Show na abertura da temporada!
Texto: Luiz C. Garcia e Equipe MotoX - Fotos: M. Arruda, L. Garcia e Felipe Saboya
 Largada categoria SM1 |
Em quatorze anos fazendo reportagens de eventos sobre duas rodas, as vezes me pergunto em que modalidade um piloto é mais exigido técnicamente? Quem seria mais habilidoso, um piloto de motocross, de enduro ou de motovelocidade? E acho que alguns de vocês um dia também já tiveram essa dúvida.
Veja Também:- Os vídeos das provas na MotoX TV
-
Galeria de Imagens com 262 fotos das corridas- Galeria de Imagens com 369 fotos dos treinos e do curso de pilotagem
Mas para esclarecer esta dúvida, ou ao menos confrontar pilotos de diversas modalidades, seria necessária uma prova em que o circuito mesclasse terra e asfalto. Assim todos poderiam competir juntos em uma única corrida. Essa questão foi o ponto de partida para uma nova modalidade, o Supermotard, - como é conhecido na Europa - ou Supermoto - como é conhecido nos Estados Unidos - uma corrida disputada em um circuito misto de asfalto e terra. O esporte foi criado na década de 70, quando foram disputadas as primeiras provas e há poucos anos chegou ao Brasil.
 Curso de pilotagem deu início as atividades para os pilotos da categoria Husqvarna Cup, disputada com o modelo WR 125 |
 Pierre Chofard garantiu a pole-position na categoria principal |
E é isso que o Super Arena Motos propõe, colocar os melhores pilotos do país, das mais diversas modalidades, frente a frente para um desafio de Supermotard. Inicialmente estão programadas cinco etapas deste campeonato organizado pela Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, a mesma promotora do Arena Cross.
No Arena Super Motos são disputadas quatro categorias: SM1, considerada a principal delas, reúne motos de Enduro e Motocross até 450cc; SM2 que tem motos até 300cc; SM3 que engloba motos nacionais trail; E a grande novidade entre as classes, a Husqvarna Cup, categoria monomarca destinada ao modelo de enduro WR 125 (com kit de rodas, paralama dianteiro, protetor de mãos e pneus adaptados à modalidade).
Esta nova categoria reuniu diversos pilotos convidados (representando veículos de imprensa) e clientes da marca Husqvarna. As atividades para estes competidores começaram um dia antes, com arealização de um curso de pilotagem com o piloto oficial da marca na classe SM1, Rafael Paschoalin, além de treinos livres já na pista do evento. Com grid cheio a categoria surpreendeu pela grande competitividade (as motos são originais promovendo grande equilíbrio) e foi um verdadeiro sucesso. O MotoX foi representado nesta bateria pelo piloto e editor do site, Lucídio Arruda, que pela primeira vez experimentou a modalidade.
 Chuva durante o treino da SM3 |
A abertura do Super Arena Motos contou com a presença de pilotos de todo o Brasil, estrelas de diversas modalidades como Felipe Zanol (tetra-campeão brasileiro de enduro), Pipo Castro (bi-campeão do Arena Cross), Pierre Chofard (atual vice-líder do Brasileiro de Motovelocidade), Marcel Sona Cardoso (Campeão Brasileiro de Supermoto) entre outros. As estrelas não ficaram restritas a pista, pilotos como Alexandre Barros e Jorge Negretti também estiveram presentes no evento acompanhando junto ao público as emoções da competição.
A prova que abriu a temporada foi realizada no último domingo, 27 de maio, em Piracicaba. O ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) foi a sede da competição. O local já já recebeu competições de supercross, motocross e possui uma infra-estrutura excelente para eventos do gênero. Durante esta primeira etapa as condições climáticas foram as mais variáveis possíveis. No primeiro treino da manhã, da categoria SM1, apesar do mal tempo nada de chuva. Já no começo do treino da SM3 caiu um temporal, o que obrigou a organização de prova fechar o trecho de terra. Melhor para os pilotos de motovelocidade, que sentiram-se em casa andando apenas no piso que melhor dominam. O frio prosseguiu e foi assim até o final da segunda sessão de treinos livres.
 Sinval Peres venceu de ponta a ponta a SM3 |
 Sírio Beto levou a melhor na disputa pela segunda posição... |
Nos cronometrados o tempo começou a esquentar o que também chamou o público que começou a lotar as arquibancadas. Na categoria Husqvarna Cup Leandro Panadés fez o melhor tempo com 51seg360. Na SM3 a pole foi de Sinval Peres com 52seg330. Na SM2 Romulo Onça ficou com a melhor marca com 50seg510. Já a categoria SM1 tem um sistema diferente de classificação onde os seis melhores classificados são selecionados para o Top Qualify. Os pilotos entram um a um na pista para uma volta lançada individual, que define a pole. Apenas o trecho de asfalto foi utilizado e Pierre Chofard fez o melhor tempo (47seg850) garantindo a primeira posição no grid. César Barros foi o segundo a alinhar na categoria principal.
As corridas começaram ainda utilizando apenas o trecho de asfalto do circuito, com a categoria
SM3. Sinval Peres confirmou a ponta na largada e foi abrindo diferença da disputa pelo segundo lugar entre Sírio Beto e Alexandri Doca. Na quarta posição Rogério Amaral veio com uma boa diferença em relação a Jean Carlos que assumiu o quinto lugar após o abandono de Danilo Lewis.
 ...com Alexandre Doca |
Na batalha pelo segundo lugar Doca parte com tudo para cima de Sírio, mas na tentativa de ultrapassá-lo acaba atrapalhado por um retardatário e se mantêm na terceira colocação. A briga dos dois fez com que imprimissem um ritmo forte diminuíndo a diferença em relação ao líder. Mas Sinval soube administrar bem a prova e levou de ponta a ponta. Sírio Beto ficou em segundo, Alexandri Doca em terceiro, Rogério Amaral em quarto e Jean Carlos em quinto. "Não esperava vencer. Nos treinos livres não estava bem, mas consegui melhorar nos cronometrados, larguei bem e
conquistei a vitória", disse Peres após a corrida.
 Leandro Panades comemorando a vitória na Husqvarna Cup |
 Pablo Berardi é o segundo colocado na categoria monomarca |
Pablo Berardi largou na frente na
Husqvarna Cup, mas logo foi ultrapassado por Leandro Panades, pole-position da categoria. Atrás deles Caio Evangelista e Guilherme Lima
tentavam acompanhar o ritmo dos líderes. Briga boa foi da quinta colocação entre Eduardo Silva, Lucídio Arruda (piloto MotoX), Marcelo Dias, Leandro Melo, Artur Thiriet e Rodolfo Melo.
Lucídio assume a quinta colocação, mas não consegue abrir diferença do pelotão. Quem vem forte nesta disputa é Leandro Melo que vindo de trás assume a sexta colocação e parte para cima de Lucídio. Artur Thiriet em oitavo pressiona Marcelo Dias que por sua vez não dá sossego a Leandro Melo. Na descida da chegada Melo ultrapassa Lucídio e logo em seguida Marcelo Dias também leva a posição do nosso representante.
Na ponta Leandro Panades abre uma diferença confortável para Pablo Berardi que se esforça, mas não consegue incomodar o ponteiro.
 Mesmo sem experiência no asfalto Caio Evangelista fez boa estréia com a 3ª posição |
Pela terceira posição Caio Evangelista tenta se aproximar, mas também não consegue e, sem ser pressionado pelo quarto colocado Guilherme Lima, fica tranqüilo na prova. Já Lima vê sua diferença em relação a Leandro Melo diminuir a cada volta. No final ele assegura sua posição com décimos de segundo de diferença sobre o concorrente. Pelo sexto lugar Marcelo Dias cai deixando a posição para o piloto MotoX Lucídio Arruda. Artur Thiriet finalizou logo atrás em sétimo.
Final de prova: 1º Leandro Panades, 2º Pablo Berardi, 3º Caio Evangelista, 4º Guilherme Lima e 5º Leandro Melo. Com vários pilotos participando pela primeira vez da modalidade o que mais se via após a corrida eram competidores empolgados e com um belo sorriso estampado no rosto após a nova experiência. "Confesso que não ter a parte de terra me ajudou, pois vim do motovelocidade e dificilmente ando neste terreno", comentou Panades. "Para as próximas etapas vou treinar bastante e estarei mais preparado", completou o vencedor da categoria.
 Rômulo Onça venceu a SM2 |
 Paulo Nicoletti errou no início da prova e teve trabalho para recuperar posições |
Na classe
SM2 quem brilhou foi Rômulo Onça que não deu chance pra ninguém e liderou de ponta a ponta. Felipe Zanol largou em quarto, mas começou muito bem a prova e completou a primeira volta em segundo. Algum tempo depois ele tinha a companhia de José Gazzetta que pressionou até que o campeão de enduro cedeu a posição.
Gazzetta trouxe junto Paulo Nicoletti que também acabou ultrapassando Zanol. Nicoletti começou a prova com um erro que lhe fez perder várias posições, mas a esta altura ele diminuí a diferença em relação a Gazzetta e os dois protagonizam uma bela disputa pelo segundo lugar. Com isso eles abrem distância em relação a Zanol que finaliza a prova em quarto.
 José Gazzeta finalizou na 3ª posição |
Alberto Tognozzi ficou com a quinta colocação apertado por Paulo Santos. Na metade final da prova Paulo Nicoletti assume a segunda colocação e vai para cima do líder, tira uma boa diferença, mas não consegue a oportunidade de brigar pela ponta.
Vitória de Rômulo Onça, piloto que competiu de WR 125 - a mesma moto utilizada na Husqvarna Cup - seguido po Paulo Nicoletti e José Gazzeta. "Não esperava a vitória, fiquei surpreso pois não tive tempo de treinar", afirmou Rômulo após o pódio.
 Rafael Fonseca fez uma prova perfeita na SM1 |
 Marcel Sona foi o segundo colocado |
Na hora do alinhamento da
SM1 o sol já brilhava forte, totalmente diferente do que ocorreu nos treinos, assim direção de prova em conjunto com os pilotos decidiu abrir a parte de terra da pista. Ótimo para o espetáculo e para o público - as arquibancadas ficavam atrás das duas mesas montadas no trecho de terra - que pode acompanhar de perto os pegas da principal categoria.
Os pilotos mais experientes no motocross comemoraram a descisão. Já para os pilotos da motovelocidade a volta da terra deixou as coisas mais complicadas. Os dois primeiros do grid, Pierre Chofard e César Barros, por exemplo não confirmaram suas posições na prova. Dada a largada
Chofard caiu ainda na primeira volta (curiosamente ainda no asfalto, antes da entrada na terra) e, apesar de retornar a corrida, não completou a prova. Já César Barros abandonou a bateria logo no início, após passar em nono na primeira volta.
 Rafael Paschoalin (3º) e Pipo Castro (5º) protagonizaram uma das melhores disputas da categoria principal |
 Rafael Ramos em prova de recuperação terminou em 6º |
Quem teve uma ótima largada foi Rafael Fonseca, que pulou da quarta posição para a liderança da prova e deu início a uma prova perfeita. Marcel Sona Cardoso assumiu a segunda posição e travou um belo duelo com Rafael Paschoalin neste momento da prova. Paulinho Stedile largou na quarta colocação, mas foi ultrapassado por Pipo Castro e perdeu rendimento durante a prova terminando em décimo terceiro. Já o campeão do Arena Cross surpreendeu na corrida e, depois de partir em nono no grid, entra na disputa pelas primeiras posições.
Após errar na primeira volta sofrendo uma queda, Rafael Ramos fez uma excelente prova de recuperação. Décimo terceiro tempo dos treinos ele completou a primeira volta em décimo sétimo, mas aproveitou muito bem a parte de terra recuperando terreno para completar a corrida em sexto lugar. Na metade da prova Pipo começa a pressionar Rafael Paschoalin, mas se descuida tentando ultrapassar vários retardatários ao mesmo tempo em uma curva e cai. O catarinense retorna a prova em sétimo e continua imprimindo um bom ritmo.
 Alisson Cândido: participação discreta, mas eficiente lhe rendeu a quarta posição final |
Na ponta Rafael Fonseca, ex-piloto de motocross, mescla bem a velocidade na terra e no asfalto o que lhe garante abrir uma diferença confortável em relação a Marcel Sona.
O atual campeão brasileiro da modalidade força na parte final e chega a tirar uma diferença considerável, mas não o suficiente para pressionar Fonseca. Rafael Paschoalin ficou confortável após a queda de Pipo e terminou na terceira colocação, mostrando-se mais um forte candidato ao título da temporada. De forma discreta Alisson Cândido fez uma prova eficiente concluíndo a bateria na quarta posição. Pipo Castro na parte final da prova ocupa a quinta colocação, onde recebe a bandeirada.
Fonseca comemorou a vitória com sua tradicional empinada de pé sobre o banco da motocicleta e com um can-can no salto em frente ao público. O piloto de Brasília afirmou após a corrida: "Quero lutar pelo título deste ano. Fiz um curso no exterior, estou confiante e com vontade pra isso".
A próxima etapa do Super Arena Motos será no dia 30 de junho e 1º de julho em Barra Bonita - SP.
A etapa de Piracicaba do Super Arena Motos teve a organização de Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, patrocínio da Husqvarna e Old Eight, co-patrocínio da Yamaha, Peels Capacetes, Metzeler e Alemão Pneus. O apoio foi do ECPA e da Revista Moto. Resultados
1º |
46 |
Rafael Fonseca Santos |
IMS, Polisport, Pro-taper, Oxtar, Leo-vince, Equipe Fonseca, Motul |
25 |
2º |
01 |
Marcel Sona Cardoso |
Shell Advance, Michelin, Super Moto |
20 |
3º |
113 |
Rafael Paschoalin |
Imocx Racing, Hus, Shift, Motul, Alemão Pneus. |
16 |
4º |
33 |
Alisson Candido |
Intermotos Concessionária Hon |
13 |
5º |
10 |
Cristopher Castro "Pipo" |
Yam, Pro Trork, Geração Motos, Recris Transportadora. |
11 |
6º |
06 |
Rafael Ramos |
KTM, R6 Comunicação, Oakley, Cti2, Vort.x, Spidi, Alpinestars, Three Heads |
10 |
7º |
07 |
Theo Trevisani |
Duboy Racing |
09 |
8º |
97 |
Rodrigo Benedictis |
Leite Shefa |
08 |
9º |
76 |
Gionavanni Galzerano |
Official Suz Motos, ACS Vídeos, América Sports, Dust |
07 |
10º |
400 |
João Toledo Filho |
Suz Petrobrás |
06 |
11º |
146 |
João Henrique Leite |
Haiah, Jrdelia, Khs Bikes |
05 |
12º |
37 |
Ricardo Kazuo Simohara |
Ricaeli, Motoschool, Volpaint |
04 |
13º |
788 |
Paulo César Stedile |
Tock, Protork, Mitas, Rodotista |
03 |
14º |
36 |
Philippe Braga Thiriet |
Selenia, Shark |
02 |
15º |
31 |
Álvaro Candido Filho |
Intermotos concessionária Hon |
01 |
16º |
43 |
Denis Cordeiro |
- |
00 |
17º |
11 |
Pierre Chofard |
Petrobrás, Scud Team, Alex Barros Shop |
00 |
18º |
64 |
Amílcar Ribeiro |
Auditel |
00 |
19º |
77 |
César Barros |
AGV, Dainese, Sidi, Arrow, Alex Barros Shop |
00 |
20º |
34 |
Bruno Corano |
MotoSchool |
00 |
1º |
220 |
Rômulo Bottrel Onça |
Imocx Motostreet, oxtar, netsol, pbf, mrpro, Bridgestone, Tigrinho Pinturas |
25 |
2º |
23 |
Paulo Nicoletti |
Agrobras, Supermotard Racing, Banny Pel |
20 |
3º |
161 |
José Gazzeta |
Duboy Racing, Fitex Fios Têxteis |
16 |
4º |
18 |
Felipe Zanol |
Imocx Racing, Hus |
13 |
5º |
171 |
Alberto Tognozzi |
- |
11 |
6º |
69 |
Paulo Santos |
- |
10 |
7º |
688 |
Marlon Bonilha |
Protork, Tork |
09 |
1º |
41 |
Sinval Peres |
Giglê Preparações, Sobrado Moto Peças |
25 |
2º |
04 |
Sírio Beto |
Bensova Chaveiro |
20 |
3º |
10 |
Alexandre Grandi "Doca" |
Bardahl, Levorin, Bieffe, Aversa Motos, Laquila, Arlen Ness, Toninho Lufrificantes |
16 |
4º |
101 |
Rogério Amaral |
Giglê Preparações, Sobrado Moto Peças, Borracharia do Galo, Geninho Multimarcas |
13 |
5º |
696 |
Jean Carlos |
- |
11 |
6º |
700 |
Ivan Cassaro |
Calçados passionare, Cartonagem Pirâmide |
10 |
7º |
46 |
René Buttner |
- |
09 |
8º |
99 |
Roger Grosso |
Center Moto Suz Barra Bonita |
08 |
9º |
32 |
Richard Kadomato |
STR motos, Hon, Three Heads, Wacs |
07 |
10º |
31 |
Danilo Lewis |
NT Transportes, Corneta Ferramentas, Wacs, Three Heads, STR Motos |
06 |
1º |
30 |
Leandro Panades |
Motociclismo, Panades, Shift, KBC |
25 |
2º |
17 |
Pablo Berardi |
Pirelli, Cetemo-Martog, Oxxy, Shark |
20 |
3º |
22 |
Caio Evangelista |
Dirt Action |
16 |
4º |
21 |
Guilherme Lima |
Revista Dirt Action, Mechanix, Universal |
13 |
5º |
34 |
Leandro Melo |
Revista Duas Rodas, Alpinestars, Motors CO |
11 |
6º |
37 |
Lucidio Arruda |
MotoX |
10 |
7º |
25 |
Arthur Thiriet |
Promec |
09 |
8º |
29 |
Rodolfo Melo |
Revista Moto Max |
08 |
9º |
33 |
Eduardo Zampieri Silva |
A Revista da Moto |
07 |
10º |
35 |
Santo Feltrin Neto |
A Revista da Moto |
06 |
11º |
31 |
Marcelo Mazzuchelli Dias |
Revista Moto.com |
05 |
12º |
26 |
César Araújo |
MX Racing |
04 |
13º |
20 |
Hilário Casalino |
Moto Adventure, Pro 1 motorcycles, XBrazil |
03 |
14º |
39 |
Sanzio Bernardes |
Tribo Off Road, TSE Transportes |
02 |
15º |
38 |
Lanner Azevedo |
Revista Moto Fúria |
01 |
16º |
16 |
Vicente Benedictis |
Bikebox e JR DElia assessoria esportiva |
00 |
17º |
23 |
Diego Rosa |
- |
00 |
18º |
32 |
Cássio Narciso |
Revista Moto Max |
00 |
19º |
36 |
Cláudio Teixeira |
Revista Moto.com e Bike Brothers |
00 |