X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Avaliando o piloto de Motocross
Publicado em: 18/11/2011
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Redação MotoX.com.br - Por Roberto Cesar de Oliveira - Foto:
Maurício Arruda e Arquivo pessoal


O esporte exige dos praticantes uma capacidade cardiovascular de excelência


A avaliação da condição física do piloto é o primeiro passo...
Avaliarmos a condição orgânica dos pilotos periodicamente se faz necessário por uma questão de saúde e performance para o desenvolvimento e controle do atleta. Isto envolve uma equipe multidisciplinar, na qual a área médica do esporte, educação física e fisiologia, realiza um teste de avaliação física que é utilizado para verificar a real condição do piloto. O Teste Ergoespirométrico avalia o nível de aptidão física atual e o comportamento cardíaco frente ao esforço físico máximo, que normalmente todos os pilotos são submetidos durante as corridas. Consiste em uma avaliação cardiopulmonar de esforço, cuja finalidade é detectar o Potencial Atlético e possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção especial ao piloto.


...para a prescrição de um treinamento adequado
Esta avaliação deveria ser a primeira conduta num planejamento anual de treinamento a ser realizada com todos os pilotos de motocross, supercross, enduro, rally; de todas as categorias, desde o trilheiro até o piloto profissional. Por se tratar de um esporte que exige uma capacidade cardiovascular de excelência, esta avaliação é fundamental para diagnóstico clínico e de acompanhamento e prescrição de treinamento.

Durante todo o período desta avaliação, o piloto permanece sob rigoroso controle clínico, com medidas periódicas da pressão arterial, monitoramento dos batimentos cardíacos e dos traçados eletrocardiográficos.

A realização do Teste Cardiopulmonar (Ergoespirométrico) tem se tornado cada vez mais importante para auxiliar na programação e avaliar a evolução do condicionamento físico, uma vez que um dos principais problemas para o planejamento de exercícios físicos é a prescrição da intensidade de carga ideal aplicada.

O teste é realizado em esteira, fornecendo dados como o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), limiares aeróbio e anaeróbio, frequências cardíacas e gasto calórico correspondentes, que são essenciais para otimizar o aproveitamento cardiovascular, definindo precisamente a zona alvo para obtenção de resultados.

A avaliação consiste de:

1. Histórico de saúde e antecedentes esportivos;
2. Exame Clínico (análise do questionário, entrevista e avaliação médica diagnóstica);
3. Realização do Teste Ergoespirométrico (VO2máx e Limiares Aeróbio e Anaeróbio) e interpretação dos traçados eletrocardiográficos;
4. Avaliação da composição corporal (porcentagem de gordura, peso ideal para a modalidade);
5. Testes de força e flexibilidade específicos para a modalidade;
6. Comentários e orientações sobre os Resultados da Avaliação a serem utilizados como parâmetros para se obter o melhor aproveitamento nas pistas.

A avaliação física é necessária para sabermos por onde começar o treinamento, pois podemos subestimar ou superestimar o trabalho perdendo tempo ou provocando lesões.

Consulte o site site MX Training para obter mais dicas.

Prof. Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Contato: performa@uol.com.br






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet