X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Superliga de Motocross

1ª etapa - Detalhes do evento - Indaiatuba - SP
Publicado em: 22/04/2010
Clique e saiba mais

Jorge Balbi e Swian Zanoni brilham na estreia da Superliga Brasil de Motocross
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Largada MX2


Assista ao vídeos da MX1 e da MX2 na MotoX TV
Um novo campeonato que já nasce grande. Esta é a Superliga Brasil de Motocross que em 2010 terá sua primeira temporada com 7 eventos programados até o mês de outubro. A competição é uma realização da Romagnolli Promoções e Eventos, a mesma promotora do Arena Cross, um grande sucesso na modalidade há 11 anos. Para seguir a mesma trilha em seu evento de motocross a empresa investiu em estrutura, com destaque para uma grande arquibancada coberta a disposição do público (além da àrea vip), na equipe técnica - capitaneada pelos experientes Marcus Vinícius "Tucano" e Donato Khouri -, médica -com a equipe Astra -, além de contar com o suporte de grandes patrocinadores.

A "casa" de um deles, a Honda, foi a sede da primeira etapa da competição, onde foi possível ver em ação os atletas da marca, tanto do time oficial quanto dos satélites. A prova dos dias 17 e 18 de abril reuniu mais de 200 pilotos no CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) em Indaiatuba (SP), na abertura do campeonato que conta com seis categorias: MX1, MX2, MX3, CRF 230, Júnior (para motos 85cc 2 Tempos ou 150cc 4tempos) e 65cc. 


Jorge Balbi


João Marronzinho
A pista local é uma das mais conhecidas e tradicionais do país, por onde já passaram todas as principais provas do circuito, não só nacional, mas também internacional com disputas do Mundial e até mesmo do Motocross das Nações, o maior evento mundial da modalidade. A estrutura de box é grandiosa, com ampla àrea asfaltada e todo suporte necessário para as equipes. A tradição das provas locais foi mantida, e as disputas alcançaram o nível aguardado, atingindo a expectativa gerada pelo novo campeonato. Confira abaixo como foram as corridas.

Na classe MX1 ninguém foi capaz de parar Jorge Balbi Júnior. Na largada Wellington Garcia disparou chegando na primeira curva com duas ou três motos de vantagem sobre os concorrentes, enquanto o mineiro, um dos poucos pilotos que antes havia competido na MX2, ficou no meio do pelotão. Gustavo Takahashi e Lucas Moraes também largaram bem, mas tiveram destinos diferentes. Enquanto Moraes logo teve problemas e abandonou a prova, Takahashi surpreendeu com uma pilotagem combativa e que deu trabalho ao grupo de experientes pilotos que vinha atrás: João Marronzinho, Roosevelt Assunção, Marcello Ratinho, Leandro Silva, Rafael Zenni e o próprio Balbi.


Wellington Garcia
 

Roosevelt Assunção
Wellington manteve-se a frente por várias voltas, enquanto Balbi a cada giro ultrapassava um dos adversários. Quando chegou na briga pela primeira posição ele repetiu o que já havia feito com os demais superando o goiano sem grandes dificuldades. Ficou claro que nesta bateria Balbi - que antes havia conquistado o segundo lugar na MX2 - "sobrava". "Não larguei bem, mas minha moto estava perfeita e consegui imprimir um ritmo forte", explicou o piloto que, após superar Wellington, dominou a bateria até o final.

Quando a prova estava na metade Marronzinho forçou mais o ritmo, ultrapassou Takahashi e começou a ameaçar a posição de Wellington. Na disputa entre os pilotos Honda quem se deu melhor foi Marronzinho que terminou no segundo lugar. "No início achei a pista muito lisa", explicou o catarinense sobre o começo de prova comedido, sem arriscar. Wellington ainda precisou se preocupar com a aproximação de Roosevelt Assunção em determinados momentos, mas confirmou o terceiro lugar da corrida. "Estou no ritmo, mas acho que posso melhorar já que não tive uma pré-temporada muito longa", disse Wellington após o pódio. O piloto passou por uma cirurgia no final do ano passado, fato que adiou o início de sua preparação para 2010. 


Marcello Ratinho


Pódio MX2
Roosevelt Assunção fez uma boa prova, que finalizou isolado na quarta posição, seguido por Marcello Ratinho e Rafael Zenni. A sétima posição a primeira vista parece um resultado ruim para Leandro Silva, mas o paranaense atingiu o objetivo de conquistar alguns pontos após sofrer um acidente nos treinos de sábado que lesionou seu ombro. Gabriel Gentil terminou na oitava posição e Gustavo Takahashi, mostrando que forçou muito no início da prova, não conseguiu manter o mesmo ritmo na segunda metade despencando para a nona colocação. Pelo décimo lugar João Paulo Feltz venceu a disputa com Pipo Castro.

A prova da MX2 teve disputa até a bandeirada. Novamente Jorge Balbi esteve entre os protagonistas, mas se alguém estava no seu dia era Swian Zanoni, que inclusive comemorou seu aniversário no dia da corrida, data em que
completou 22 anos de idade. A comemoração do piloto foi dupla já que, com uma prova irreprensível, ele foi também o vencedor desta bateria. No início de prova a liderança era de Jean Ramos seguido por Hector Assunção, Swian e Balbi. 


Swian Zanoni


Jean Ramos
Por aproximadamente dois terços de prova Jean segurou a ponta, mas após isso o paranaense sofreu com a pressão de Swian, e depois com a de Balbi. "Foi um final de semana complicado, estava com um equipamento novo (novas suspensões) e não achei um bom acerto, por isso voltei pro original. Depois dos vinte minutos de prova ficou difícil", contou Jean, que terminou com o terceiro lugar da corrida.

A perseguição de Balbi sobre Swian passou a ser o destaque da corrida. Nas voltas finais a distância diminuiu sensivelmente, mas Swian segurou a vitória com o oponente cruzando a bandeirada 1,7 segundos atrás. "No final cometi alguns erros e tive que me concentrar bastante. Trabalhei muito nos últimos meses, o nível está alto, foi muito bom vencer", comemorou. Pela quarta posição uma disputa entre pilotos satélites da Honda, onde Rafael Faria levou vantagem sobre Hector Assunção. 


Milton Chumbinho Becker


Davis Guimarães
Três pilotos valorizaram muito o primeiro lugar na MX3. Cristiano Lopes, Davis Guimarães e Milton Chumbinho Becker passaram pela liderança da prova nesta mesma ordem. Em um início da prova "com todo gás", Davis ultrapassou Chumbinho e logo em seguida superou Cristiano. Mas a liderança do paranaense não durou tanto quanto ele esperava: uma queda na mata, um dos setores da pista, fez com que ele retornasse ao terceiro lugar. "Depois que caí ’travei’ (os braços)", explicou Davis.

Foi a chance para Chumbinho atacar e surpreender Lopes assumindo a liderança da prova. Em segundo o paulista perseguia o catarinense quando também caiu: "Peguei uma pedra e cai no mesmo lugar que o Davis", explicou Lopes, que acabou finalizando a corrida em terceiro, já com Richard Berois bastante próximo. A vitória de Chumbinho foi também uma superação. "Corri medicado, nos treinos machuquei mão e costela em uma queda", contou o vencedor. Davis completou a corrida na segunda colocação. O quinto lugar ficou com Vagner Lachi. 


Anderson Amaral


Endrews Armstrong
Na Superliga a classe chamada Júnior é a antiga 85cc, categoria onde hoje a maioria dos pilotos hoje corre com motos 150cc 4 Tempos. E os favoritos Anderson Amaral e Endrews Armstrong foram também os protagonistas da corrida. Logo no início ultrapassaram Diego Henning começando uma disputa que só se definiria na última volta. E foi o melhor giro final entre todas as provas!

Anderson entrou na frente na volta final, mas foi superado por Endrews no miolo da pista. Ele não desistiu e continuou tentando a recuperação, conquistada com uma manobra ousada quando restavam apenas três curvas. Restou a Endrews finalizar em segundo com o rondoniense Henning surpreendendo com o terceiro lugar. Gustavo Pessoa fechou a bateria na quarta colocação enquanto Wilgner Francisco quase aterissou sobre um retardatário no salto de chegada onde acabou sofrendo uma queda espetacular, felizmente sem consequências. 


Nivaldo Viana


Ismael Rojas
Murilo Tomazelli, piloto de Indaiatuba, fez a festa da torcida no início da CRF 230 travando um belo duelo com Ismael Rojas. Partindo na frente o atleta local viu o concorrente sofrer uma queda durante a perseguição e assim pode respirar um pouquinho na primeira colocação. Mas a tranquilidade durou pouco tempo, logo Nivaldo Viana começou a pressionar conquistando a ultrapassagem.

Na frente Nivaldo se consolidou com boa vantagem até a bandeirada. "Corri forçando o erro dos adversários", afirmou o vencedor. A disputa pelo segundo lugar se definiu quando Rojas enfim superou Tomazelli. Murilo Bertate e Anderson Chupel completaram os cinco mais rápidos seguidos por Heinz Chrispim. 


Kioman Navarro


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 481 Fotos!
O duelo entre Enzo Lopes e Kioman Navarro na 65cc está cada mais intenso este ano. Nos encontros entre os dois que acompanhei até o momento, Enzo sempre conseguiu impor sua pilotagem e, apesar do esforço do concorrente, até então não havia dado chances para que o adversário pudesse comemorar ao menos uma vitória. No último domingo foi diferente. Enzo começou na liderança, mas, com Kioman bastante próximo e pressionando cada vez mais durante a prova, acabou cometendo um erro.

A queda do gaúcho foi suficiente para Kioman passar ao primeiro lugar e conquistar uma vantagem tranquila pra vencer. Enzo ainda garantiu o segundo lugar com Djalma Brito em terceiro, posição que ocupou desde o início da prova. Já Gabriel Tomatinho ultrapassou pelo menos três concorrentes para completar a corrida na quarta colocação seguido por Daniel Reichardt.

A Superliga Brasil de Motocross tem patrocínio da Honda, Mobil e Aymoré Financiamentos e co-patrocínio da Pirelli e do Consórcio Nacional Honda. A segunda etapa da competição está programada para os dias 22 e 23 de maio em Cachoeiro de Itapemirim, ES.


2ª etapa da Superliga Brasil de Motocross será nos dias 22 e 23 de maio em Cachoeiro de Itapemirim, ES

Resultados

Pl MX1 Equipe Diff
1 3 Jorge Balbi Gillete/Ariel/I9 Hidrotônico/Mobil/Mor 33' 53.191
2 11 João "marronzinho" Polisport/Motoshop/Empty/Reebok/Orbita 00' 10.254
3 21 Wellington Garcia Honda/Mobil/Super Moto/Pirelli/Showa 00' 15.884
4 4 Roosevelt Assunção Honda/Asw/Mobil/Pirelli 00' 22.855
5 38 Marcello Lima "ratinho" Vaz/Kawasaki/Ims/Rinaldi/Motul 00' 34.192
6 931 Rafael Zenni Ims/Honda/Zenni Preparações/Dash 00' 35.907
7 14 Leandro Nunes Honda/Mx Parts/Mr Pró/Mobil/Pirelli 00' 36.326
8 29 Gabriel Gentil Yamaha/Grupo Geração/Motoshop/Rinaldi 00' 41.342
9 27 Gustavo Takahashi Circuit/Honda 00' 47.247
10 25 João Feltz Yamaha/Grupo Geração Motos/Pirelli 00' 51.291
11 5 Pipo Castro Gilette/Ariel/Mobil/I9/Coca-cola/Morma 00' 51.812
12 20 Anderson Cidade Yamaha/Geração /Eletrosul/Pirelli/Tbt 01' 34.430
13 377 Kurt Rocha Mx Parts/Honda/Ct Leandro Silva/Brasil 17 Laps
14 330 Carlo Mônaco Suolo/Orbital/Mega/Scott/Mr Pró 00' 32.373
15 40 Victor Feltz Marmoraria Vjf/Vidraçaria Feltz/Posto 00' 40.140
16 45 Edson Bertos Igrofer Sucatas/Dismotos/Recanto Dos P 00' 41.725
17 515 Felippe Simões Leite Fazenda Bela Vista/Unimed Guaxup 01' 55.081
18 211 Pedro Lopes Rm Racing 16 Laps
19 427 André Stocovich Stocovich Design/Barba Preparações 00' 11.014
20 449 João Cardeli Farmácia Avallone/Petit Preparações/Po 00' 22.978
Pl MX2 Equipe Diff
1 7 Swian Zanoni Honda/Asw/Mobil/Ccm/Pirelli 18 Laps
2 3 Jorge Balbi 2b/Duracell Racing 00' 01.714
3 18 Jean Ramos Honda/Mobil/Pirelli/Jmr Escola De Moto 00' 33.485
4 16 Rafael Faria Ls Racing/Mx Parts/Honda/Pirelli 00' 39.223
5 30 Hector Assunção Honda/Mobil/Asw/Pirelli 00' 42.113
6 38 Marcelo Lima "ratinho" Vaz/Kawasaki/Ims/Rinaldi/Motul 00' 44.537
7 338 Eduardo Lima "dudu" Vaz/Kawasaki/Ims/Rinaldi/Motul 00' 58.491
8 20 Anderson Cidade Yamaha/Geração/Eletrosul/Pirelli/Tbt 00' 59.024
9 25 João Feltz Yamaha/Geração Motos/Pirelli/Motoshop 01' 15.408
10 29 Gabriel Gentil Yamaha/Grupo Geração/Rinaldi/Motoshop 01' 17.128
11 50 Kaian Teixeira Bateria Jupiter/Frango Guibom 01' 26.119
12 28 Rodrigo Rodrigues Circuit/Honda 01' 34.842
13 10 Massoud Nassar 01' 41.259
14 913 Marcos R. De Moraes Ims/Novamoto/Madeireira Tietê/Jm Cerea 17 Laps
15 225 Rômulo Bottrel Mineração Argentina/Motul/Ogio/Twenty 00' 09.030
16 111 Gustavo Amaral 2b/Duracell/Gillete/Ariel/Mormaii 00' 25.991
17 54 Heinz Chrispim Mr Pró/M3/All Signs Graphics 00' 34.758
18 72 Claudner Coelho Cleidmar Racing/Ims/Polisport/Protaper 00' 58.021
19 19 Vagner Lachi Freeway/Ims/Enzo Suspensões/Belparts 01' 09.004
20 726 Willian Sanches Mc Tonny/Moto Freitas 01' 14.749
Pl MX3 Equipe Diff
1 2 Milton Becker Pro Tork/Tbt 12 Laps
2 287 Davis Guimarães Protork Racing Team/Adrenalina 00' 19.670
3 1 Cristiano Lopes 00' 39.075
4 46 Richard Berois Yamaha/Grupo Geração/Pirelli/Academia 00' 41.490
5 19 Vagner Lachi Freeway/Ims/Enzo Suspensões/Belparts 00' 50.756
6 47 Walter Tardin Tardin Langerie 01' 19.668
7 610 Márcio Nascimento Jet Fio/Estopa Joanita/Qualipolpa Jeb 01' 27.531
8 261 Rinaldo Spagnol 11 Laps
9 216 Leo Lopes Leomotos 03' 42.702
10 90 Marco Paz "mugão" Mg Plast 04' 03.692
11 78 João Barbosa Jonhcler Lavanderia 04' 06.211
12 76 Dário Jr 04' 09.852
13 717 Luiz Tassi Tassi Transportes/Cross Fast/Money 04' 17.984
14 59 Flávio Machado Radiex Produtos Automotivos/Academia 04' 25.960
15 162 Herico Gonçalves Uce/Semec/Petit Motos 04' 30.593
16 62 Alessandri Dias Mrp Racing/Asw/Slin Gráficos 04' 32.589
17 214 Valdinei Marcolin Nadiggi Veículos 04' 37.664
18 707 Oscar Kleiber Marazil 04' 48.287
19 165 João Nunes Moto Spedd 04' 49.134
20 233 Ricardo Sato Triton Eyewear/Brasil Racing/Pirelli 05' 01.289
Pl MXJr (85) Equipe Melhor Volta
1 4 Anderson Amaral Gillete/Ariel/I9 Hidrotônico/Mobil/Mor @01' 59.542
2 1 Endrews Nhemihes Dunas/Brasil Racing/Honda 02' 01.600
3 191 Diego Henning Mastter Moto/Dex Informática 02' 04.596
4 17 Gustavo Pessoa Itamaracá Rodas/Honda/Fox/Pireli/Mobil 02' 05.880
5 72 Wilgner Francisco 02' 06.786
6 9 Hallex Dalfovo Pro Tork/Tbt Racing/Dalfovo Veículos S 02' 05.635
7 34 Pedro Bueno Pepê Brasil Racing/Mundial Prime/Jmr Escola 02' 07.706
8 14 Fillipe Gonçalves Banco Bmg/Asas Moto 02' 06.914
9 26 Stefany Serrão Generalmotos/Bm Motos/Motul/Bridgeston 02' 07.995
10 5 Kaio Miranda Circuit/Honda/Oakley/Mx Personal 02' 08.984
11 45 Cristian Scherer Viola Racing/Agro Scherer/Trail Clube 02' 10.726
12 199 Kioman Munhoz Rinaldi/Tonin Bala/M Peças/Ims/Keep Te 02' 13.547
13 210 Gustavo Macolin Nadiggi Veículos/Longa Racing 02' 16.372
14 738 Júlio De Souza Portal Do Sol/Hotel Fazenda/Box 18/Soc 02' 14.355
15 341 Carlos Lisboa Rk5/Zogbi Planejados/Mx Park/Vort X/Co 02' 18.874
16 52 Pedro Tavernaro Ceramica Argitecnica/K21 Motorport 02' 19.416
17 87 Fabio Dos Santos Box 18/Adubos Brasil 02' 16.177
18 397 Roberto De Araújo Cantinho Íntimo Langerie 02' 16.278
19 697 Rodolpho Moraes Paraíso Das Águas 02' 23.419
20 216 Enzo Lopes Pirelli/Answer/Freeday/Leomotos 02' 14.517
Pl 65 Equipe Diff
1 9 Kioman Munoz Rinaldi/Tonin Bala/M Peças/Ims/Keep Te 9 Laps
2 2 Enzo Lopes Pirelli/Answer/Freeday/Leomotos 00' 15.416
3 18 Djalma De Brito Brasil Racing/Transbritto/Bud Suspensõ 01' 03.560
4 119 Gabriel "tomatinho" Mineração Argentina/J Soares Transport 01' 05.300
5 10 Daniel Reichardt Pro Motos/Trail Clube De Entre Rios 01' 17.103
6 126 João Michelin Posto Solon/Usso Motos/Produtos Alpes/ 01' 34.547
7 49 Carlos Evangelista Msr/Pj1/Rx Grafics/Brasil Racing 01' 43.958
8 101 Renato ''muguinho'' Mr Pro/Mg Plast/Answer 01' 48.796
9 151 Matheus Mendonça Ktm/General Motos/Ims/Ronaldos Team Ex 01' 49.483
10 61 Frederico Molina 01' 59.707
11 56 João Caixeta Transportadora Caixeta/Raposão Peças 02' 50.350
12 20 Arthur Todeschini Cetric/Concrebal/Moto Jeans/Expresso S 8 Laps
13 53 Adrian Castanheira Motopartes/Lem Motor/Balbi School/Asw 00' 00.806
14 58 Vinicius De Amorim Videira Distribuidora De Horti Fruti 00' 01.796
15 62 Victor Gonçalves Dracena Motos/Kwi Locadora 00' 02.464
16 772 Daniel Macieira General Motos/Rm Racing 00' 06.239
17 199 Pedro Nogueira Onemotos/Lem Motos 00' 39.058
18 78 Caio Hoffmann Lem/Minimotos/Maxx Fun 01' 02.056
19 39 Guilherme Moraes 01' 05.871
20 178 Luis Masini 01' 41.662
Pl CRF 230 Equipe Diff
1 3 Nivaldo Viana 2b Duracell/Sanmel Motos/Skt 9 Laps
2 127 Ismael Rojas Freire Motos/Grupo Tcm/Conti Bier/Nutr 00' 11.010
3 2 Murilo Tomazelli Ims/Polisport/Pro Taper/Evs/Natto 00' 15.268
4 282 Murilo Bertate 00' 23.139
5 711 Anderson Chupel Comercial Madezan/Agro Florestal Zanet 00' 33.484
6 255 Heinz Chrispim Betão Racing/Dablio/Mr Pró 00' 50.659
7 391 Person Pauletto Dr Car 00' 55.207
8 247 Tiago Dutra Rw Retifica De Motores/Breno Preparaçõ 01' 03.362
9 194 Marcelo De Souza Dablio/Slin Grafics/Papeleguaracing 01' 15.349
10 360 Valmyr Da Silva Dablio/Alta Performance/Alex Prapa 01' 40.770
11 84 Ermilson Freire Skt Great Performance/Pref. Mun. 01' 43.748
12 311 Marco De Godoy Dablio/Sin Grafics/Papeleguar 01' 45.112
13 313 Diego De Oliveira "dedel" Dedel Motos/Casa Do Pneu/Restaurante C 01' 59.018
14 611 Anderson Matos "andinho" Honda/Mobil/Pirelli/Fox/Cvp/Des 8 Laps
15 141 Fábio Serodio 00' 04.660
16 85 Caio Maia Preá Motos/Pró Racing/Auto Escola 00' 09.124
17 339 Fábio Sabino Droga Rio/Academia Rush/Dedel Motos 00' 25.306
18 891 Rafael Do Prado Restaurante Chapada Paulista/Dedel Mot 00' 51.259
19 90 Rodrigo Moraes Skekena Sporte/Petrolina Motos/Rio Val 00' 58.193
20 702 Emerson Gonçalves Frigel Comércio De Frios Ltda/Petit Pr 01' 10.089






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet