X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Mundial - 11ª e 12ª etapas - Kastoria - Grécia
Publicado em: 25/06/2013
Clique e saiba mais

Classes E1 e E3 conhecem os campões da temporada 2013 no GP da Grécia
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Edmunds J.

Alex Salvini assume a liderança da E2 e briga pelo título a uma etapa da final


Antoine Meo, campeão da E1 com uma etapa de antecedência


Assista na MotoX TV
O Mundial de Enduro passou pela Grécia, na cidade de Kastoria, neste final de semana, 22 e 23 de junho, para a sexta e penúltima rodada da temporada. O campeonato está perto do fim e já sagrou os campeões 2013 das categorias E1 e E3: Antoine Meo e Christophe Nambotin estão oficialmente rindo à toa.

Super Test

Apesar do final de semana de Meo, da KTM, terminar com nada mais nada menos que o título mundial de enduro na E1, o piloto começou a disputa cometendo erros: bateu em uma placa no Super Test e acumulou um prejuízo de 12 segundos em relação a Cristobal Guerrero, primeiro colocado da categoria e quarto na geral. Para Meo, que chegou à Grécia decidido a sair campeão, qualquer outro erro arruinaria o objetivo.

Entretanto, na sexta-feira, os holofotes se voltaram à disputa de Ivan Cervantes e Alex Salvini, ambos disputaram a liderança em boa parte do circuito e, no final, um segundo de diferença deixou o primeiro lugar do dia para Cervantes, primeiro da E2 também. O terceiro mais rápido da disputa e mais rápido da E3 foi Mathias Bellino, francês que tem chamado a atenção. Novato na disputa, ele agora aparece com frequência entre os melhores da classe e começa a incomodar os concorrentes. Joakim Ljunggren foi o quinto colocado a cruzar a linha de chegada.

Assista 3 vídeos na MotoX TV:
- Melhores momentos do primeiro dia
- Melhores momentos do segundo dia
- Onboard com Johnny Aubert

Primeiro Dia
  

Christophe Nambotin
 

Joakim Ljunggren

Não só o terreno seco, a poeira e as montanhas foram os obstáculos do primeiro dia, o calor em torno de 35 graus Celsius foi outro fator para desafiar os pilotos. O roteiro começava com um enduro teste em busca do cross teste, já no alto das montanhas, para ao final retornar às margens do lago da cidade onde se localizava o último extreme teste.

Christophe Nambotin mostrou que veio ao país para a vitória e nada menos do que isso. O piloto da KTM liderou a 11ª etapa e venceu com uma margem confortável a categoria E3.

"Hoje foi um dia legal, mas também foi daqueles dias difíceis", apontou Nambotin. "Estava muito calor, então foi cansativo. Estou feliz por ter vencido. Espero que amanhã seja como hoje e assim possa vencer o campeonato", finalizou.

Fabien Planet, da Sherco, foi a novidade no pódio da E3, o competidor conquistou o segundo lugar, provavelmente capitalizando em cima da queda de Mathias Bellino - o piloto da Husaberg caiu no primeiro cross teste e foi obrigado a fazer uma prova de recuperação, chegando até o terceiro lugar. Dez segundos atrás de Bellino, o companheiro de equipe Joakim Ljunggren garantiu o quarto tempo, seguido de Aigar Leok na quinta colocação.
  

Alex Salvini
  

Maurizio Micheluz retornou ao pódio depois de mais de quatro anos de jejum

Já na E1, apesar do mau começo de etapa, Antoine Meo provou saber o que quer e faturou a vitória da categoria. "Tive a infelicidade de cair no SuperTest e depois tive que dar duro para vencer", contou Meo. "Vencer o primeiro enduro teste me ajudou a ganhar confiança e assim que assumi a liderança só tentei defender a posição. Felizmente, deu tudo certo no final", completou.

Nicolas Deparrois vinha seguindo o líder e segurando a vice-liderança, nada parecia atrapalhar o piloto da Yamaha, a não ser a própria moto: um defeito mecânico o obrigou a deixar a prova. Quem ficou feliz foi Cristobal Guerreiro que assumiu a segunda colocação. A categoria também contou com novidade no pódio, Jeremy Joly, da Honda, completou o top 3.

Ainda sofrendo com o dedo fraturado na Romênia, Matti Seistola alcançou o quarto lugar seguido de Jeremy Tarroux, em quinto.


Pela Renet
  

Mathias Bellino

E a E2 no sábado encontrou novo líder. Pela Renet voltou a vencer na categoria - a última vitória do piloto da Husaberg havia sido na abertura do campeonato, no Chile. O primeiro lugar, entretanto, não foi conquistado facilmente, Renet não teve tempo de descansar em nenhuma parte do caminho já que apenas dois segundos o distanciaram do vice-líder Alex Salvini. Renet também contou com a mãozinha de um tombo de Salvini na metade do dia.

"Estou feliz por ganhar novamente", comentou Renet. "Foi uma briga apertada contra o Salvini, mas dei o meu melhor. Hoje a vitória era minha!", encerrou.

Em terceiro lugar completou Johnny Aubert, da KTM. Estrela da rodada passada, o piloto durante o sábado não foi capaz de acompanhar o ritmo dos ponteiros e uma boa margem o separou dos líderes. Nove segundos atrás, Lorenzo Santilino conquistou seu melhor resultado da temporada: o quarto lugar. Victor Guerrero foi o quinto mais rápido.

Segundo Dia

O domingo começava com uma certeza: Nambotin seria campeão da E3. Para o piloto da KTM, um 14º lugar seria o suficiente para conquistar o título por antecipação. Mas é claro que se sagrar campeão com uma vitória é mais legal, então ele fez questão de assumir a ponta. Dono dos tempos mais rápidos em nove dos doze testes especiais, Nambotin cruzou a linha de chegada não só como primeiro colocado do dia, também como campeão da categoria.
 

Ivan Cervantes


Cristobal Guerrero
"É inacreditável ganhar o título novamente", confessou Nambotin. "Sabia que não precisava vencer para ganhar o título, mas estava tão confortável que quis conquistar o campeonato com uma vitória". Quem pode, pode. Não é mesmo?

Enquanto Nambotin acelerava à frente dos concorrentes, Mathias Bellino e Aigar Leok travaram uma disputa acirrada pela vice-liderança. Com uma queda de Bellino no último Cross Teste, Leok pôde comemorar a segunda colocação, porém por pouco tempo, logo Bellino se recuperou e assumiu a segunda posição. Depois disso Leok teve que se focar em defender a terceira posição de Luis Correia, que terminou em quarto, seguido do italiano Deny Philippaerts.

Antoine Meo foi o dono da E1. Com exceção de um trecho, Meo foi o mais rápido em todos os teste especiais, resultado: 11ª vitória da temporada e o título da categoria com um minuto de vantagem sobre o segundo colocado, Cristobal Guerreiro.

"Tirando um pequeno erro, foi um dia perfeito para mim", comentou Meo. "É ótimo ganhar o título. Foi uma ótima temporada para mim. Trabalhei duro durante todo o ano por este momento, estou muito feliz agora", completou.
  

Aigar Leok
   

Johnny Aubert
A reta final do campeonato parece ter dado um gás em alguns pilotos. Maurizio Micheluz foi o terceiro mais rápido da E1 e retornou ao pódio depois de mais de quatro anos (a sua última vez havia sido no GP da Itália de 2008). Por um segundo de diferença, Matti Seistola não conquistou o pódio e terminou o dia em quarto. Jeremy Tarroux foi o quinto.

Na E2, novamente, a briga ficou ente Alex Salvini e Pela Renet. Com a disputa durante todo o dia, o primeiro lugar só foi definido no limite do percurso: com o tempo mais rápido no último Extreme Teste, a vitória ficou para Alex Salvini.

"Briguei durante todo o dia contra Renet pela vitória", destacou Salvini. "Perto do último teste, não tinha nada que separasse nós dois. Felizmente consegui vencer o que foi uma das melhores corridas do ano", encerrou.

Apesar de todos os esforços para repetir a vitória do dia anterior, Renet ficou o segundo lugar do dia. Quem completou o pódio foi Ivan Cervantes, seguido dos companheiros de equipe, Johnny Aubert, em quarto, e Victor Guerrero, em quinto.

O campeonato agora conta uma pausa de mais de um mês até a rodada final na França, na cidade de St. Flour, em setembro, onde os dois campeões dessa etapa, Meo e Nambotin, poderão comemorar com os fãs em casa.
  

Antoine Meo e Christophe Nambotin, comemoração antecipada

Resultados

Super Test - Geral
1. Ivan Cervantes (KTM)
2. Alex Salvini (Honda)
3. Mathias Bellino (Husaberg)
4. Cristobal Guerrero (KTM)
5. Joakim Ljunggren (Husaberg)

Primeiro Dia

E1
1. Antoine Meo (KTM)
2. Cristobal Guerrero (KTM)
3. Jeremy Joly (Honda)
4. Matti Seistola (Husqvarna)
5. Jeremy Tarroux (Sherco)

E2
1. Pela Renet (Husaberg)
2. Alex Salvini (Honda)
3. Johnny Aubert (KTM)
4. Lorenzo Santolino (Husqvarna)
5. Victor Guerrero (KTM)

E3
1. Christophe Nambotin (KTM)
2. Fabien Planet (Sherco)
3. Mathias Bellino (Husaberg)
4. Joakim Ljunggren ( Husaberg)
5. Aigar Leok (TM)

Segundo Dia

E1
1. Antoine Meo (KTM)
2. Cristobal Guerrero (KTM)
3. Maurizio Micheluz (Suzuki)
4. Matti Seistola (Husqvarna)
5. Jeremy Tarroux (Sherco)

E2
1. Alex Salvini (Honda)
2. Pela Renet (Husaberg)
3. Ivan Cervantes (KTM)
4. Johnny Aubert (KTM)
5. Victor Guerrero (KTM)

E3
1. Christophe Nambotin (KTM)
2. Mathias Bellino (Husaberg)
3. Aigar Leok (TM)
4. Luis Correia (Beta)
5. Deny Philippaerts (Beta)






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet