X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

4ª e 5ª etapas - Super Arena Motos - Piracicaba - SP
Publicado em: 30/10/2007
Clique e saiba mais

Piracicaba decidiu os títulos 2007
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Maurício Arruda


Largada SM3

O Super Arena Motos retornou à Piracicaba, local de partida do campeonato, para a rodada dupla de encerramento da temporada.O kartódromo do ECPA (Esporte Clupe Piracicabano de Automobilismo) teve a quarta etapa disputada no Sábado à noite e a quinta no Domingo pela manhã.

Após três etapas Marcel Sona chegou às finais com 6 pontos de vantagem sobre Rafael Fonseca na principal categoria do campeonato, a SM1. Na SM2 a briga estava entre Rômulo Bottrel e Rodrigo Guerreiro com uma vantagem de 15 pontos para o piloto mineiro. 


Gene Fireball
Na SM3 disputada com motos nacionais Sinval Perez, vencedor de duas etapas, tinha 5 pontos a frente de Sirinho Neto. 

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 463 Fotos!

Na Husqvarna Cup, a única que teve três vencedores diferentes em três etapas, Gulherme Lima tinha apenas 2 pontos de vantagem sobre Leandro Panadés. Pablo Berardi na terceira posição também estava na briga, 9 pontos atrás do líder. A Husqvarna Cup é a única que será disputada em seis etapas com a final programada para dezembro junto ao Desafio Internacional de Supermoto.

Sábado 4ª etapa


Rômulo Bottrel


Massoud Nassar
A pista de Piracicaba já era conhecida pela maioria dos pilotos. O traçado asfaltado  apresenta trechos de baixa e média velocidade. A parte de terra continuou a mesma, mas teve seus dois únicos saltos suavizados deixando o trajeto mais rápido. 

A principal novidade da etapa foi a aparição de Massoud Nassar equipado com uma exótica e rara Husaberg Supermoto. Outra boa novidade foi a presença do veterano Gene Fireball que conpetiu na Husk Cup a convite de outro veterano, Cláudio Teixeira. Fireball que realiza cerca de 15 shows mensais em rodeios e festas pelo Brasil afora disse que não competia há pelo menos dez anos e sofreu um pouco para adaptar-se à modalidade, mas no segundo dia já estava exibindo o estilo radical que o tornou conhecido no motocross brasileiro dos anos 80/90.

Outro bom retorno foi do piloto paranaense Paulinho Stedile que ficou algum tempo afastado recuperando-se de uma cirurgia no joelho. A ausência mais sentida foi de Pipo Castro que abriu mão da terceira posição no campeonato da SM1 para defender a liderança do Brasileiro de Supercross em Campo Grande - MS.

Corridas


Sinval Perez



Sirinho Neto
SM3 - Depois dos treinos livres e cronometrados as provas começaram no final da tarde. A briga entre os dois principais nomes da categoria repetiu-se nessa etapa. Sinval Perez largou na frente e administrou a vantagem sobre seu rival Sirinho Neto. Em terceiro ficou Alecsandre de Grandi. A briga foi apertada da quarta a sétima posição e a bandeirada foi na seguinte ordem: Anderson Chiquinho, Danilo Lewis da Silva, Jean Aliotto e Allan Cândido.

Perez conquistou a terceira vitória da temporada e ficou com uma folga de dez pontos para a final de domingo. Para Sirinho Neto o título só seria possível caso Perez não terminasse entre os três primeiros.


Leandro Panadés


Marcelo Bove
Husqvarna Cup - Já tinha escurecido completamente quando alinhamos para a largada da "Copa Imprensa". Felizmente a iluminação do kartódromo está bem dimensionada e não houve problemas de visibilidade.

A corrida começou com a dupla Marcelo Bove e Guilherme Lima, representando a revista Dirt action, na frente. Mas na segunda volta Bove perde a traseira numa curva e toma um belo chão. Para piorar a situação seu companheiro de equipe tenta desviar e também cai.

Leandro Panadés herdou a liderança e muita gente já acreditou em sua vitória neste momento, mas o piloto não teve vida fácil. O primeiro ataque veio de Paulo "Boca" que chegou a assumir a liderança antes de errar e cair para a quarta posição.

Depois foi a vez de Bernardo Starling que pressionou Panadés até a bandeirada. Final: Panadés, Starling, Leandro Mello, Boca, Cláudio Teixeira e Guilherme Lima. Eu larguei em oitavo e completei a prova em sétimo. Pablo Berardi ficou com a oitava posição. Sanzio Gontijo e Laner Azevedo fecharam os dez primeiros. Fireball abandonou a prova ainda no início.


Rodrigo Guerreiro


Paulinho Stedile
SM2 - A categoria teve apenas seis pilotos inscritos. Na largada Romulo Bottrel que fez a "pole-position" manteve a ponta e trouxe consigo Rodrigo Guerreiro. 

Ainda na fase inicial da prova Guerreiro conseguiu a ultrapassagem que definiu as posições da corrida. 

A briga dos dois durou até a bandeirada, mas Bottrel não conseguiu dar o troco. Na terceira posição ficou José Gazzetta e Paulinho Stedile foi o quarto. Wagner Pavaneli recebeu a bandeirada em quinto seguido de Adalberto de Oliveira.



Rafael Fonseca


Rafael Paschoalin
SM1 - Rafael Fonseca disparou na ponta com Marcel Sona logo atrás. A esperada disputa durou apenas até a segunda volta. Marcel deixou sua moto morrer no trecho de terra e perdeu nada menos que três voltas para botar o motor para funcionar novamente.

Rafael Paschoalin assumiu a segunda posição e, apesar de não ficar em condições de atacar o líder não deixou o goiano escapar muito. Pela terceira posição houve uma inspirada briga entre Theo Trevisani e Alisson Cândido. Pelo quinto posto o duelo ficou entre Massoud Nassar e Rafael Ramos. Mas apesar de todas as tentativas não houve ultrapassagens e as seis primeiras posições foram as mesmas definidas no início da prova.

Paulo Nicoletti, Rodrigo Benedicto, Giovani Galzerano e César Barros fecharam os dez primeiros. Marcel Sona ainda salvou quatro pontos com a décima segunda posição, mas deixou Rafael Fonseca com a faca e o queijo na mão para a conquista do título.

Saimos do Kartódromo por volta das 22:30hrs em direção ao hotel e atrás de um bom jantar. No dia seguinte as atividades começariam cedinho com o warm-up e provas ainda pela manhã.

Resultados Sábado - 4ª etapa

A equipe de Rafael Fonseca é obrigada a armazenar um bom estoque de pedaleiras.

Alisson Cândido
SM1
1 46 Rafael Fonseca
2 113 Rafael Paschoalin
3 7 Theo Trevisani
4 33 Alisson Cândido
5 9 Massoud Nassar
6 6 Rafael Ramos
7 23 Paulo Nicoletti
8 97 Rodrigo Benedicto
9 76 Giovani Galzerano
10 77 César Barros
SM2
1 33 Rodrigo Guerreiro
2 220 Rômulo Bottrel
3 161 José Gazzetta Neto
4 788 Paulo Stedile
5 232 Wagner Pavaneli
6 13 Adalberto de Oliveira
SM3
1 41 Sinval Perez
2 4 Sirinho Neto
3 10 Alecsandre de Grandi
4 6 Anderson Chiquinho
5 31 Danilo da Silva
6 696 Jean Aliotto
7 199 Allan Cândido
8 202 Fábio Luiz Sosa
9 46 Rene Buttner
10 14 Valmir Polaco
Husq Cup
1 30 Leandro Panades
2 18 Bernardo Soares
3 34 Leandro Mello
4 28 Paulo "Boca" da Silva
5 36 Cláudio Teixeira
6 21 Guilherme Lima
7 37 Lucídio Arruda
8 17 Pablo Berardi
9 39 Sânzio Gontijo
10 29 Laner Azevedo


Domingo - Decisão dos Títulos


Alecsandre de Grandi


Jean Aliotto
No domingo nada de treinos cronometrados. As tomadas de tempo do sábado valeram para as posições do grid da quinta etapa também.

SM3 - Na bateria das motos nacionais mais um show e vitória de ponta à ponta de Sinval Perez que abriu cerca de 14 segundos de Sirinho Neto. A atenção do público se voltou pela briga da terceira posição entre Alecsandre de Grandi e Valmir Polaco. Polaco foi penalizado por queimar a largade e caiu para a nona posição. Quem ficou com o quarto lugar foi Anderson "Chiquinho" seguido por Jean Aliotto.

Com quatro vitórias em cinco etapas Sinval sagrou-se campeão da temporada 2007.


Panadés garantiu o título por antecipação


Bernardo Starling
Husqvarna Cup -
Marcelo Bove manteve a ponta e mais uma vez Guilherme Lima toma a segunda posição de Panadés na largada. Lima esperou algumas voltas para dar o bote rumo à liderança sempre seguido de perto por Panadés.

O momento decisivo da prova veio logo a seguir quando Lima assumiu a liderança, mas em seguida sofreu uma queda perdendo várias posições no mesmo instante em que Panadés assumia a segunda posição. Com Lima trabalhando para recuperar posições Panadés  administrou a liderança até a bandeirada com uma vantagem de 5 segundos sobre o mineiro Bernardo Starling. Bove finalizou em terceiro lugar seguido de Leandro Mello.

Eu assumi a sexta posição na largada e subi para quinto durante a prova, mas perdi a disputa pelo último degrau do pódio para Gene fireball nas voltas finais. Faltou fôlego no final!

Com o resultado da etapa Leandro Panadés sagrou-se campeão com uma etapa de antecipação. Depois da queda Guilherme Lima finalizou na sétima posição deixando a diferença entre os dois acima dos 25 pontos ainda em jogo.


José Gazzetta



Rodrigo Guerreiro
SM2 -
Desta vez a briga entre Rodrigo Guerreiro e Rômulo Bottrel não durou até a segunda volta. O piloto da Husqvarna sofreu uma forte queda na primeira passagem pelo trecho de terra e apagou.

Quando a ambulância deixou a pista a prova foi interrompida na oitava volta com as seguintes posições: Guerreiro em primeiro, José Gazzetta em segundo, Wagner Pavaneli em terceiro e Adalberto de Oliveira em quarto. Paulinho Stedile sentiu no sábado que seu joelho ainda não estava completamente recuperado e decidiu não competir no domingo.

As informações posteriores passadas pela organização informaram que estava tudo bem com Bottrel e tudo não passou de um susto. O resultado do campeonato está "sub judice" a espera do julgamento do recurso do piloto José Gazzetta. O regulamento da categoria permite motos 2 tempos até 125cc e 4 tempos até 300cc. Mas outro item do regulamento diz que a cilindrada das motos deve ser original, o que gerou certa confusão entre os pilotos.


Largada SM1


Theo Trevisani
SM1 -
Fonseca manteve a liderança na largada e aos poucos conseguiu uma pequena, mas segura vantagem sobre Marcel Sona. Pelo terceiro posto Theo Trevisani pulou na frente de Rafael Paschoalin que tenta a todo custo recuperar a posição.

Paschoalin é mais rápido no trecho de asfalto onde procura opções de ultrapassagem por várias voltas até sofrer uma queda. Trevisani passa então a sofrer os ataques de Alisson Cândido, mas as primeiras posições não mudam mais até o final.

Denis Cordeiro foi o quinto colocado depois de abandonar a 4ª etapa com problemas mecânicos. Massoud e sua Husaberg ficaram com o sexto posto seguido de Rafael Ramos, Paschoalin e Paulo Nicoletti.

Com quatro vitórias em cinco etapas o brasiliense Rafael Fonseca comemorou com sua equipe o título da temporada 2007 do Super Arena Motos. A história poderia ter sido bem diferente caso a prova tivesse sido um pouquinho mais longa. O combustível da motocicleta nº 46 acabou na volta de comemoração!

O próximo evento do Super Arena Motos acontece em Dezembro com a categoria SM1 e a final da Husqvarna Cup. A cidade sede ainda não foi definida, mas as conversas nos bastidores indicam o evento programado para 10 de dezembro em Fortaleza, CE ou Porto Alegre, RS.


Marcel Sona

O Super Arena Motos tem a realização de Carlinhos Romagnolli Promoções & Eventos com o  patrocínio de Husqvarna e Old Eight, co-patrocínio de  Yamaha, Peel Capacetes, Metzeler e Alemão Pneus e o apoio da Revista Moto. 


Lucídio Arruda

Denis Cordeiro

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 463 Fotos!
Domingo - 5ª etapa


SM1
1 46 Rafael Fonseca
2 1 Marcel Sona
3 7 Theo Trevisani
4 33 Alisson Cândido
5 43 Denis Cordeiro
6 9 Massoud Nassar
7 6 Rafael Ramos
8 113 Rafael Paschoalin
9 23 Paulo Nicoletti
SM2
1 33 Rodrigo Guerreiro
2 161 José Gazzetta
3 232 Wagner Pavaneli
4 13 Adalberto de Oliveira
SM3
1 41 Sinval Perez
2 4 Sirinho Neto
3 10 Alecsandre de Grandi
4 6 Anderson Chiquinho
5 696 Jean Aliotto
6 31 Danilo da Silva
7 202 Fábio Luiz Soza
8 700 Ivan Cassaro
9 14 Valmir Polaco
10 46 Rene Buttner
Husq Cup
1 30 Leandro Panades
2 18 Bernardo Soares
3 22 Marcelo Bove
4 34 Leandro Mello
5 31 Gene Fireball
6 37 Lucídio Arruda
7 21 Guilherme Lima
8 28 Paulo "Boca" da Silva
9 36 Cláudio Teixeira
10 39 Sânzio Gontijo
                     

Clique aqui para conferir a classificação final no site do Super Arena Motos.     






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet