X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Freestyle

Moto X Freestyle X-Games Brasil - Foz do Iguaçu - PR
Publicado em: 23/04/2013
Clique e saiba mais

Japonês Taka Higashino conquista o ouro no Moto X Freestyle em Foz do Iguaçu
Redação MotoX.com.br - Fotos: Marcelo Maragni / Fábio Piva / Luis Vidales / ESPN

Fred Kyrillos conquista o melhor resultado brasileiro na competição


Circuito do Moto X Freestyle no X-Games Brasil


Assista na MotoX TV
Depois das disputas das motos do EnduroCross, o X Games, em Foz do Iguaçu (PR), continuou com as batalhas das feras do Motocross Freestyle. Foram realizadas disputas no Moto X Best Whip, Moto X Step Up, Moto X Speed & Style e Moto X Freestyle.

Veja também: Como foi a disputa do EnduroCross no X Games Brasil

O Parque Infraero recebeu os principais nomes do esporte como Libor Podmol e David Rinaldo, competidores do Campeonato Mundial da modalidade, e Taka Higashino, que buscava a segunda medalha de ouro da sua carreira no Moto X Freestyle. O Brasil foi representado por Gilmar Flores, o "Joaninha", substituindo Remi Bizouard, que se machucou no Red Bull X Fighters em Dubai, e Fred Kyrillos, no lugar de Bryce Hudson - ambos foram convidados como pilotos reservas, participando da competição caso algum adversário ficasse impossibilitado de concorrer.

Assista 4 vídeos na MotoX TV:
- Taka Higashino vence o Moto X Freestyle
- Disputa final do Moto X Speed and Style Final
- Bryce Hudson vence o Moto X Step up
- Momentos marcantes do X Games Foz do Iguaçu


Pódio do Moto X Freestyle com o campeão Taka Higashino no centro

Na briga pelas medalhas no Moto X Freestyle, cada piloto teve duas voltas de um minuto. Um dos favoritos ao primeiro lugar, o australiano Jackson Strong, após um início de apresentação espetacular com direito a um impressionante front flip, foi lançado contra o chão quando errou o ponto na recepção de um um backflip. O atleta fraturou a tíbia e sofreu uma concussão, no entanto, já recebeu alta do hospital e, segundo a equipe médica, passa bem.

Sem Jackson Strong para ameaçar a conquista do ouro, o caminho ficou livre para o japonês Taka Higashino. Claramente em um nível acima dos outros concorrentes, Higashino apresentou duas voltas agressivas agradando aos juízes e agitando a arquibancada lotada. Um dos pontos altos da sua apresentação foi um no-hands backflip, quando superou girando sem as mãos um vão de aproximadamente 32 metros. O campeão também impressionou os juízes com um backflip rocksolid, manobra que consolidou seu ouro no X Games de Los Angeles no ano passado. Não deu outra: primeiro lugar no pódio para Higashino em Foz do Iguaçu.


Fred Kyrillos superou Joaninha em uma apertada disputa e conquistou o melhor resultado brasileiro


Japonês garantiu o seu segundo X de ouro
"É loucura. Isso é fantástico!", exclamou o japonês depois de ser declarado o vencedor. E para completar, Rob Adelberg conquistou o segundo lugar presenteando o público com diversas variações de backflip. Pequenos deslizes o impediram de ir mais longe na briga, mas o autraliano garantiu o X de prata. O californiano de 24 anos, Wes Agee, apresentou manobras ousadas, mas não o suficiente para bater os dois primeiros colocados e ficou om o bronze.

Sete pontos atrás de Libor Podmol e David Rinaldo, o suíço Mat Rebeaud, um dos mais esperados para o evento, não chegou perto da disputa pelas medalhas. O campeão do Red Bull X-Fighters parecia não encontrar seu ritmo sobre a moto, alcançando o sexto lugar com 78 pontos da sua melhor volta.

Com três variações de backflip: nac-nac, whip e no hands, Fred Kyrillos foi o melhor brasileiro do fim de semana, com a sétima colocação, e um dos competidores mais aplaudidos pelo público. "Além de ser o melhor piloto da casa, um sétimo lugar no X Games, em meio a tantos atletas de nível técnico elevado, é muito bom", declarou o atleta. Ao lado de Kyrillos, Joaninha ficou com a oitava posição em uma acirrada disputa com o paulista.


Baterias do Moto X Speed and Style agitaram o público


Evento também teve disputas do Moto X Step Up e Moto X Best Whip
No Moto X Speed and Style, uma disputa homem a homem em um Supercross temperada com manobras de estilo livre no salto principal, a grande final contou com o duelo Lance Coury contra André Villa. O americano liderou desde o início, sempre com o norueguês pressionando. Chegar na frente na corrida não basta, já que as manobras contam pontos que podem inverter a classificação. No ponto alto da batalha, Villa tentou a ultrapasagem emendando uma grande sequência de obstáculos, mas não conseguiu manter a linha e acabou saindo do traçado. No mesmo momento, Coury sofreu uma queda, mas retornou rapidamente e garantiu a vitória confirmando o ouro. O bronze da modalidade ficou com Mat Rebeaud que venceu Libor Podmol na briga pela medalha. Joaninha foi o representante brasileiro na modalidade, mas enfrentou o campeão logo na primeira rodada e acabou eliminado.

O Moto X Steep Up, salto em altura com moto, teve Bryce Hudson superando o favorito Ronnie Renner. Para levar o ouro, Hudson alcançou 31 pés, cerca de 9,5 metros, enquanto Renner parou nos 30 pés. Libor Podmol conquistou o bronze com um salto de 29 pés.

As espetaculares 'entortadas' do Moto X Best Whip, outra grande atração do evento, animaram o público brasileiro. A disputa, decidida pelo público através do Twitter, na prática parecia acirrada entre Edgar Torronteras e Jeremy Stenberg. O espanhol conquistou as arquibancadas e parecia muito forte na disputa, mas o americano, que também conseguiu manobras de efeito, conquistou mais apoio na mídia social e levou a melhor com ampla vantagem. O ouro ficou com Stenberg, votado por 45% do público, e Torronteras (30%) teve que se contentar com o vice. Josh Hansen conquistou 17% da votação e garantiu o bronze.


O belo cenário do X Games Brasil

O Moto X parte rumo à sua próxima parada na cidade de Barcelona, Espanha, no próximo evento do X Games 2013, nos dias 16 a 19 de maio.


X Games terá sua próxima etapa em Barcelona, Espanha

Resultados

P. Moto X Freestyle - Final Run 1 Run 2 Melhor
1 Taka Higashino R91.66 R87.66 91.66
2 Rob Adelberg R88.66 R87.66 88.66
3 Wes Agee R87.33 R86.66 87.33
4 Libor Podmol R85.33 R85.66 85.66
5 David Rinaldo R85.66 R83.33 85.66
6 Mat Rebeaud R78.00 R74.66 78.00
7 Fred Kyrillos R74.66 R75.66 75.66
8 Gilmar Flores R75.33 R74.00 75.33
9 Jackson Strong R60.66 -- 60.66
P. Moto X Best Whip - Final Votação dos fãs %
1 Jeremy Stenberg 45.00
2 Edgar Torronteras 30.00
3 Josh Hansen 17.00
4 Ronnie Renner 5.00
5 Taka Higashino 2.00
6 Wes Agee 1.00
P. Moto X Step Up - Final Altura (em pés)
1 Bryce Hudson 31.00 R
2 Ronnie Renner 30.00
3 Libor Podmol 29.00
4 Josh Hansen 28.00
5 Massimo Bianconcini 25.00
6 Brian Dale Foster 23.00
P. Moto X Speed & Style Pontuação
1 Lance Coury 3.00
2 Andre Villa 4.00
3 Mat Rebeaud 6.00
4 Libor Podmol 10.00
5 Edgar Torronteras 10.00
6 Ronnie Renner 11.00
7 David Rinaldo 12.00
8 Gilmar Flores 16.00






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet