Com quarta vitória Villopoto é mais líder do que nunca
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos:
www.supercross.com - Hoppenworld
James Stewart sofreu queda fenomenal quando liderava com folga

Chad Reed |
Daytona, Daytona! Sempre palco das mais brilhantes disputas do AMA Supercross. A etapa sempre oferece algo de diferente aos fãs e pilotos. Seja pela atmosfera de uma corrida ao ar livre, seja pela pista, sempre desafiadora.
E o circuito deste ano não ficou devendo nada em termos de dificuldades. Desenhado por ninguém menos que Ricky Carmichael, não faltaram saltos e sequências quase impossíveis e a areia local, em todas as cores e sabores.
Daytona foge também do Supercross típico com suas voltas cada vez mais rápidas. Em vez dos tempos entre 48 e 55 segundos, os mais rápidos na Flórida giravam ao redor de 1m20s. Exceção de James Stewart que cravou tempos na casa de 1m17s. Isso significa não só que o traçado oferecia uma variedade maior de obstáculos, mas também que o tempo de corrida salta dos tradicionais 15 a 16 minutos para mais de 25 minutos. Haja preparo físico!
Corrida

Ryan Villopoto |

Andrew Short |
Com mais um "holeshot" consecutivo James Stewart disparou na liderança e rapidamente abriu vantagem. A desafiador circuito parecia casar perfeitamente com seu estilo de pilotagem e James passou a emendar obstáculos que ninguém mais ousou tentar.
Na quarta volta já tinha mais de 7 segundos sobre Villopoto até que errou um salto e virou de frente. Na queda assustadora a Yamaha ainda prosseguiu em cambalhotas por vários metros parando somente alguns obstáculos depois, já do lado de fora da pista.
James, confuso, cambaleou até a moto (que permanecia ainda ligada), mas a levantou sem acionar a embreagem deixando o motor morrer. Na primeira tentativa de montar se atrapalhou com o paralama traseiro - que apontava para a Lua - e caiu novamente, aparentando um certo estado de confusão mental.
Nessa hora a equipe médica entrou em ação, de forma equivocada que lhe valeu uma saraivada de críticas. Simplesmente seguraram a motocicleta e reconduziram o piloto ao posto de pilotagem. Algo em desacordo com as regras que proibe a assistência externa salvo em caso de perigo eminente, quando os oficiais de pista devem auxiliar a retirada da moto do traçado.

Ryan Dungey |

Pódio Supercross |
Bom, ao final das contas Stewart voltou à competição e logo se mostrou à vontade na motocicleta novamente. Em poucas voltas já estava novamente em ritmo de corrida recuperando-se das últimas posições.
Na frente Villopoto já tinha mais de 10 segundos de vantagem sobre David Millsaps. Pilotou rumo à quarta vitória na temporada e na consolidação da posição de líder absoluto. Millsaps fez uma grande prova... até a metade das 20 voltas. Depois pareceu cansar e cedeu posições para Chad Reed, Ryan Dungey e Andrew Short. Este, com a quarta posição, conseguiu o melhor resultado da KTM SX350F no campeonato. A KTM ainda colocou Ken Roczen na 8ª posição (ele agora volta à Europa para competir no Mundial) e Mike Alessi em 10º.
Para Villopoto o passeio na Flórida não podia ter sido melhor. Ampliou a vantagem para 23 pontos e aparece isolado na tabela. Chad Reed encostou em Stewart na disputa pelo segundo lugar. Ryan Dungey com uma temporada consistente não está muito atrás, a 7 pontos de Reed, mas se quiser manter o número 1 tem que pensar em vitórias imediatamente. Entre os cinco primeiros quem se saiu pior em Daytona foi Trey Canard. Caiu duas vezes no início e não passou da 13ª posição. Agora já está mais de 40 pontos atrás do líder.
O brasileiro Jorge Balbi sofreu uma forte queda na segunda tomada de tempos durante a tarde. Não se machucou, mas preferiu não correr as baterias noturnas apesar de ter marcado tempo que lhe dava esse direito. O piloto agora volta ao Brasil focado nas competições locais.
Lites Leste

Blake Baggett venceu na Lites Leste |
Terceira prova da Lites Leste e terceiro vencedor diferente. Foi Blake Baggett quem saiu na frente e só teve que se preocupar com a pista. Foi uma vitória de ponta a ponta sem adversários lhe atazanando. Justin Barcia ficou com a segunda posição que lhe valeu a liderança do campeonato já que Dean Wilson, com quem estava empatado antes de Daytona, não teve uma boa noite finalizando apenas na 8ª posição.
Digno de nota: Barcia competiu com dois ossos fraturados no pulso levando a máxima do popular ditado "no pain, no gain".
Indianápolis recebe a 10ª etapa da temporada no próximo sábado.
Resultados
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw KX450F |
20 Laps |
Monster Energy/Kaw |
2 |
22 |
Chad Reed |
Hon CRF450R |
+6.507 |
Bel-Ray/Shift/Fox/Factory Effex/Dunlop/Hon |
3 |
1 |
Ryan Dungey |
Suz RMZ450 |
+9.351 |
Rockstar/Makita/Suz |
4 |
29 |
Andrew Short |
KTM 350 |
+45.842 |
RedBull/KTM |
5 |
18 |
David Millsaps |
Yam YZ450F |
+53.120 |
JGR/Muscle Milk/Toyota/FMF/Interstate batteries |
6 |
10 |
Justin Brayton |
Yam YZ450F |
+59.105 |
JGR/Muscle Milk |
7 |
14 |
Kevin Windham |
Hon CRF450R |
+1:04.682 |
GEICO/Hon/MSR/Planet Fitness/Amsoil |
8 |
194 |
Ken Roczen |
KTM 350 |
+1:14.318 |
RedBull/KTM/Teka |
9 |
7 |
James Stewart |
Yam YZ450F |
+1:30.202 |
TeamSanManuel/Yam |
10 |
800 |
Mike Alessi |
KTM 350 |
19 Laps |
RedBull/KTM |
11 |
9 |
Ivan Tedesco |
Kaw KX450F |
+2.450 |
Dodge Motorsports/Hart & Huntington/Hurley |
12 |
50 |
Matt Boni |
Kaw KX450F |
+18.486 |
TiLUBE/BrownMotorsports/TiFUEL/Foremost |
13 |
41 |
Trey Canard |
Hon CRF450R |
+22.664 |
American Hon Racing |
14 |
26 |
Michael Byrne |
Suz RMZ450 |
+34.118 |
BTOSports.com/BBMX/Palmetto Suz/Fly/MMI |
15 |
27 |
Nicholas Wey |
Yam YZ450F |
+36.218 |
VMS/Rockstar/Yam |
16 |
321 |
Fabien Izoird |
Kaw KX450F |
+51.511 |
-None Listed- |
17 |
942 |
Tye Simmonds |
KTM 350 |
+52.122 |
JDR/JStar/KTM/WAR/Answer/FMF/HammerHead |
18 |
24 |
Brett Metcalfe |
Suz RMZ450 |
18 Laps |
Rockstar/Makita/Suz/Yoshimura/Dunlop/Motorex |
19 |
38 |
Chris Blose |
Kaw KX450F |
13 Laps |
Dodge Motorsports/Hart & Hunnington/Belray |
20 |
39 |
Matthew Goerke |
Kaw KX450F |
8 Laps |
TiLUBE/BrownMotorsports/TiFUEL/Foremost |
1 |
57 |
Blake Baggett |
Kaw KX250F |
15 Laps |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
2 |
17 |
Justin Barcia |
Hon CRF250R |
+15.073 |
GEICO/Hon/Fox/Planet Fitness/Amsoil |
3 |
25 |
Ryan Sipes |
Yam YZ250F |
+27.975 |
DNA Shred Stix/Scott Sports/Yam/N-Fab |
4 |
21 |
Blake Wharton |
Hon CRF250R |
+35.397 |
GEICO/Hon/Fox/Planet Fitness/Amsoil |
5 |
927 |
P Larsen |
KTM 250SXF |
+46.281 |
JDR/JStar/KTM/War/Answer/FMF/HammerHead |
6 |
156 |
Jason Anderson |
Suz RMZ250 |
+50.134 |
-none listed- |
7 |
139 |
Malcolm Stewart |
Suz RMZ250 |
+51.616 |
-none listed- |
8 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw KX250F |
+52.569 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
9 |
48 |
Matthew Lemoine |
Kaw KX250F |
+1:06.625 |
Moto Extreme/Kaw/Nitro Circus/SkullCandy |
10 |
44 |
Les Smith |
Hon CRF250R |
+1:13.795 |
-none listed- |
11 |
245 |
Lance Vincent |
Hon CRF250R |
+1:15.815 |
-none listed- |
12 |
89 |
Taylor Futrell |
Hon CRF250R |
14 Laps |
-none listed- |
13 |
46 |
Alex Martin |
Hon CRF250R |
+7.670 |
Eleventen Mods/Renegade Fuels/Husker Off Road |
14 |
412 |
Levi Kilbarger |
Hon CRF250R |
+28.542 |
KilbargerRacing/JP3Graphics/OnealGear |
15 |
330 |
A Catanzaro |
Hon CRF250R |
+42.137 |
-none listed- |
16 |
93 |
Hunter Clements |
Hon CRF250R |
+1:21.532 |
-none listed- |
17 |
42 |
Nico Izzi |
Hon CRF250R |
13 Laps |
KilbargerRacing/JP3Graphics/OnealGear |
18 |
130 |
Kyle Keylon |
Suz RMZ250 |
+15.845 |
Barneys Rocket Racing/One Industries/Vortex |
19 |
65 |
Hunter Hewitt |
Suz RMZ250 |
+51.701 |
Pro Circuit/One Industries/Tag/Sunline/XPL/SPY |
20 |
244 |
Ryan Zimmer |
Hon CRF250R |
+1:10.002 |
-none listed- |
Classificação Geral
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
196 |
2 |
7 |
James Stewart |
173 |
3 |
22 |
Chad Reed |
172 |
4 |
1 |
Ryan Dungey |
165 |
5 |
41 |
Trey Canard |
154 |
6 |
29 |
Andrew Short |
128 |
7 |
24 |
Brett Metcalfe |
107 |
8 |
10 |
Justin Brayton |
105 |
9 |
18 |
David Millsaps |
104 |
10 |
14 |
Kevin Windham |
89 |
11 |
9 |
Ivan Tedesco |
88 |
12 |
27 |
Nicholas Wey |
69 |
13 |
30 |
Kyle Regal |
60 |
14 |
800 |
Mike Alessi |
57 |
15 |
38 |
Chris Blose |
50 |
16 |
11 |
Kyle Chisholm |
46 |
17 |
50 |
Matt Boni |
34 |
18 |
194 |
Ken Roczen |
27 |
19 |
43 |
Weston Peick |
24 |
20 |
321 |
Fabien Izoird |
19 |
21 |
942 |
Tye Simmonds |
19 |
22 |
12 |
Thomas Hahn |
17 |
23 |
74 |
Austin Stroupe |
15 |
24 |
47 |
Jason Thomas |
15 |
25 |
33 |
Joshua Grant |
12 |
26 |
45 |
Vince Friese |
12 |
27 |
26 |
Michael Byrne |
12 |
28 |
34 |
Dan Reardon |
5 |
29 |
877 |
Maxime Lesage |
4 |
30 |
85 |
Ryan Clark |
4 |
31 |
801 |
Jeff Alessi |
3 |
32 |
903 |
Antonio Balbi |
2 |
33 |
39 |
Matthew Goerke |
1 |
34 |
76 |
Kyle Partridge |
1 |
|
1 |
17 |
Justin Barcia |
69 |
2 |
57 |
Blake Baggett |
65 |
3 |
15 |
Dean Wilson |
60 |
4 |
25 |
Ryan Sipes |
54 |
5 |
21 |
Blake Wharton |
51 |
6 |
156 |
Jason Anderson |
41 |
7 |
48 |
Matthew Lemoine |
35 |
8 |
139 |
Malcolm Stewart |
34 |
9 |
927 |
P Larsen |
33 |
10 |
245 |
Lance Vincent |
33 |
11 |
46 |
Alex Martin |
28 |
12 |
65 |
Hunter Hewitt |
17 |
13 |
77 |
Ian Trettel |
16 |
14 |
412 |
Levi Kilbarger |
16 |
15 |
89 |
Taylor Futrell |
13 |
16 |
44 |
Les Smith |
11 |
17 |
330 |
A Catanzaro |
11 |
18 |
102 |
Christopher Gosselaar |
10 |
19 |
42 |
Nico Izzi |
10 |
20 |
714 |
Shawn Rife |
9 |
21 |
283 |
Justin Sipes |
8 |
22 |
533 |
Gannon Audette |
8 |
23 |
304 |
Bradley Ripple |
6 |
24 |
93 |
Hunter Clements |
5 |
25 |
918 |
Michael Akaydin |
5 |
26 |
505 |
Sean Lipanovich |
4 |
27 |
130 |
Kyle Keylon |
3 |
28 |
678 |
Nicholas Myers |
3 |
29 |
129 |
Vernon Mckiddie |
2 |
30 |
244 |
Ryan Zimmer |
1 |
31 |
60 |
Killy Rusk |
1 |
32 |
37 |
Darryn Durham |
1 |
|