Copa Verão de Motocross abre temporada 2008
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio
 Largada MX-Estreantes |
 Fábio Aleixo |
Feliz 2008! Estamos apenas na primeira quinzena de janeiro e já podemos ouvir os motores roncando nas pistas. A temporada 2008 faz uma precoce abertura com excelente presença de pilotos na pista do Alemão em Atibaia. Estamos falando da Copa Verão de Motocross que esse ano vem com novidades.
Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 553 Fotos!Diferentemente da primeira edição, onde as três etapas aconteceram no mesmo local, esse ano, dando ainda mais sentido ao nome da copa, a Extreme Racing convida os pilotos a descerem a serra para disputar a segunda etapa na Praia Grande e o encerramento em Ubatuba. Mais novidades: a empresa Dash Industries entra como mais uma forte parceira da Extreme Racing, oferecendo aos pilotos o Troféu Holeshot Dash. Conforme havia informado a meteorologia, os dias 12 e 13 seriam nublados, com chuva ocasional.
O domingo foi exatamente assim, a drenagem da pista deu conta da chuva que caiu no decorrer do dia, e a água não chegou a atrapalhar, aliás, nas baterias finais um Sol tímido ainda deu as caras em Atibaia. Dez baterias com categorias renovadas, e gates cheios, com destaque para a MX Estreantes, onde nada menos do que 23 pilotos alinharam para a prova. Heinz Crispim chegou em Atibaia com duas motos, participou de quatro baterias, e foi o grande destaque dessa etapa de abertura da Copa Verão. Descubra agora quem saiu na frente na corrida pelo primeiro título do ano!
 Paulo Giovani |
 Heinz Crispim venceu de 4 tempos e... |
Os inoxidáveis pilotos da
MX3 abriram o dia de competição, e Fábio Aleixo foi o primeiro piloto a conquistar o novo troféu Holeshot Dash. Na liderança Aleixo se concentrou apenas em abrir vantagem, e foi isso o que fez até receber a bandeirada quadriculada com larga vantagem sobre seus oponentes. Luiz Gustavo Tassi largou na vice-liderança mas foi perdendo posições até finalizar na quinta colocação. Jairo da Silva superou Tassi no início da prova, mas a segunda posição ainda seria ameaçada por Roberto Shoji, que na segunda metade da prova não deu sossego ao vice-líder. Mesmo sob grande pressão Jairão conseguiu manter-se à frente até a bandeirada quadriculada. Julio Bethke, devolta às pistas depois de ficar de molho por um problema no joelho andou sempre entre os primeiros e finalizou na quarta colocação. Final: Fábio Aleixo, Jairo da Silva, Roberto Shoji, Julio Bethke e Luiz Gustavo Tassi.
Valdemyr Ricardo, o Beto, e Paulinho Giovani continuam em 2008 com a mesma rivalidade de sempre na categoria
Nacional. Beto ficou com o holeshot, mas não conseguiu segurar Paulinho, que o superou ainda nos momentos iniciais da bateria, para depois abrir boa vantagem durante toda a prova. Mais atrás Beto era seguido de perto por Danilo Fumes, que manteve o ritmo na primeira metade da prova, mas depois, além de perder contato com seu rival, ainda permitiu a aproximação de Diego Bremer, que o superou aos 10 minutos. Diego ainda chegou em Beto, iniciando um belo duelo, onde os pilotos disputaram cada curva. A briga durou até a última curva, quando Diego caiu, abandonando a prova a poucos metros da linha de chegada. Danilo recuperou a terceira posição, Alcides Souza e Fabio Salino herdaram a quarta e quinta posições respectivamente.
 ...2 Tempos |
 Gabriel Marques |
A
250cc 4t alinhou na seqüência e Clayton Grassi garantiu seu troféu Holeshot Dash, mas a corrida acabou cedo para ele, que levou uma forte queda, sem maiores conseqüências, mas tirando-o da prova. Heinz Crispim sobrou nessa bateria, e venceu com grande vantagem sobre os demais. Takeo Tanigushi não fez uma boa largada, mas mostrou velocidade para superar Marcelo de Souza, Thiago Rubio e Gustavo Tassi e no final receber a bandeirada quadriculada na segunda posição. Thiago Tsuji, Thiago Rubio e o mineiro Leandro de Souza se juntaram durante a prova formando o pelotão que lutou pela terceira e quarta posições. Thiago foi o que largou pior, mas, ao final da bateria, e depois de muita disputa, conseguiu se dar bem e garantir a terceira colocação. Thiago Rubio acelerou forte e ficou com a quarta posição, à frente de Leandro.
Do final de uma bateria para o começo da outra não passam mais do que 10 minutos, e lá estava Heinz Crispim novamente, agora pilotando uma YZ 125cc. Heinz largou na frente na categoria
Motos 2T, mas caiu, retornou em último, e enquanto Peterson Rabelo pressionava Nelson Francisco pela primeira colocação, Heinz se recuperava rapidamente numa pista lisa por causa da chuva que aumentava de intensidade. Não deu outra, já na quarta volta Heinz encostava em Peterson que não resistiu por muito tempo. Nelson perdeu a primeira e segunda posição na mesma volta, e à partir desse ponto as primeiras colocações não sofreram mais alterações. Final: Heinz Crispim, Peterson Rabelo, Nelson Sifanelli, Roberto Gimenes e Alexandre Griebeler.
 Roberto Shoji |
 Os pilotos que largaram na frente levaram pra casa o Troféu Holeshot Dash |
Bom número de pilotos também na
85cc, que permitiu a participação de competidores com motos de 65cc, fato que se repetirá nas duas próximas etapas a serem realizadas no litoral paulista. A organização deixa claro que essa exceção vale apenas para a Copa Verão, e não se repetirá nas demais competições da Extreme Racing que acontecerão ao longo do ano. Voltando para o gate, dada a largada, Gabriel Marques disparou na frente para garantir o holeshot e vencer de ponta a ponta. As primeiras posições se definiram rapidamente, Caio Lopes foi o segundo, Claudiney Juninho o terceiro, Diego Marcolin o quarto e Fabio Ribeiro o quinto colocado.
A chuva deu um tempo, e a pista ficou perfeita depois de uma rápida manutenção, melhor para os pilotos da
Sênior MX2, que foram os próximos a alinhar. Roberto Shoji largou bem, superou Gustavo Tassi já nos primeiros momentos, e na primeira metade da prova abriu uma vantagem confortável sobre seus adversários. Takeo Tanigushi largou no bolo, se recuperou rapidamente, e aos aos quatro minutos assumiu a vice-liderança ao passar Tassi. Takeo demorou mas chegou no líder. Os minutos finais foram emocionantes, Takeo tentou de todas as formas, mas Shoji não entregou o ouro e manteve a liderança até receber a bandeirada quadriculada para comemorar a merecida vitória. Tassi, na terceira posição ainda teve que suar a camisa para não perder o posto para Alessandro Patelli. Ney Marcolin, retornando ao esporte depois de se recuperar de uma lesão no ombro, foi o quinto colocado.
 Após a abertura da temporada na Pista do Alemão o campeonato segue para o litoral paulista com etapas na na Praia Grande e Ubatuba |
Valdemyr Ricardo, Paulo Giovani e Danilo Fumes se encontram novamente na prova da
MX-N. Beto larga na frente mais uma vez, e agora dá mais trabalho para Paulinho, que não consegue ultrapassá-lo no início, e Danilo Fumes segue os líderes de perto. O cenário se mantém na primeira metade da prova, até que Paulinho finalmente consegue a liderança, nesse momento Danilo já ficou um pouco atrás. Beto não entrega os pontos e persegue o novo líder de perto, pelo menos até os 10 minutos de prova. Beto não consegue manter a constância, perde contato com o líder, e ainda permite a aproximação de Danilo. Os dois começam um forte pega, recebem a bandeirada juntos, e Beto chega com pequena vantagem sobre Danilo. Final: Paulo Giovani, Valdemyr Ricardo, Danilo Fumes, Diego de Oliveira e Davi Duarte.
 Pilotos prestigiaram a primeira etapa da competição comparecendo em bom número |
A
MX2 reuniu mais uma vez a galera que enrola o cabo, os mais rápidos da copa. Clayton Grassi leva mais um troféu Holeshot Dash, e dessa vez se mantém na prova até o final, mas na segunda volta o piloto de Jacutinga já havia perdido posições para Marcelo de Souza e Takeo Tanigushi, e algum tempo depois para Heinz Crispim, que não contente ainda supera Tanigushi. Num ritmo intenso os três primeiros seguem próximos, e como dizem: "quem não faz toma!", Heinz não consegue ultrapassar Marcelo, e ainda leva o troco de Tanigushi. Nada estava definido ainda, nos minutos finais muita coisa aconteceu, e as primeiras posições trocaram de mãos algumas vezes. Tanigushi toca a roda trazeira do líder, caí e finaliza apenas na quinta colocação. O diretor de prova sinaliza duas voltas para o final e Heinz finalmente supera Marcelo, que em seguida erra e cai perdendo várias posições. Clayton reassume a segunda colocação para receber a bandeirada quadriculada logo em seguida, com Thiago Tsuji em terceiro e Leandro Douglas na quarta colocação.
Leandro Douglas nem saiu da pista, realinhou para a prova da
MX-Estreantes e se deu bem, vencendo depois de largar na sétima posição. Danilo Veltroni ficou com o holeshot, mas Cristiano Bueno tratou logo de pular para a liderança, os dois seguiram na frente até serem alcançados por Leandro, que passou o vice-líder aos cinco minutos. Cristiano manteve a ponta e lutou bravamente até os instantes finais, quando foi ultrapassado por Leandro. Thiago Rubio largou entre os primeiros e ficou com a quarta posição. Jader Marques superou Renato Hanser para fechar os cinco primeiros.
 No total serão disputadas 3 etapas na Copa Verão de Motocross |
 Pódio categoria MX Open |
Sem chuva, e já com Sol, largam os pilotos da última prova do dia, a
MX-Open. Marcelo de Souza, sempre entre os primeiros, repete a escrita, larga bem, e de quebra fica com o holeshot. Fábio Aleixo, na segunda curva, usa bem a potência de sua CRF 450cc e supera Marcelo, mais atrás vem muita gente disposta a garantir um lugar ao Sol, João Paulo Camargo, Cristiano Bueno, Leandro Douglas, e ele, Heinz Crispim, que participa de sua quarta prova do dia. Heinz não largou bem, e não entregou os pontos, aos 5 minutos é o terceiro, não contente parte para cima de Marcelo e lhe rouba a segunda posição. Aleixo já conhece a garra de seu rival, os dois com freqüência disputam as primeiras posições nas provas que participam, e começa a bloquear seus ataques. Heinz assume a liderança definitivamente num momento de indecisão de Aleixo ao ultrapassar um retardatário. Heinz vence com Aleixo em segundo. João Paulo Camargo superou Marcelo e ficou com a terceira posição, e Leandro Douglas completou o pódio.
A Copa Verão preenche uma lacuna no calendário de provas de motocross, e inicia a temporada antecipadamente, mas é um evento curto, com apenas 3 etapas. Ainda dá tempo, teremos duas provas realizadas no litoral, e sem dúvida serão provas especiais. Então não perca tempo, pegue a prancha, o guarda-sol, junte a galera, o equipamento, e é lógico, sua moto, e venha se divertir conosco. Contamos com sua presença!
Resultados
1 |
150 |
Heinz Crispim |
MR Pró, IMS, Shelter, M3, Race Tech |
2 |
1 |
Fabio Aleixo |
Directlink |
3 |
614 |
João Paulo de Camargo |
JP Motos |
4 |
94 |
Marcelo Henrique de Souza |
PapaLegua Motos, Madeireira Santa Luzia, Dablio |
5 |
30 |
Leandro Douglas de Sousa |
Balbi Team , Pro Moto Evolution, Drive-in Chega Mais |
6 |
987 |
Cristiano Bueno Souza |
Sup. Dalilo |
7 |
11 |
Jairo Carlo da Silva "Jairão" |
Markey , R7 Automóveis , WR Motos |
8 |
111 |
Jorge Eduardo E. Simões |
Lem Motos, Jorge Cross, Warlem Toalhas |
9 |
700 |
Paulo Littieri Neto |
|
10 |
262 |
Rafael Arruda |
Dutrafer |
1 |
150 |
Heinz Crispim |
MR Pró, IMS, Shelter, M3, Race Tech |
2 |
377 |
Clayton Grassi |
|
3 |
74 |
Thiago Koji Tsuji |
Tsuji Motos, Anit + Pet Shop, All Clean, Tsuji Flores, GPS Center, Z Racing |
4 |
30 |
Leandro Douglas de Sousa |
Balbi Team , Pro Moto Evolution, Drive-in Chega Mais |
5 |
797 |
Takeo Tanigushi |
Auto peças Tanigushi |
6 |
94 |
Marcelo Henrique de Souza |
PapaLegua Motos, Madeireira Santa Luzia, Dablio |
7 |
108 |
Andre Antiório |
|
8 |
36 |
Elinton Teatin |
Saga Trends, Teatin |
9 |
450 |
Renato Hanser |
Hanser Serviços Automotivos |
|
136 |
Romeu Vialli Netto |
RomaPrint, RomaPlast, Rota Baús, Betão Preparações |
1 |
1 |
Fabio Aleixo |
Directlink |
2 |
11 |
Jairo Carlos da Silva "Jairão" |
Markey , R7 Automóveis , WR Motos |
3 |
114 |
Roberto Shoji |
Animais Pet Shop, All Clean, Tsuji Flores |
4 |
691 |
Julio Sergio Bethke |
|
5 |
127 |
Luiz Gustavo M. Tassi |
Transtassi Ltda |
6 |
410 |
Fernando Pousada |
Água Poá, Filé Preparações, Deltalar |
7 |
14 |
Valdinei Marcolin (Ney) |
Nadiggi Veículos |
8 |
242 |
Edmir Freire (Carangueijo) |
|
9 |
255 |
Alessandro Patelli |
Comércio de Frutas Carlão X15 |
10 |
111 |
Jorge Eduardo E. Simões |
Lem Motos, Jorge Cross, Warlem Toalhas |
1 |
114 |
Roberto Shoji |
Animais Pet Shop, All Clean, Tsuji Flores |
2 |
797 |
Takeo Tanigushi |
Auto peças Tanigushi |
3 |
127 |
Luiz Gustavo M. Tassi |
Transtassi Ltda |
4 |
255 |
Alessandro Patelli |
Comércio de Frutas Carlão X15 |
5 |
14 |
Valdinei Marcolin (Ney) |
Nadiggi Veículos |
6 |
81 |
Edmar Guerreiro |
|
7 |
1 |
Jader Marques |
Paiso das Águas, Marques Gás Ltda |
8 |
73 |
Roberto Gimenes |
Bayervento, MPE Autec, Sermont |
9 |
242 |
Edmir Freire (Carangueijo) |
|
10 |
36 |
Luis Henrique Torres |
Center Peças, L Car, Persimann |
1 |
30 |
Leandro Douglas de Sousa |
Balbi Team , Pro Moto Evolution, Drive-in Chega Mais |
2 |
987 |
Cristiano Bueno Souza |
Sup. Dalilo |
3 |
133 |
Danilo G. Veltroni |
PC MX, Nova Moto, Moto Snob |
4 |
992 |
Thiago Rubio Salvioni |
Imput Grafica |
5 |
1 |
Jader Marques |
Paiso das Águas, Marques Gás Ltda |
6 |
450 |
Renato Hanser |
Hanser Serviços Automotivos |
7 |
4 |
Luiz Normando Mazzochi |
Borracharia HR refrigeracao, L car com. Autos, m Negretti |
8 |
28 |
Peterson J. Rabelo |
Pouso Bar (Bandag) |
9 |
3 |
Cássio Navarro |
Animais Pet Shop, Prefeitura de Praia Grande |
10 |
11 |
João Marcos de Camargo |
JP Motos |
1 |
150 |
Heinz Chrispim |
IMS, MR Pro, Shelter |
2 |
797 |
Takeo Tanigushi |
Auto peças Tanigushi |
3 |
74 |
Thiago Koji Tsuji |
Tsuji Motos, Anit + Pet Shop, All Clean, Tsuji Flores, GPS Center, Z Racing |
4 |
992 |
Thiago Rubio Salvioni |
Imput Grafica |
5 |
30 |
Leandro Douglas de Sousa |
Balbi Team , Pro Moto Evolution, Drive-in Chega Mais |
6 |
94 |
Marcelo Henrique de Souza |
PapaLegua Motos, Madeireira Santa Luzia, Dablio |
7 |
170 |
Giovani Bondança |
Drogaria Campeã, Tecno Laser |
8 |
4 |
Luiz N. Mazzochi |
L. Car Com. Auto Partes, HR Refrigeração e Ar Cond., Borracharia faria, M. Negretti |
9 |
127 |
Luiz Gustavo M. Tassi |
Transtassi Ltda |
10 |
112 |
Pedro Nougalli |
Z Motocross Racing School |
1 |
29 |
Heinz Chrispim |
IMS, MR Pro, Shelter |
2 |
28 |
Peterson J. Rabelo |
Pouso Bar (Bandag) |
3 |
356 |
Nelson Francisco Sifarelli (Porco) |
Equipe Tank Racing |
4 |
73 |
Roberto Gimenes |
Bayervento, MPE Autec, Sermont |
5 |
189 |
Alexandre Griebeler |
|
6 |
311 |
Idilio de Oliveira Jr (Ralado) |
Construlopes |
7 |
110 |
Diego Clayton Reis Neves |
Express Brasil |
8 |
599 |
Sergio Bacci (Conversinha) |
Transbacci, Equipe Tank Racing |
9 |
435 |
Flavio José da Silva |
ESR Racing |
10 |
428 |
Claudio Manoel de Souza |
|
1 |
15 |
Paulo Giovani de Oliveira |
VipMunck, Rota Baus, IMS, MRP, Polaco |
2 |
29 |
Valdemyr Ricardo da Silva (Beto) |
Dablio, Alex Preparações , Pro Esport, RX Grafic |
3 |
17 |
Danilo M. Fumes |
Shamdor Motocross , WACS, AGR, GT Rodas, Mtos Puma, |
4 |
33 |
Diego Manoel de Oliveira |
Dedel Motos |
5 |
550 |
Davi Duarte Cintra |
Francisco Cintra Engenharia |
6 |
14 |
Hélio Turella |
|
7 |
105 |
Adilson José T. (Fubá) |
Fubá Reciclagem |
8 |
959 |
Alcides Souza Cruz (Juninho) |
|
9 |
451 |
Anderson Madeira |
|
10 |
317 |
Marcos Rafael F. de Almeida |
Speed Motos Mogi das Cruzes, Caranguejo |
1 |
15 |
Paulo Giovani de Oliveira |
VipMunck, Rota Baus, IMS, MRP, Polaco |
2 |
29 |
Valdemyr Ricardo da Silva (Beto) |
Dablio, Alex Preparações , Pro Esport, RX Grafic |
3 |
17 |
Danilo M. Fumes |
Shamdor Motocross , WACS, AGR, GT Rodas, Mtos Puma, |
4 |
959 |
Alcides Souza Cruz (Juninho) |
|
5 |
194 |
Fabio Rodrigues Salino |
|
6 |
16 |
Jader Marques |
Paiso das Águas, Marques Gás Ltda |
7 |
14 |
Helio Turella |
Turella Motos |
8 |
57 |
Gustavo Morales |
|
9 |
67 |
Gilson Rizzardi (Pingaiada) |
Degào do Pingaiada |
10 |
105 |
Adilson José T. (Fubá) |
Fubá Reciclagem |
1 |
39 |
Gabriel Marques |
BMCD, Plasfer |
2 |
934 |
Caio Lopes Fernandes |
Crosseguros, Cristianini Mecanica |
3 |
965 |
Claudiney Roma Jr. (Juninho) |
Total Moto, Neco Racing |
4 |
641 |
Diego Marcolin |
Nadiggi Veiculos |
5 |
700 |
Fabio Ribeiro |
GR Cruzeiros |
6 |
15 |
Victor Almeida |
|
7 |
98 |
Eustáquio Silva |
|
8 |
10 |
Gustavo H. marcolin |
Nadiggi Veiculos |
9 |
53 |
Felipe Zambrin |
|
|
22 |
Pedro Nougalli |
Z Motocross Racing School |