X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Final de temporada, Silly Season e as novidades dos EUA
Publicado em: 06/09/2013
Clique e saiba mais

O encerramento da temporada, bastidores e a movimentação das equipes
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Edu Erbs


Lake Elsinore continua em 2014?

Chegamos a mais um final de temporada nos EUA e no mundo. Para mim e para milhares de aficcionados já há um pequeno clima de nostalgia, sabendo que daqui até Anaheim 1, teremos somente duas provas profissionais, sendo elas o Motocross des Nations e o Monster Energy Cup. Para os pilotos é tempo de ver a familia, relaxar por alguns dias, cicatrizar os ferimentos, esquecer os problemas da temporada, reagrupar e treinar para a batalha que provavelmente já lhes surgem no horizonte.

A prova de Lake Elsinore, mais uma vez foi a mais quente do ano, principalmente depois de um verão um tanto ameno no resto do pais. Era nítido que para muitos participantes do evento, era somente mais um dia quente, rotineiro, que deveria passar rapido e sem demais avarias, para que a temporada encerrase logo! Não foi novidade alguma que a pista (assim como a de Utah), com pouca elevacao e grandes saltos não foi e nunca será a favorita da temporada, o que mais uma vez vem gerar dúvidas e diferentes opiniões para o futuro do circuito e de uma prova no sul da Califórnia.


O que pouca gente sabe, é que a pista estava à venda durante os últimos meses, e rumores circulavam que poderia fechar e a corrida não acontecer, mas com novos donos que retomaram as redeas do local nas últimas semanas e, é claro, o apoio da MX Sports, o evento obviamente aconteceu.


 
A prova foi definitvamente melhor que no ano passado. Os pits mudaram de lugar, assim como a largada, e a pista ficou um pouco mais curta, acabando com o problema da falta de combustivel por parte de alguns pilotos. Mas ainda o solo de Elsinore, com uma base dura como asfalto e lisa como gelo, nunca vai agradar a mim ou a grande maioria. A MX Sports tinha um contrato de dois anos com a pista, e pelo que sei o proprio Davey Coombs investiu bastante na propriedade para que a prova acontecesse no ano passado, porém eu peço todos os dias para os deuses do motocross para que o evento volte à nossa "Meca", tambem conhecida como Glen Helen.

O que eu fiquei sabendo durante o final de semana, é que Bud Feldkamp, cortou suas férias internacionais pela metade, para discutir com Davey Coombs o futuro da final do campeonato. A MX Sports pretende tentar voltar a Glen Helen para 2014, mas se as duas partes nao se entenderem, poderemos ficar sem prova para o proximo ano no sul da California.



Wil Hahn foi o campeão de holeshot na 250
Curtas

Depois do time americano ter anunciado a equipe oficial para os Motocross das Nações em Utah no final de semana anterior, a quinta feira que antecedeu a prova de Elsinore serviu para a apresentacao oficial do time à imprensa.

A loja Motorcycle-Superstore, "presenteou" James Stewart e Wil Hahn, com 25 e 15 mil dólares respectivamente, pelo maior numero de holeshots da temporada! Nada mal para Bubba que nem participou da última etapa e para Will Hahn que iniciou o campeonato somente após a quarta etapa!

Silly Season

O campeaonato vai, e a Silly Season vem chegando, este ano, de uma forma um pouco diferente dos outros anos.

O maior duvida deste ano seria o paradeiro de Chad Reed que abandou as Hondas antes mesmo do campeonato acabar, depois do piloto deixar bem clara sua insatisfação com o modelo 2013 da CRF 450, e um tanto com a burocracia da empresa japonesa. Chad primeiramente declarou que anunciaria o sua marca para o proximo ano na sexta passada, 1º de setembro.


 
Durante a semana Chad testou varias marcas, incluindo Kawasakis e KTMs, quinta feira em Glen Helen, mas Chad com certeza deu mais ênfase na possivel parceria com Carey Hart e Ricky carmichael, que adicionariam mais um caminhão a equipe que abrigaria, além de Reed, também Josh Grant. Porém nesta sexta feira, enquanto todos esperavam pela decisão do australiano, ele tuitou uma nota de agradecimento para Ricky e Hart, dizendo que ia continuar com a Two Two Motorsports para o próximo ano, porém não divulgou exatamente qual marca. Depois de algum tempo, o piloto tuitou novamente uma foto de uma paralama dianteiro branco, de uma KTM, dizendo tinha 90% de certeza que a sua moto seria branca para 2014, o que veio a ressaltar a hipótese do piloto pilotar uma KTM disfarçada de Husqvarna na próxima temporada.

Na semana anterior também fiquei sabendo que Ryan Dungey reassinou com a KTM por mais dois anos, para ser ser 100% confirmado em uma entrevista logo após da prova de Elsinore. Pelo o que eu entendo, a RCH Suzuki fez uma proposta bastante atraente ao piloto, porém sem fundos suficientes para pagar os bonus (por vitórias e campeonatos) de um piloto do calibre de Ryan. A palavra nas ruas é que a equipe teve dificuldades de acertar as suas motos durante a maior parte da temporada outdoors, causando um pouco de discórdia e frustracao entre os pilotos e demais integrantes da equipe. Na semana que antecedeu a prova de Utah, aparentemente, o time conseguiu um acerto novo, diferente, que agradou a todos e vai servir como base para o desenvolvimento da motocicleta na próxima temporada. Vale a pena lembrar que Ryan Morais (ex-piloto e gerente do time Star Racing Yamaha) é o mais novo contratado da Red Bull KTM para 2014.

Outro fato confirmado é a ida de Tyla Rattray para a Factory Husqvarna no Mundial de Motocross, se aliando ao Australiano Todd Watters, que acabou de vencer a última etapa do Australiano de Motocross. O que me vem à cabeca de qual seria o futuro do seu atual time Pro Circuit Monster Energy Kawasaki, depois de terminar o calendário oficial de 2014 de mãos vazias? Fato bastante raro no histórico do time.


Adam Cianciarulo

Adam Cianciarulo está confirmando na equipe, e Dean Wilson tuitou nesta quarta feira (04), que esta confirmado no time para 2014, e correrá nas 250s, apesar de confirmar que continuará treinando de 450 até o Monster Energy Cup, que acontece dia 19 de outubro.

Motoconcepts Racing: A equipe que emprega a familia Alessi, deu uma "carona" a Brad Kiesel nas duas últimas etapas da temporada, para quem sabe uma possível contratacao do piloto para o ano que vem. Outros rumores também indicam que a equipe estaria conversando com Brett Metcalf e Christopher Pourcel para uma possível volta as terras Yankees em 2014. No fechamento do artigo foi confirmado que Alessi e a Motoconcepts correm 2014 de Honda.

Kurt Caselli: O americano Kurt Caselli é o mais novo integrante da Factory Red Bull KTM Rally Team, fazendo a sua segunda participação no Dakar em 2014, dedicando-se totalmente para a modalidade pelo menos pelos próximos 3 anos. O website americado Dirt Rider fez um incrível vídeo de Kurt mostrando suas habilidades em sua KTMs off-road e de Rally. Vale apenar conferir.



Jerry Robin: Pouca gente vai lembrar desse nome, mas os leitores do MotoX já conhecem sua história. Jerry Robin foi ao Loretta Lynn's deste ano abordo de uma CR250 1985 (correto...1985), e foi um dos destaques da competicão - principalmente depois da sua moto fundir nos primeiros 10 minutos de treino - o website americano Vurbmoto documentou a história e acabou comovendo a turma da Geico Honda, que presenteou o piloto com duas CRF's 2013 na porta de sua casa alguns dias depois! Confiram o Instagram do piloto!

Frase da Semana

I want to die peacefully in my sleep like my grandfather. Not screaming in terror like his passengers.
Jim Harkins






















© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet