X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Alerta: Como estará o coração dos pilotos?
Publicado em: 04/05/2012
Clique e saiba mais

Avaliação cardiológica periódica é essencial para a carreira de um atleta profissional
Redação MotoX.com.br - Por Roberto Cesar de Oliveira - Foto: Maurício Arruda / Arquivo MotoX


Pilotos, assim como outros atletas, devem passar por avaliação clínica detalhada periodicamente

Novamente volto a alertar os pilotos sobre a importância de passar por uma avaliação cardiológica periódica, visando melhor controle sobre sua saúde. Desde 2003, quando avaliamos pilotos de elite do motocross brasileiro, por meio de trabalho científico realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), verificamos o tamanho estresse cardíaco a qual os atletas eram submetidos durante as corridas.

Atletas de outras modalidades esportivas, estatisticamente com menos de 35 anos, vêm apresentando problemas cardíacos não diagnosticados levando o individuo à morte súbita. Evento esse, causado possivelmente por doenças genéticas ou infecciosas no coração. Muito recentemente ouvimos relatos sobre o jogador de futebol Renato, do Flamengo, Piermario Morosini, do Livorno (ITA), Fabrice Muamba, do Bolton, Roger, do Oeste, a jogadora de vôlei venezuelana Véronica Gómez, e o jogador de vôlei italiano, Vigor Bovolenta. Todos eles profissionais que sofreram com este tipo de problema.

O motocross exige do piloto uma excelente condição aeróbia e necessita de uma avaliação clínica detalhada periodicamente por médicos, desde a infância, a fim de avaliar possíveis alterações ou predisposições orgânicas no atleta. Estar apto à modalidade significa estar em perfeitas condições clínicas, cardiopulmonares e ortopédicas para a prática competitiva de alto rendimento. Participar de corridas em que não há uma estrutura médica de emergência adequada é, no mínimo, arriscar-se como piloto e uma enorme negligência por parte dos organizadores do evento. Sabemos que algumas das mortes ocorridas em outras modalidades esportivas mais populares que o motocross, poderiam ser evitadas se não houvesse negligência por parte dos organizadores.

Felizmente ainda não verificamos relatos de morte súbita no motocross, enduro ou rali nacionais, porém, há necessidade sim, de um melhor diagnóstico cardiológico dos atletas, dando a devida importância à sua saúde, bem como uma melhor triagem ou cobrança aos organizadores de campeonatos com relação ao setor de emergência das provas.

Consulte o site site MX Training para obter mais dicas.

Prof. Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Contato: performa@uol.com.br












© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet