X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

1ª etapa - Mundial de Supermoto - Castelletto Di Branduzzo - Itália
Publicado em: 07/05/2010
Clique e saiba mais

Aprilia sai na frente do Mundial de Supermoto com vitória de Thierry Van Den Bosch
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Divulgação / Youthstream 


GP da Itália abriu a temporada 2010 do Mundial de Supermoto S1


Davide Gozzini
A abertura do Campeonato Mundial de Supermoto, realizado na cidade italiana de Castelletto Di Branduzzo, dias 1 e 2 de maio, começou quente já no sábado, durante as tomadas de tempo para a formação do grid de largada. Num ritmo muito forte os principais candidatos ao título 2010, marcaram tempos por volta de 1 minuto e 40 segundos no circuito de 1.890 metros, formado por 1.500 metros de asfalto e mais 390 na terra.

Em seu retorno ao time Aprilia, o francês Thierry Van Den Bosch ficou com a pole position, largando ao lado de Davide Gozzini e Thomas Chareyre, ambos representando a marca italiana TM. A segunda fila foi formada por outro piloto local, Ivan Lazzarini, pelo belga Eddy Seel e pelo alemão Bernd Hiemer.

Já no domingo o domínio continuou com Van Den Bosch, que venceu duas primeiras das três baterias de 12 voltas desta primeira etapa, conquistando também a vitória na somatória geral. Gozzini foi segundo nas duas primeiras para, na prova final, as posições se inverterem e o italiano conquistar a segunda colocação da etapa, seguido por seu companheiro de equipe Thomas Chareyre. 


Thierry Van Den Bosch


Adrien Chareyre
Foto: Divulgação / Husqvarna Racing
Para chegar a conquista final do dia, Van Den Bosch teve muito trabalho. Durante a primeira prova precisou segurar os ataques de Gozzini, que ocorriam a todo o momento, até a bandeirada final. Já na segunda a situação foi um pouco mais tranquila, mas ainda sem permitir erros já que o italiano o acompanhava sempre de perto. Na terceira prova foi a vez de Gozzini ganhar. 

Pouco antes do início da bateria uma chuva leve caiu deixando a pista escorregadia, mas mesmo assim a maioria dos pilotos alinhou com pneus slick. Gozzini se deu melhor sob estas condições, deixando Van Den Bosch em segundo.

Thomas Chareyre fez uma boa estreia pela TM Racing, mesmo com largadas não muito boas. Ele foi se recuperando durante as provas para conquistar três terceiras colocações, mesmo andando sem freio dianteiro por boa parte da segunda bateria. Depois, na última corrida, ele chegou a frente de seu irmão Adrien Chareyre, piloto da Husqvarna. Com problemas de aderência durante todo o fim de semana, Adrien ainda garantiu a quarta colocação geral, a frente de Bernd Hiemer, que competiu a bordo de uma KTM. 


Bernd Hiemer perseguindo Thomas Chareyre


Pódio
Para Ivan Lazzarini, um dos favoritos, o quarto melhor tempo dos treinos cronometrados não ajudou muito, depois de uma escolha de pneus errada para equipar sua Honda na bateria final. Enquanto a maioria dos pilotos, mesmo com o circuito úmido, arriscou optando por modelos para pista seca, o italiano escolheu usar pneu de chuva na frente e slick atrás. Como a pista secou rapidamente, o resultado foi um desastroso 13º lugar que, somado ao quinto e quarto lugares das provas anteriores, o derrubaram para a oitava colocação geral.

O GP da Alemanha será a segunda etapa do Campeonato Mundial de Supermoto, na cidade de Sankt Wendel, durante os dias 10 e 11 de julho.

Resultado Geral 1ª etapa
(soma das 3 baterias)
1. Thierry Van Den Bosch, França, Aprilia
2. Davide Gozzini, Itália, TM
3. Thomas Chareyre, França, TM
4. Adrien Chareyre, França, Husqvarna
5. Bernd Hiemer, Alemanha, KTM
6. Giovanni Bussei, Itália, Honda
7. Mauno Hermunen, Finlândia, Husqvarna
8. Ivan Lazzarini, Itália, Honda
9. Elia Sammartin, Itália, Honda
10. Fabio Balducci, Itália, Suzuki

Classificação do Campeonato
1. Thierry van den Bosch, França, Aprilia - 72 pontos
2. Davide Gozzini, Itália, TM - 69 pontos
3. Thomas Chareyre, França, TM - 60 pontos
4. Adrien Chareyre, França, Husqvarna - 46 pontos
5. Bernd Hiemer, Alemanha, KTM - 46 pontos
6. Giovanni Bussei, Itália, Honda - 46 pontos
7. Mauno Hermunen, Finlândia, Husqvarna - 42 pontos
8. Ivan Lazzarini, Itália, Honda - 42 pontos
9. Elia Sammartin, Itália, Honda - 32 pontos
10. Fabio Balducci, Itália, Suzuki - 30 pontos

Classificação Mundial de Construtores
1. Aprilia, 72 pontos
2. TM, 69 pontos
3. Honda, 49 pontos
4. Husqvarna, 47 pontos
5. KTM, 46 pontos
6. Suzuki, 33 pontos
7. Kawasaki, 21 pontos
8. Yamaha, 9 pontos






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet