X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Copa EFX Honda ASW - 5ª etapa - Mogi das Cruzes - SP
Publicado em: 16/09/2013
Clique e saiba mais

Francês Adrien Metge vence quinta etapa da Copa EFX Honda ASW
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda

Com segundo lugar, Nielsen Bueno se aproxima do título do campeonato na categoria Elite

Prova foi disputada neste domingo (15) em Mogi das Cruzes (SP)


Adrien Metge


Confira o vídeo da etapa na MotoX TV
Muito sol, calor e obstáculos desafiaram os pilotos nas trilhas da quinta etapa da Copa EFX Honda ASW de Enduro em Mogi das Cruzes (SP). A vitória na principal categoria, a Elite, foi estrangeira, com o francês convidado especial Adrien Metge na frente, mas quem comemorou mesmo foi o segundo colocado, o mineiro Nielsen Bueno, que ainda se recupera de uma lesão no pulso, mas deu um salto na classificação e se aproximou mais do título, deixando os adversários para trás. Grande parte da prova foi realizada dentro do ASW Off Road Park, com destaque para a passagem pela pista de motocross local e as várias especiais desafiadoras até para os mais experientes. Cada uma das três voltas pelo percurso teve pouco mais de 50 quilômetros.

O principal concorrente de Nielsen, Rômulo Bottrel, correu com uma lesão na clavícula e, ainda assim, depois de se enroscar em um trecho difícil ficou com o quinto lugar. No mesmo ponto, Cauê Aguiar também perdeu tempo, mas conseguiu chegar em sexto. A terceira colocação ficou com Rigor Rico, que também pulou para essa posição no campeonato, e a quarta com Vinícius Calafati.


Rômulo Bottrel


Nielsen Bueno
O vencedor do dia aprovou o evento em Mogi das Cruzes. "Estamos na quinta etapa da competição. A organização precisou mudar todas as especiais essa semana. Acredito que essa foi a melhor prova que a gente teve em Mogi. A mais divertida nos últimos anos. Tivemos um Cross Teste na fazenda que ficou muito bacana, bem parecida com uma especial de Mundial. Tivemos dois Enduros Testes, um mais curto e um mais longo, dentro de trilhas novas. Eu gostei demais. Acho que foi uma prova bem divertida." Ele celebra também a nova vantagem na classificação. "O campeonato estava ainda um pouco aberto. Eu estava empatado (com o Bottrel) na pontuação. O Cauê vinha um pouco mais atrás, tentando recuperar as posições. Acho que chegou a um ponto em que estava todo mundo embolado e querendo definir. Abri uma folguinha com poucos pontos na frente para a última etapa e acredito que será bem emocionante", concluiu Nielsen.

Esta foi a primeira experiência do francês em solo brasileiro. Ele se interessou pelas provas do país e fez um acordo com a equipe Honda ASW Enduro Team para disputar a etapa. O primeiro impacto foi mais do que positivo.


Ripi Oliveira - vencedor da E1


Loandro Anton vencedor da categoria E2
"Estou muito feliz por vir ao Brasil. Os pilotos são muito amigáveis e me ajudaram. A corrida foi boa, com uma especial muito bonita. Fiz uma boa corrida. Cometi um erro uma vez. Bati em uma especial, mas acho que foi um bom dia para mim", avaliou Adrien. O francês comparou a prova brasileira com as que está acostumado a disputar na Europa. "Quero dar os parabéns à organização e dizer obrigado à ASW, Honda, Motofield e a todo mundo. A corrida foi muito boa. O traçado também. As especiais foram um pouco mais fáceis do que estou acostumado, mas muito boas. A pista de motocross e um rápido enduro teste foram os destaques e os pilotos também são bastante velozes."

A vitória de Nielsen complicou a vida dos adversários, principalmente de Rômulo Bottrel, que tinha grandes chances de conquistar o título e agora as vê um pouco mais distantes. "Vim para esta prova com um pouco menos de 30 dias de recuperação da fratura que tive na clavícula. Não estava na hora ainda de eu voltar a andar. Ainda está muito recente, mas, o Nielsen também iria correr. Ele teve uma fratura no pulso, mas iria competir e eu não podia entregar esse campeonato assim. Por isso, acabei resolvendo andar", justificou. "Eu estava indo muito bem em relação ao resto da turma. Estava andando rápido, mas cometi um erro que foi fatal. Deixei a moto cair em um buraco e, sem chances de tirar, acabei largando a prova. Minhas chances de ser campeão agora diminuíram bastante. Foi uma bobeira minha, mas na próxima etapa vou tentar fazer minha parte."


Janaína Souza vencedora da categoria Feminina


Rigor Rico - terceiro colocado na E1
Cauê Aguiar foi outro que teve dificuldades neste domingo e se afastou um pouco mais da briga pelo título. "Tanto o Nielsen quanto o Oncinha (Rômulo Bottrel) estavam correndo lesionados, então, minha expectativa era terminar à frente dos dois para poder encostar um pouco no campeonato e levar a disputa para a última etapa da temporada", comentou. Ele conta que via boas chances na prova até cometer um erro. "Estava vindo bem, tinha feito o segundo tempo atrás apenas do francês na primeira volta. Só que na segunda, na terceira especial do enduro teste, tinha um trecho que não tinha escora do lado direito, era um barranco, eu vim um pouco mais forte, não consegui fazer a curva como eu queria, minha frente escapou, eu acabei indo para baixo e não consegui tirar a moto de jeito nenhum. Fiquei mais de meia hora lá parado. Ali acabou a prova para mim. Eu até fiz a última volta, mas foi mais para completar mesmo porque não tinha mais chance nenhuma", descreveu o piloto.

O evento ainda definiu o primeiro campeão da temporada. Washington Caipira, da categoria E7, venceu a prova e conquistou o título antecipado. Na E1, Ripi Oliveira superou Ramon Sacilotti na disputa pelo primeiro lugar. Na E2, Loandro Anton ganhou dos concorrentes com cerca de 2 minutos de vantagem. Nas demais, os primeiros colocados foram: Bruno Martins (E3), André Tibyriçá (E4), Evaldo Tavares Nespoli (E5), Sandro Hoffmann (E6), Felipe Alves (E8) e Janaína Souza (Feminina). Entre os clubes, prevaleceu o desempenho dos pilotos da Gas Gas Racing Team assim como na disputa por equipes.


Parque fechado no ASW Off Road Park

No sábado também foram realizadas três categorias para os jovens pilotos, com destaque para a nova classe monomarca XC-CRF 110F, disputada exclusivamente com o modelo da Honda. A iniciativa visa incentivar a prática do esporte entre as crianças e os pequenos mostraram que já sabem acelerar para valer. A vitória ficou com Thales Uemura, que assumiu a liderança logo no início. Kauan Rong foi o segundo colocado e Pedro Félix o terceiro. Felipe Hagio ficou com a quarta colocação e Gabriel Cabrera com a quinta. A prova contou até mesmo com uma presença feminina. A pequena Bia Fernandes acelerou ao lado dos meninos e ficou com o sexto lugar.

Agora os pilotos já visam a preparação para a grande final da competição que está marcada para o dia 20 de outubro em Poços de Caldas (MG).

A Copa EFX Honda ASW é realizada pelo Adrenatrilha Trail Club, conta com o patrocínio de Honda e ASW, o co-patrocínio de Red Dragon, Motofield e Power Motorrad, apoio de Dust Off Road, JetFio, Sig Visual, Estopa Joanita, Sacramento, Dahna Comércio de Areia e Pedra e Prefeitura de Mogi das Cruzes.


Pódio Categoria Elite

Resultados

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 461 Fotos!

Elite
1. Adrien Metge
2. Nielsen Bueno
3. Rígor Rico
4. Vinícius Calafati
5. Rômulo Bottrel

Enduro 1
1. Ripi Oliveira
2. Ramon Sacilotti
3. Carlo Bergamaschi
4. Rodolpho Costa
5. Rodrigo Gomes

Enduro 2
1. Loandro Anton
2. Lucas Ohara
3. Henry Horita
4. Vinicius Silva
5. Marcos Gebhardt

Enduro 3
1. Bruno Martins
2. Ronald Santi
3. Fagner Candido
4. Renan Silva
5. Leonardo Frossard


Visão aérea do ASW Off Road Park
Foto: Mario Della Vita


Bruno Batista Martins - Vencedor da E3
Enduro 4
1. André Tibyriçá
2. Gabriel Martins
3. Felipe Lima
4. Vicente de Melo
5. Thiago Biage

Enduro 5
1. Evaldo Nespoli
2. Gustavo Pereira
3. Rodrigo Rivello
4. Riago Oliveira
5. Pedro Nunes

Enduro 6
1. Sandro Hoffmann
2. Pelmio de Carvalho
3. Clericson Alan
4. Rodolfo Ripamonti
5. Júlio Pereira

Enduro 7
1. Washington Caipira
2. Jean Pierre Buttazzi
3. Valvissir Aguilar
4. José Cadima
5. Claudio Maia

Enduro 8
1. Felipe Alves
2. Bruno Viviani
3. Luiz Silveira
4. Luiz de Paula
5. Jan Terwak

Feminina
1. Janaína Souza
2. Marcella Gonçalves
3. Lilian Chagas
4. Marina de Souza
5. Tainá Aguiar

Equipes
1. Gas Gas Racing Team
2. KR/Internacional
3. Pindorama Racing

Clubes
1. Gas Gas Racing Team
2. Fas Gráficos
3. KR/Internacional


Pódio Categoria Equipes


Uma volta completa no Cross Teste do ASW Off Road Park de carona com Ramon Sacilotti
Resultados completos para download:
Resultado por Categorias (arquivo pdf)
Resultado Equipes (arquivo pdf)
Resultados Clubes (arquivo pdf)

Classificação do Campeonato por Categorias(arquivo pdf)



























© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet