Stewart abre seis pontos - Ryan Dungey é campeão da Lites Oeste
Texto: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação
 Pódio da categoria principal com Chad Reed, James Stewart e David Millsaps |
 Stewart e Reed |
Em sua fase decisiva o AMA Supercross 2009 volta a apresentar corridas eletrizantes na batalha por um dos títulos mais disputados na história recente do campeonato. James Stewart saiu de Salt Lake City com uma vantagem de 6 pontos, o que lhe permite comquistar o título em Las Vegas com a terceira posição. Mas dentro da pista a corrida não deixou de apresentar drama, divididas agressivas e muita emoção.
CorridasDepois do desastre em Seattle, Chad Reed passou alguns dias treinando largadas com seu companheiro de equipe Mike Alessi. A estratégia funcionou já que o piloto da Suzuki conquistou o holeshot da corrida final no Rice-Eccles Stadium.
James Stewart contornou a primeira curva em quinto, mas a tranquilidade de Reed não durou mais que duas retas. Logo seu rival na disputa do título estava o seguindo de perto.
A estratégia de Stewart foi a mesma de Jacksonville. Estudou o traçado de Reed por várias voltas. O australiano também procurou não forçar demais o ritmo no início. Tomou uma postura mais defensiva na tentativa de administrar a liderança.
Numa das seções Stewart tinha uma combinação mais rápida e quase fez a ultrapassagem. Reed aprendeu rapidamente e passou a imitar o traçado de Stewart no local.
Próximo a metade do evento final Stewart fez a ultrapassagem para receber o troco de Reed logo depois. Mais uma volta e nova ultrapassagem de Stewart, mas parecia que o australiano estava guardando o gás para o contra-ataque. Numa manobra agressiva espremeu Stewart nos blocos de espuma e reassumiu a liderança.
A ultrapassagem definitiva aconteceu na 12ª volta. E aí que entra a situação bizzarra da prova. Reed continuou seguindo Stewart de perto, a esta altura o tráfego de retardatários era grande, mas todos eles abrindo caminho e respeitando a briga do título.
Até que os líderes encostaram em Kyle P. Chisholm, companheiro de James na Yamaha L&M Racing. Chisholm abriu para Stewart, mas, talvez querendo mostrar serviço ao final de uma temporada apagada, espremeu Chad Reed na parte externa da curva. O companheiro de Stewart bateu com a roda dianteira na pedaleira da Suzuki e caiu. Reed perdeu um pouco de contato que não foi mais capaz de recuperar.
Chisholm recebeu bandeira preta e foi suspenso da etapa final programada para esse sábado em Las Vegas. Óbvio que James Stewart tem capacidade de sobra para disputar o título sem auxílio nenhum de táticas de equipe reprováveis, e a atitude de seu companheiro foi completamente desnecessária. Seu segundo maior inimigo são seus próprios erros, que costuma cometer quando está sob pressão.
O irônico da história é que o chefe da equipe Larry Brooks escreveu um artigo semanas atrás defendendo punições mais severas para quem desrespeitar a bandeira azul.
Lites Oeste - Dungey campeão
 Ryan Dungey comemora... |
 ... seu primeiro título profissional |
Com nove pontos de vantagem sobre Jake Weimer, Ryan Dungey precisava apenas da 5ª posição para garantir o título. Na largada o mais rápido foi Jake Moss seguido de Dungey. Weimer começou a prova fora dos dez primeiros.
Moss liderou até a metade da corrida quando caiu e entregou a liderança para Dungey que voltas mais tarde foi ultrapassado por Trey Canard.
Jake Weimer se recuperou e entrou na briga. Dungey tomou uma postura defensiva e deixou Weimer passar na volta final deixando Ryan Morais passar também.
Mesmo sem chances ao título Weimer deu tudo nas voltas finais, ameaçou Canard na última volta e cruzou a bandeirada apenas meio segundo atrás.
No próximo sábado acontece o desafio Leste-Oeste com os melhores pilotos de cada região.
Resultados
1 |
7 |
James M. Stewart |
Yam YZ450F |
20 |
--- |
2 |
1 |
Chad Reed |
Suz RM-Z450 |
20 |
3.732 |
3 |
18 |
David D. Millsaps |
Hon CRF450R |
20 |
31.107 |
4 |
2 |
Ryan D. Villopoto |
Kaw KX450F |
20 |
35.629 |
5 |
29 |
Andrew T. Short |
Hon CRF450R |
20 |
42.756 |
6 |
33 |
Joshua M. Grant |
Yam YZ450F |
20 |
46.607 |
7 |
14 |
Kevin W. Windham |
Hon CRF450R |
20 |
50.524 |
8 |
54 |
Matt Boni |
Hon CRF450R |
20 |
51.605 |
9 |
48 |
Thomas K. Hahn |
Kaw KX450F |
20 |
54.277 |
10 |
9 |
Ivan Tedesco |
Hon CRF450R |
20 |
55.365 |
11 |
35 |
Paul P. Carpenter |
Kaw KX450F |
19 |
--- |
12 |
27 |
Nicholas A. Wey |
Yam YZ450F |
19 |
--- |
13 |
132 |
Billy R. Laninovich |
Kaw KX450F |
19 |
--- |
14 |
13 |
Heath D. Voss |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
15 |
60 |
Broc D. Hepler |
Yam YZ450F |
19 |
--- |
16 |
57 |
Jacob Marsack |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
17 |
59 |
Troy K. Adams |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
18 |
911 |
Tyler T. Bowers |
Hon CRF450R |
17 |
--- |
19 |
644 |
Kyle Partridge |
Hon CRF450R |
17 |
--- |
|
38 |
Kyle P. Chisholm |
Yam YZ450F |
15 -DQ |
--- |
1 |
39 |
Trey G. Canard |
Hon CRF250R |
15 |
--- |
2 |
19 |
Jake T. Weimer |
Kaw KX250F |
15 |
0.517 |
3 |
116 |
Ryan Morais |
Kaw KX250F |
15 |
5.573 |
4 |
10 |
Ryan M. Dungey |
Suz RM-Z250 |
15 |
6.899 |
5 |
114 |
Justin D. Brayton |
KTM 250SX-F |
15 |
12.704 |
6 |
63 |
Chris Blose |
Hon CRF250R |
15 |
18.409 |
7 |
42 |
Jake Moss |
Hon CRF250R |
15 |
33.836 |
8 |
36 |
Kyle B. Cunningham |
Kaw KX250F |
15 |
37.198 |
9 |
164 |
Michael L. Hall |
Yam YZ250F |
15 |
46.272 |
10 |
350 |
Ben D. Evans |
Hon CRF250R |
15 |
56.725 |
11 |
85 |
Sean D. Borkenhagen |
Hon CRF250R |
14 |
--- |
12 |
111 |
Michael J. Sleeter |
KTM 250SX-F |
14 |
--- |
13 |
801 |
Jeff Alessi |
Hon CRF250R |
14 |
--- |
14 |
407 |
Adam B. Chatfield |
Hon CRF250R |
14 |
--- |
15 |
55 |
Ryan D. Clark |
Hon CRF250R |
14 |
--- |
16 |
220 |
Cole Seely |
Suz RM-Z250 |
14 |
--- |
17 |
95 |
Ben E. Lamay |
Hon CRF250R |
14 |
--- |
18 |
916 |
Gray Davenport |
Kaw KX250F |
13 |
--- |
19 |
611 |
Brady A. Sheren |
Suz RM-Z250 |
4 |
--- |
20 |
87 |
P. J. Larsen |
Kaw KX250F |
3 |
--- |
Classificação Geral
1 |
357 |
J. Stewart |
2 |
351 |
C. Reed |
3 |
257 |
A. Short |
4 |
223 |
J. Grant |
5 |
218 |
K. Windham |
6 |
210 |
I. Tedesco |
7 |
208 |
R. Villopoto |
8 |
208 |
D. Millsaps |
9 |
203 |
M. Alessi |
10 |
146 |
J. Hill |
11 |
103 |
M. Boni |
12 |
102 |
H. Voss |
13 |
100 |
T. Ferry |
14 |
89 |
N. Wey |
15 |
88 |
P. Carpenter |
16 |
79 |
K. Chisholm |
17 |
76 |
B. Hepler |
18 |
75 |
B. Coisy |
19 |
64 |
T. Hahn |
20 |
43 |
J. Lawrence |
21 |
39 |
T. Bowers |
22 |
37 |
T. Adams |
23 |
31 |
R. Sipes |
24 |
27 |
M. Byrne |
25 |
24 |
C. Summey |
26 |
23 |
J. Brayton |
27 |
23 |
B. Laninovich |
28 |
23 |
C. Siebler |
29 |
22 |
S. Boniface |
30 |
15 |
N. Ramsey |
31 |
15 |
R. Kiniry |
32 |
12 |
J. Hansen |
33 |
11 |
J. Marsack |
34 |
10 |
D. McCoy |
35 |
7 |
T. Preston |
36 |
6 |
J. Thomas |
37 |
3 |
S. Hamblin |
38 |
3 |
D. Blair |
39 |
2 |
K. Partridge |
40 |
2 |
M. Rivas | |
1 |
178 |
R. Dungey |
2 |
173 |
J. Weimer |
3 |
166 |
R. Morais |
4 |
119 |
J. Brayton |
5 |
110 |
C. Blose |
6 |
99 |
T. Canard |
7 |
89 |
R. Sipes |
8 |
70 |
J. Alessi |
9 |
67 |
D. Reardon |
10 |
62 |
P. Larsen |
11 |
60 |
K. Cunningham |
12 |
56 |
B. Evans |
13 |
51 |
E. McCrummen |
14 |
50 |
J. Moss |
15 |
48 |
S. Borkenhagen |
16 |
41 |
A. Chatfield |
17 |
36 |
M. Hall |
18 |
36 |
C. Seely |
19 |
36 |
R. Clark |
20 |
34 |
J. Lawrence |
21 |
29 |
M. Sleeter |
22 |
18 |
C. Soubeyras |
23 |
18 |
A. Martin |
24 |
16 |
D. Costella |
25 |
16 |
S. Skinner |
26 |
15 |
J. Albertson |
27 |
11 |
C. Gosselaar |
28 |
11 |
J. Keeney |
29 |
9 |
T. Ingalls |
30 |
8 |
M. Horban |
31 |
7 |
M. Lapaglia |
32 |
5 |
G. Davenport |
33 |
5 |
B. Sheren |
34 |
4 |
B. Lamay |
35 |
4 |
S. Champion |
36 |
3 |
M. Blose |
37 |
3 |
S. Collier |
38 |
3 |
D. Hendrix |
39 |
2 |
D. Bajza | |