X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Energéticos ou Isotônicos?
Publicado em: 25/03/2013
Clique e saiba mais

Bebidas tem objetivos diferentes e efeitos distintos no organismo
Redação MotoX.com.br - Por Roberto Cesar de Oliveira - Fotos: Maurício Arruda


Muitos pilotos consomem energéticos e isotônicos em competições de motocross ou enduro

Atualmente é grande a propaganda destas bebidas no mundo do esporte. Atletas de várias modalidades vêm sendo patrocinados por grandes empresas para a divulgação destes produtos. No motocross e no enduro não é diferente, observamos várias marcas sendo apresentadas junto aos campeonatos e patrocinando pilotos no mundo inteiro. Ao acompanhar várias corridas de motociclismo off road no Brasil, observamos pilotos ingerindo energéticos em vez da água e bebidas isotônicas para melhorar o seu desempenho, sem conhecer os verdadeiros efeitos da bebida.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os energéticos são bebidas que têm em sua composição carboidratos, cafeína, inositol, glucoronalactona, taurina, algumas vitaminas e minerais; que graças a cafeína potencializam a resposta do cérebro aos estímulos, deixando o corpo mais ativo. Porém, quando pensamos em performance temos que tomar alguns cuidados.


Bebidas tem objetivos diferentes

Seus componentes da fórmula fazem com que as pessoas se sintam revigoradas durante algumas horas o que causa uma disposição aparente. Passado o efeito, aparecem os sintomas de grande cansaço, sono excessivo e fadiga muscular. A área médica alerta que quando ingeridas em excesso, podem provocar dor de cabeça, ansiedade e agitação. Tudo o que um piloto não precisa na hora da prova. Alguns pilotos utilizam como repositor hidroeletrolítico para auxiliar na hidratação. Cabe lembrar que é um péssimo recurso, pois é uma bebida diurética, que não têm a proporção adequada de carboidratos nem repositores eletrolíticos (sódio e potássio), além de conter gás e cafeína, que atrapalham o processo de absorção.

Outro aspecto importante é que no motocross já sabemos que o esforço cardiopulmonar durante a prova é enorme e quem sofre de alguma alteração cardíaca precisa ter cuidados redobrados, porque a cafeína em excesso, aumenta a força de contração e a frequência cardíaca, provocando arritmias e taquicardias, e aumentando muito a necessidade de oxigênio.

Os energéticos foram criados para amenizar a sensação de exaustão e cansaço, enquanto as bebidas isotônicas têm o objetivo de repor a água e os sais minerais que perdemos após o esforço físico.


É importante conhecer os efeitos de ambos para atingir o objetivo desejado

Os energéticos aceleram nosso cérebro e nossas funções, camuflando a sensação de cansaço, sendo que os isotônicos repõem nutrientes importantes perdidos durante a atividade física. Trocar um pelo outro pode comprometer a saúde e o desempenho de quem não está alerta a estas diferenças.

Fique atento pois o uso das bebidas isotônicas deve fazer parte também nos períodos de treinamento e não só nos dias de corrida, tendo papel fundamental na hidratação e consequentemente na performance final do piloto.

Consulte o site site MX Training para obter mais dicas.

Prof. Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Contato: performa@uol.com.br







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet