X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Observações de Thunder Valley
Publicado em: 05/06/2012
Clique e saiba mais

Coluna do Edu Erbs #5 - Prova no colorado pode ter mudado os rumos do campeonato
Redação MotoX.com.br - Texto: Eduardo Erbs - Fotos: supercross.com / Hoppenworld / KTM


Ryan Dungey conquista sua primeira vitória


Largada 250
O AMA Motocross realizado no Colorado trouxe uma reviravolta interessante ao campeonato, começando pelo fato de que a corrida foi transferida para mais perto do início da temporada, trazendo um clima bem mais ameno do que os 30 e tantos graus que os pilotos estavam acostumados nessa prova. Como sempre, a altitude é um fator condicional para esta prova, pois Denver fica a mais de seis mil pés de altura em relação ao nível do mar. Com isso, as motos perdem um pouco de rendimento e o ar rarefeito testa as condições físicas dos pilotos.

Durante a primeira bateria das 450cc, alguns pingos de chuva caíram, porém, depois das 250cc já estarem alinhadas no gate, os oficiais da prova decidiram adiar o início da prova por quase uma hora pelos fortes ventos comprometerem a segurança dos pilotos.


Andrew Short e Jack Weimer subiram ao pódio pela primeira vez na temporada


Ganhando ou perdendo James Stewart está sempre no centro das atenções
A grande notícia da semana, mais uma vez ficou por conta de James Stewart. Ele iniciou a primeira disputa desta etapa do mesmo modo que as quatro baterias do ano até aqui, com uma largada decente, perto dos Top 5, fazendo uma primeira volta fenomenal e alcançando a segunda posição, logo atrás de Tommy Hahn. Na segunda volta, Bubba pegou a lideranca, e parecia ter tudo sob controle, até que perdeu a dianteira de sua Suzuki em uma das longas cavas da pista, caindo no lado direito. Com fortes dores, ele abandonou a bateria e consequentemente a prova.

Veja também: a queda de Stewart por outro ângulo

O fato mais interessante e que está gerando muitos comentários é o fato de que uma pessoa da imprensa cortou a pista a pé, logo em frente de James, quando fazia um salto em descida. Na minha opinião, com certeza uma pessoa dentro da pista pode ser uma grande distração para o piloto, porém, não estava tão perto de James para ser atingida por ele. Aparentemente, essa 'distração', poderia ser o fator que fez James optar por um traçado novo, que não tinha feito antes, e consequentemente cometer o erro. Ainda não se sabe exatamente a gravidade das lesões do piloto, porém, ele postou no Twitter nesta terça-feira que se sente bem e pretende largar em Mount Morris, no entanto, ainda fará alguns testes para ter certeza que tudo está bem.


Justin Barcia


Ken Roczen
A Lites mais uma vez deu uma amostra do show que veremos durante essas 12 etapas, com três delas concluídas. Temos três ganhadores diferentes, apresentando um duelo sensacional entre os ponteiros do campeonato: Bagget, Barcia, Roczen e Tomac. Justin Barcia acabou levando a melhor na geral, depois de fazer contato com Ken Roczen na última volta da segunda bateria, fazendo assim o piloto alemão perder duas posições, mas ainda comparecer no pódio.

Red Bull KTM: Este final de semana foi especial para a fábrica nas duas extremidades do Atlântico. Depois do time Europeu não ter tido muita sorte em terras (ou lamas) brasileiras, a equipe dominou o GP da França, palco do Motocross das Nações em 2011, com Tony Cairolli fazendo 1 - 1, e Jeffrey Herlings 1 - 2, capturando o primeiro lugar na geral. 

Já no lado de cá, Dungey dominou as duas baterias com certa tranquilidade, vencendo pela terceira vez consecutiva em Thunder Valley. Ele capturou 50 pontos importantes e tem agora, uma vantagem de 36 pontos sobre Stewart. Ken Roczen, aproveitou o fato de Thunder Valley ser a única pista do calendário que conhecia (Nações 2010) para encontrar um pouco mais de velocidade para brigar de igual pra igual com os líderes da prova. Infelizmente Kenny cometeu dois erros no final de cada bateria, acabando a prova em segundo e quarto, para ocupar mais uma vez a tarceira posição do pódio. O francês Marvin Musquin, que ainda sofre com a mão recem-operada, se coloca em uma posição interessante, não conseguindo ainda brigar pelo pódio com os quatro favoritos, mas se destacando dos demais oponentes. Ele acabou as duas baterias na quinta posição, e com o quinto lugar no campeonato.


Marvin Musquin


Ivan Tedesco (9) tem largado bem, mas chegado mal
Pro Circuit Kawasaki: Brock  Tickle, que corre com as 450cc, abandonou a primeira bateria por problemas mecânicos, porém, na segunda prova brigou com Jake Weimer acabando na terceira posição. Na Lites, o time dirigido por Mitch Payton que era invicto nesta pista - desde 2005 - teve a sua invencibilidade quebrada por Justin Barcia, mesmo que Baggett tenha tido uma corrida tremenda, mais uma vez vindo de trás. Ivan Tedesco acabou na 11ª posição na geral.

Geico Honda: Justin Barcia fez a alergia do time vermelho conquistando a sua segunda vitória da carreira na classe, e quebrando um jejum de quase três anos. Eli Tomac não teve largadas espetaculares e, 'a La Bagget', veio agressivo de trás para terminar na quarta e terceira posições, acabando a etapa em quarto. O time também anunciou a re-contratação de Will Hanh para 2013, que parecia estar com os minutos contados no time.

Primeirinha: Thunder Valley é a única pista que a maioria dos pilotos na classe das 250cc larga em primeira marcha, pois, além de a largada ser de morro-acima, as motos de menores cilindradas sofrem um pouco mais com a perda de potência devido a altitude.


Nico Izzi


Tommy Hahn
Nico Izzi: O piloto de Michigan, mais uma vez surpreendeu com duas quintas posições, fechando o dia na quarta colocação. Nico brigou pelos primeiros lugares no Texas, no final de semana passado, até que se enroscou em um monte de feno na segunda bateria, sacrificando a sua posição na geral. Até agora, Nico é apontado pelos especialistas no esporte como a principal surpresa nas 450cc.

American Honda: Antes da primeira bateria das 450cc, Justin Barcia fez uma 'hot-lap' no último lançamento da marca, a CRF450 2013, que será a moto  que ele estreará nas próximas temporadas. Muita gente está um pouco desapontado com o desempenho da equipe até agora, principalmente com Justin Brayton, que no momento é o principal piloto da equipe e que somente neste final de semana teve um resultado mais próximo do esperado com a sétima colocação no geral.

Até então, Andrew Short vem fazendo as 'honras da casa', e subiu ao pódio neste final de semana, com destaque para a segunda colocação na segunda bateria. Tommy Hanh, que substitui Trey Canard, pegou o holeshot na primeira bateria, mas teve um final de semana um pouco desastroso e com várias quedas acabou a prova somente na 38ª posição.

A paisagem: Geralmente quando a Red Bull está metida na organização ou patrocínio de um evento, nós já sabemos o que esperar, pois tudo é sempre do bom e do melhor, mas muita gente tem criticado um pouco as modelos dos eventos, pois tenho que admitir, a Monster e até a Rockstar (patrocinadora do ano passado), tinham uma agência de modelos muito melhores. It's time to bring the sexy back!


Mike Alessi


Malcolm Stewart
Mike Alessi: Alessi que ganhou sua última prova aqui em Lakewood em 2009, a bordo de uma Suzuki, subiu ao pódio nas duas primeiras corridas da temporada, porém, neste ano, o Colorado deu ao piloto muito trabalho. Ele acabou a etapa somente na sexta posição, e ultrapassado por Jake Weimer na pontuação do campeonato.

Ruim pra uns, bom para outros: Com a queda de Stewart e com o azar de outros pilotos,  grande parte do pelotão de frente em Lakewood conquistou as suas melhores posições da temporada, começando por Ryan Dungey (1), Jake Weimer (2), Andrew Short (3), Nico Izzi (4), Justin Brayton (7), Micharl Byrne (8) e Billy Laninovich (9).

JDR KTM: O time australiano perdeu sua tenda logo na sexta-feira, com os fortes ventos no Colorado, mas finalmente no sábado, Malcolm Stewart teve uma performance decente terminando a etapa na sexta colocação geral.


 

Frase da semana:
"One image speaks more than a thousand words."



The GOAT - Rick Carmichael







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet