X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Enduro pelo Mundo

Enduro pelo Mundo #2 - X-Games e novos modelos 2012
Publicado em: 02/08/2011
Clique e saiba mais

Várias provas e notícias de bastidores movimentaram o mundo do Enduro em julho
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes


Circuito da prova de Enduro X na 17ª edição do X Games
Foto: Drew Ruiz

O mês de julho foi agitado no calendário de Enduro mundial com provas nacionais na França, Itália e Alemanha. Além disto, houve muita movimentação na preparação para o Rally dos Sertões e Dakar, envolvendo grandes pilotos de Enduro. Fora do velho continente, aconteceu a estréia da modalidade Enduro X na 17ª edição de verão do X Games.

Veja também: Como foram outras 7 modalidades com motos no X Games 2011 (com vídeos)


Antoine Meo, campeão francês por antecipação na classe E2
Foto: Husqvarna Racing
Os fãs da modalidade também se agitaram com a suposta divulgação do calendário 2012 do Mundial de Enduro e também com a notícia dos novos modelos de várias marcas para o próximo ano. Acompanhe a seguir um resumo das principais novidades do Enduro pelo Mundo.

Campeonato Francês de Enduro

O líder da classe E2 no Mundial de Enduro, Antoine Meo, conseguiu uma motivação a mais para este final de temporada. O piloto da Husqvarna conquistou o título francês de Enduro por antecipação ao vencer os dois dias de prova na penúltima etapa do campeonato. Este é o segundo título nacional conquistado pela Husqvarna este ano. O primeiro veio pelas mãos de Alex Salvini que conquistou o Campeonato Australiano de Enduro a bordo do modelo TE 250.

Sébastien Guillaume levou a melhor na E3, com a segunda posição no sábado e a vitória no domingo, deixando o líder da categoria, Christophe Nambotin, com a segunda colocação geral da etapa. Faltando apenas mais uma rodada, o piloto da Gas Gas está com uma mão na taça, contando com uma vantagem de 30 pontos sobre Guillaume.


Simone Algergoni venceu a 4ª etapa do Italiano de Enduro
Foto: Husqvarna Racing

Campeonato Italiano de Enduro


Paulo Gonçalves
Foto: Husqvarna Racing
Ao contrário dos maus resultados que vem obtendo no Mundial, Simone Albergoni dominou a classe 450cc 4 Tempos na 4ª etapa do Italiano de Enduro, vencendo os dois dias de prova.

Já na classificação geral da etapa, o domínio foi dos pilotos do time HM Honda, Mika Ahola e Rodrig Thain, primeiro e segundo, respectivamente. Thomas Oldrati e Joakim Ljunggren vieram na sequência, seguidos por Albergoni, quinto colocado geral.

Campeonato Alemão de Cross Country

Também em sua quarta etapa, o Alemão de Cross Country foi realizado em Goldbach, uma das maiores áreas de floresta do país. As fortes chuvas durante todo o fim de semana da competição deixaram o circuito totalmente enlameado, tornando a pilotagem mais difícil.

O líder do campeonato, o português Paulo Gonçalves, não ficou imune e enfrentou problemas de embreagem que o deixaram apenas na quinta colocação. Por sorte, seu principal concorrente na briga pelo título, Christian Weiss, também não foi muito bem, ficando em terceiro. Com o resultado, Paulo ainda mantém uma vantagem de sete pontos na classificação. A próxima etapa será daqui a um mês, nos dias 3 e 4 de setembro.


Modelo 2 Tempos TE 300 2012 da Husaberg
Foto: Divulgação Husaberg

Modelos 2012

Mal passamos da metade do ano e os principais fabricantes de modelos para Enduro já estão apresentando suas linhas para o ano que vem.


TE 250 Husqvarna - Foto: Divulgação Husqvarna

É o caso da Husaberg (veja o vídeo de apresentação da linha na MotoX TV), Sherco, KTM, Husqvarna, Yamaha e Gas Gas. A maioria dos detalhes técnicos e principais mudanças ainda não foram divulgados, mas as marcas já começaram a soltar as fotos dos sonhos de consumo dos pilotos de trilhas.


Modelo 2012 da Sherco SE 2.5i - Foto: Divulgação Sherco

Mundial de Enduro 2012


Yamaha WR 450 2012
Até o momento, nem a Federação Internacional de Motociclismo, nem a ABC, organizadora do Mundial de Enduro, confirmaram algo oficialmente, mas alguns sites estrangeiros já estão divulgando o calendário para a temporada 2012 e, se confirmado, contará com grandes alterações.

Apenas especulação ou não, pelo visto haverá uma nova tentativa de 'internacionalizar' o campeonato, atualmente restrito à Europa. Em 2009 houve uma etapa realizada no México, mas apesar de contar com a presença dos principais competidores e equipes, se mostrou inviável para os times menores e pilotos privados. Desta vez ao que parece, o calendário contará com duas etapas fora do velho continente e para talvez tornar o deslocamento mais viável para a grande maioria dos participantes, aconteceriam em dois finais de semana em sequência.


Gas Gas ISDE Réplica 2012
Foto: Divulgação Gas Gas
A grande novidade e até mesmo surpresa, são os locais destas duas etapas. Nossos vizinhos Argentina e Chile supostamente receberão a primeira e segunda etapas, respectivamente. A data que consta para a abertura é 17 e 18 de março e no fim de semana seguinte, dias 24 e 25, a segunda rodada no Chile. Resta agora aguardar algum comunicado oficial dos organizadores para termos certeza destas informações ou se não passou apenas de um boato. Caso as provas aconteçam, fica também a torcida para revermos Felipe Zanol disputando novamente algumas etapas do Mundial de Enduro.

Calendário Mundial de Enduro 2012
(extra-oficial)
1. Argentinia - 17/18 março
2. Chile - 24/25 março
3. Portugal - 28/29 abril
4. Espanha - 05/06 maio
5. Itália - 30 junho / 01 julho
6. Suécia - 25/26 - agosto
7. Finlândia - 01/02 setembro
8. França - 20/21 - outubro


Felipe Zanol já está com todo seu equipamento preparado para o Rally dos Sertões
Foto: Maurício Arruda

Rally dos Sertões


Dário Júlio é mais um forte concorrente brasileiro no Sertões
Foto: Fábio Davini
Por falar em Felipe Zanol, o piloto mineiro já está com tudo pronto para sua segunda participação no Rally Internacional dos Sertões, que começa no próximo fim de semana, dia 9 de agosto. Depois da bela estréia ano passado quando ficou com a segunda colocação geral, atrás apenas do multi campeão Marc Coma, Zanol passa agora a ser um dos favoritos à vitória.

"A moto é do mesmo modelo que eu andei no ano passado, o que facilita a adaptação", explicou Zanol. "A maior adaptação será mesmo durante a prova, quando vierem as altas velocidades. Outro ponto que irei observar melhor na disputa será a frenagem", continuou o piloto. Diferente das competições de enduro, em que acelera com a Gas Gas, ele correrá com uma Honda CRF 450X. A moto já está totalmente adesivada para a prova, só falta o número. "Os pneus são do modelo RMX 35 da Rinaldi, bastante duráveis e para chão mais duro e de pedra. Posso ainda optar por outros modelos durante a prova." concluiu Zanol.

Mesmo entrando para a lista dos favoritos, o brasileiro terá bastante trabalho, já que vários nomes internacionais tem presença confirmada. Entre eles Cyril Despres, David Casteu, Paul Verhoeven e Davi Fretgné. Além é claro dos fortes concorrentes brasileiros como Guto Klaumann, Thiago Fantozzi e o atual campeão brasileiro de Enduro de Regularidade, Dário Júlio que também fez uma boa estréia ano passado,


CRE 450X para Rally desenvolvida em conjunto pela HM Honda e Jolly Racing
Foto: HM Honda

Rally Dakar


Mika Ahola foi o responsável pelo desenvolvimento do kit para o Rally Dakar
Foto: HM Honda
Continuando no Rali, o tetra campeão mundial de Enduro, Mika Ahola é o responsável em desenvolver o modelo HM-HONDA CRE 450X. Trata-se de um kit desenvolvido pela HM, time do finlandês, para transformar a Honda CRE 450X em uma moto de Rally. Segundo o piloto, a transformação, feita em conjunto com a Jolly Racing, não alterou a forma de pilotagem em relação ao modelo original.

O motor contará com partida elétrica e sua caixa de câmbio sofreu alterações para se adequar às longas jornadas diárias e altas velocidades exigidas no Dakar. O radiador, cabeçote e válvulas também sofreram alterações visando a melhora do desempenho e durabilidade. O modelo ganhou uma 'roupa' própria para as provas da modalidade, com carenagem que abriga os instrumentos de navegação e tanques auxiliares, aumentando sua capacidade para 31 litros.

Este kit foi desenvolvido para ser vendido completo ou em partes para pilotos privados que utilizam a CRE 450X e a HM Honda oferece também a moto completa, já pronta para rali.


Taddy Blazusiak foi o primeiro vencedor da nova modalidade do X Games
Foto: Drew Ruiz

X Games 2011 - Enduro X


Assista a bateria final do Enduro X na MotoX TV
A prova estreou nesta 17ª edição do X Games de Verão, realizado entre os dias 28 e 31 de julho, em Los Angeles, e contou com vários nomes importantes tanto do Enduro como do Motocross. O circuito foi construído nos moldes do Mundial de Enduro Indoor, repleto de obstáculos artificiais bastante difíceis, onde até a largada já era um desafio à parte. Ao cair o gate, os competidores 'despencavam' por uma rampa muito alta e íngreme, entrando em seguida numa curva fechada com uma tora de madeira gigante no meio.

Depois de três classificatórias, a bateria final reuniu nada menos que Taddy Blazusiak, Mike Brown, Joakim Ljunggren, Destry Abot e Kurt Caselli entre os dez finalistas. Especialista neste tipo de prova e principal favorito ao título, Blazusiak não conseguiu uma boa largada, mas duas voltas depois já era o terceiro, passando a disputar o segundo posto com Mike Brown. Os dois se alternavam na posição a cada curva enquanto Geoff Aaron seguia na frente abrindo vantagem.


Mike Brown (Prata), Taddy Blazusiak (Ouro) e Justin Soule (Bronze)
Foto: Drew Ruiz


Mike Brown
Foto: Drew Ruiz
O cenário da prova mudou exatamente em sua metade, quando Aaron sofreu uma queda em uma das curvas mais difíceis do circuito. Neste mesmo momento, Brown se atrapalhou com a moto do ponteiro parada na entrada da curva e acabou enroscado no tronco que atravessava a curva. Foi aí que o polonês pôs em prática toda sua experiência para assumir a liderança e começar a abrir dos demais.

Sem contar com a pressão dos adversários, Blazusiak fechou as dez voltas da prova com folga, se tornando o primeiro vencedor do Enduro X. Mike Brown conseguiu voltar ainda em segundo, se mantendo isolado na posição, dez segundos atrás do vencedor. O piloto oficial do time de Enduro da Husaberg, Joakim Ljunggren vinha em terceiro até que uma queda na última volta o tirou a medalha de bronze, que foi para Justin Soule, completando o pódio desta primeira edição da modalidade dentro dos X Games.

Na categoria feminina, o circuito judiou das meninas que tiveram bastante dificuldade em alguns obstáculos, principalmente quando tinham que descer e empurrar as motos. Maria Forsberg foi a vencedora, Tara Gieger ficou com a medalha de prata e Kacy Martinez foi bronze.

Resultado Final Enduro X Masculino
1. Taddy Blazusiak, KTM, Ouro
2. Mike Brown, KTM, Prata
3. Justin Soule, Kawasaki, Bronze
4. Joakim Ljunggren, Husaberg
5. Geoff Aaron, Honda
6. Destry Abbott, Kawasaki
7. Kurt Caselli, KTM
8. Cody Webb, Beta
9. Taylor Robert, Kawasaki
10. Kevin Rookstool, KTM






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet