X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Supercampeão diz adeus à carreira profissional no enduro
Publicado em: 03/09/2013
Clique e saiba mais

Um dos grandes nomes da modalidade, Juha Salminen acumulou inúmeros títulos mundiais
Redação MotoX.com.br - Fotos: Befurious.com


Juha Salminen disputa a última prova como piloto profissional no próximo fim de semana em Saint Flour, na França


Finlandês conquistou oito títulos mundiais e sete por equipes no Six Days
Uma das grandes lendas do enduro internacional anunciou a saída do cenário profissional. Trata-se do supercampeão Juha Salminen, de 36 anos. O motivo para a desistência do finlandês foi o cansaço, segundo o piloto, já que a carreira profissional exige 100% de dedicação. "O enduro foi um esporte que me deu muito. Mas agora, é hora de passar para novos desafios. Eu sempre toquei minha vida de acordo com o enduro por muito tempo. Agora, é hora de fazer alguma outra coisa", resumiu o competidor, que conquistou seu primeiro título mundial em 1999.

"Eu poderia seguir a minha carreira tranquilamente, pois tive várias ofertas. Sempre fiz o meu trabalho da melhor forma possível e isso tem me motivado. Por essa razão, consegui correr em alto nível. No momento, não quero mais me dedicar exclusivamente às corridas e sim fazer algo novo. Minha personalidade não me permite ficar parado, por isso, vou encontrar alguma coisa", completou.

Em três décadas, Salminen somou ao todo oito títulos mundiais e sete por equipes no Six Days. A quantidade de outros títulos é quase incontável. Ele também foi o primeiro europeu indicado pelo AMA como o melhor atleta amador do ano. "A quantidade de títulos é significativa se compararmos com os anos que tive na carreira profissional. Durante toda a minha vida, pratiquei algum tipo de motociclismo. Me tornei profissional de enduro em 1998", relatou o piloto. "A decisão de encerrar minha carreira surgiu no final de 2012 e no início deste ano. Foi muito difícil."


Carreira profissional no enduro começou em 1998


Piloto ainda disputa o vice-campeonato da E1 na etapa final do Mundial 2013
Os títulos somados de Salminen fizeram dele um dos maiores de todos os tempos no motociclismo. "Há um ditado que diz que o primeiro campeonato é o melhor. Mas eu não me lembro por muito tempo, exceto pelas fotos. Há uma quantidade incrível de grandes momentos na minha carreira e nenhum deles é melhor do que o outro. Todos os momentos têm sido grandes", declarou.

Salminen somou também títulos na Espanha e na Alemanha. Além disso, venceu também provas de motocross e trial. "Eu sempre tenho o maior me apoiando. Meu pai Jouko é, naturalmente, o número um. Nós sempre formamos uma grande equipe. Tudo começou com ele."

O maior passatempo para o piloto agora, são os carros de rali e ele já venceu o campeonato nacional de verão. "Eu estaria pronto para correr em rali e meus resultados têm sido bons, porém, é um hobby incrivelmente caro."

Antes de dizer adeus em definitivo à carreira no enduro profissional, Salminen ainda está na briga pela medalha de prata na classe E1 do Mundial de Enduro. Ele está dois pontos à frente do companheiro de equipe Matt Seistola. A última etapa será disputada em Saint Flour, na França, no próximo fim de semana. "No futuro eu irei pilotar motos. Seria muito difícil acabar com a pilotagem completamente. Posso fazer algumas corridas se me sentir bem se for divertido. Nunca sabemos o que o futuro nos reserva. De qualquer forma, a carreira profissional termina aqui", concluiu Salminen.






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet