliveira (Mateuzinho) |
Dedel Motos/Tsuji Motos/GSW/Red Dragon/Stocovich/ASW |
9 |
33 |
Fernando Medeiros Dias Junior |
|
10 |
16 |
Henrique C. de Magalhães |
Didi Tomateiro/Stocovich/Z Racing/Marcos Negretti/All Sign |
1 |
347 |
Elizeu Martins Santos |
|
2 |
4 |
Alexandre Mengui |
|
3 |
11 |
Griego Chiuso |
WG/Estrela Oriente |
4 |
2 |
Carlos Alberto Silva |
|
5 |
78 |
Emerson Alves |
Papaléguas Motos/Brag Motos/Jorge Motos |
6 |
91 |
Rafael Silva |
|
1 |
94 |
Matheus C. Emilio |
Papaléguas Racing |
2 |
12 |
Heroshi Takeyama |
|
3 |
480 |
Edvaldo Rosa |
Toyo Matic |
4 |
144 |
Andre Eduardo de Almeida |
Serraria Almeida/MX Track Bragança |
5 |
29 |
Marcelo de Souza Belloto |
|
6 |
167 |
Tiago Fonseca |
L Car |
7 |
338 |
Emerson T. Toledo |
Toyo Matic |
8 |
1 |
Waldecir Salvador |
|
9 |
112 |
Fabio Nougalli |
Laskani Importadora |
10 |
907 |
Fabricio Bianchi |
|