Latino de motocross agitou o fim de semana em Espigão
Texto e fotos: Idário Café 
|  Largada da 1ª Bateria
 | 
Já se vão cinco anos desde que o Estado de Rondônia passou a sediar as etapas brasileiras do Latino-americano de Motocross. A cada edição o evento se torna mais importante atraindo o interesse dos pilotos nacionias e estrangeiros. Este ano não foi diferente e mais uma vez a cidade de Espigão d Oeste foi palco de intensas disputas pelo mais importante título Latino. 
Clique para ver todas notícias do Latino Americano de MotocrossVeja também o vídeo das provas
Infelizmente os principais nomes do motociclismo nacional não participaram em peso. Marcello Lima, Leandro Silva e Wellington Garcia se ausentaram e deixaram por conta do piloto Rodrigo Selhorst manter o nível nacional na competição. Já entre os pilotos vindos de fora do Brasil, alguns nomes de peso voltaram como o venezuelano Humberto Martín, que em 2006 terminou na terceira posição. 
A ausência dos ponteiros acabou na verdade servindo de oportunidade para os pilotos mais jovens mostrarem seus talentos, como por exemplo o rondoniense Marco Túlio e o mineiro Antônio Miranda, que além de adquirirem experiência mostraram muita competitividade e ainda subiram no pódio. 
|  Rodrigo Selhorst
 | 
|  Tunico Miranda
 | 
Como sempre e eternamente o primeiro adversário a ser vencido nas etapas brasileiras do Latino é o calor. Em nossa chegada a Ji-parana, cidade a 160 km de Espigão D Oeste, encontramos em plena madrugada cerca de 26 graus, temperatura totalmente oposta a região sul. De Ji-Parana viajamos para Pimenta Bueno, sede das delegações durante quatro dias. A sexta-feira, que antecedeu a prova serviu para uma “climatização” e para os pilotos e equipes colocaram em ordem suas motos, recém chegadas. 
Vale lembrar que o circuito Francisco Romeu Melhorança passou por modificações entre elas a extensão, que acabou deixando o circuito com 1.680 metros e novos saltos aprovados pelos pilotos. O teste final foi mesmo na manhã do sábado, quando aconteceu a primeira sessão de treinos. O venezuelano Humberto Martín começou o treino bem cedo e acabou dominando de ponta a ponta criando assim uma nova expectativa para os resultados de domingo. Isso somado ao acidente sofrido por Rodrigo Selhorst que ao sair para a sua primeira volta acabou se chocando com o piloto Jean Carlos. O acidente custou ao piloto além de alguns arranhões, a participação na segunda sessão de treinos, já que ele precisou ir para o hospital fazer uma ressonância para detectar possíveis fraturas ou lesões. Felizmente foi apenas o susto e claro, dores pelo corpo. 
|  Humberto Martín
 | 
|  Marco Túlio
 | 
Enquanto isso, o venezuelano continuava a andar rápido durante o segundo treino. Isso era apenas um prenúncio do que viria nos treinos cronometrados. Rodrigo de volta a pista teve tempo de cumprir as voltas exigidas pelo regulamento, mas não teve como manter a primeira posição, conquistada em apenas duas voltas por Martín. 
No domingo, dia de corrida! Todos estavam animados em saber que praticamente ao meio dia estariam começando a acelerar. Muito líquido, muita água foi consumida a fim de que os pilotos estivessem prontos para as duas partes do desafio. 
Antes dos motores darem som ao motódromo, todo o cerimonial de abertura homenageou as principais pessoas envolvidas na realização. Entre eles o presidente da Federação de Rondônia, Reinaldo Selhorst que descalço (ao mais autêntico estilo) falou ao público da satisfação em realizar uma prova desta importância no Brasil. Aliás é preciso ressaltar que desta vez as coisas correram muito bem por lá. Parabéns Reinaldo e Rondônia. 
|  Edgar Gavilanes
 | 
Gate ao chão e lá se foram os 29 pilotos, de quatro países brigar pela primeira bateria do dia. A grande surpresa foi a excelente partida do piloto de Rondônia, Marco Túlio que acabou fazendo o holeshot, seguido por David Andrés, do Equador. Porém ambos acabaram sendo ultrapassados pelo Jetro Salazar, também do Equador. Durante algum tempo, a formação foi Jetro, Humberto Martín, Marco Túlio e Rodrigo Selhorst com um diferença mínima entre eles. Selhorst conseguiu ganhar uma posição e se aproximar de Humberto que por sua vez pressionava Jetro. Quase na metade da prova Jetro errou e abriu passagem para Martín. Selhorst logo atrás deu o bote e também passou Martín, que acabou sofrendo duas quedas e perdeu posições caindo para a quinta colocação. 
Para a alegria geral do público, Selhorst assumiu a liderança e mesmo machucado conseguiu um excelente desempenho até a bandeira quadriculada, vencendo a primeira bateria e somando pontos para chegar mais próximo da liderança. 
|  Jetro Salazar
 | 
Uma pausa de duas horas entre as duas baterias foram suficientes para os pilotos recobrarem as forças e voltarem para o segundo desafio. Nessa altura do dia, o sol já batia na casa dos 38º C a sombra e o consumo de água aumentava significativamente. Outra vez o gate caiu e agora o mais rápido na largada foi o brasileiro Anderson Chupel que ainda conseguiu dar uma volta na ponta. Todavia Humberto e Rodrigo estavam por perto e logo roubaram a cena. Num ataque preciso Rodrigo tratou logo de tomar a primeira posição e abrir o máximo de vantagem possível garantindo desta maneira a segunda vitória e uma diferença de apenas cinco pontos na liderança do campeonato. A segunda posição foi suficiente para Martín manter o primeiro lugar na classificação geral, mas agora a disputa está aberta para a etapa final no Acre. 
O destaque desta bateria acabou sendo a disputa pela quarta posição entre o equatoriano Jetro Salasar e o brasileiro Marco Túlio, que ficou preso no gate e largou em último lugar. Jetro resistiu e garantiu o quarto lugar. 
Outro piloto que merece destaque especial por sua participação no Latino é Antônio Eustáquio Miranda, ou Tuniquinho, como é mais conhecido. Em ambas as baterias, ele foi o terceiro colocado. Na última bateria ele acabou fazendo uma brilhante prova de recuperação após ter largado mal e assim garantiu a segunda posição na soma das baterias, atrás de Rodrigo Selhorst. 
De Espigão D’Oeste, as delegações seguiram na noite do domingo para Porto Velho e de lá embarcaram para Rio Branco (AC) onde cumprem a última etapa do campeonato desta temporada. 
Resultado (Soma das Duas Baterias)
| 1 | 4 | Rodrigo Clemente Selhorst | Bra | 25 | 25 | 50 | 
| 2 | 69 | Antonio Eustaquio De Miranda | Bra | 20 | 20 | 40 | 
| 3 | 3 | Humberto Alejandro Martin Garaicoechea | Ven | 16 | 22 | 38 | 
| 4 | 90 | Marco Tulio | Bra | 22 | 16 | 38 | 
| 5 | 15 | Edgar Andres Benenaula Gavilanes | Ecu | 18 | 15 | 33 | 
| 6 | 60 | Jetro David Salazar Montalvo | Ecu | 11 | 18 | 29 | 
| 7 | 51 | Haroldo Cabrera | Ven | 14 | 14 | 28 | 
| 8 | 80 | Riderson Carlos Ribeiro | Bra | 15 | 13 | 28 | 
| 9 | 25 | Ariel Miller | Bra | 13 | 11 | 24 | 
| 10 | 11 | Gabriel Bitencourt Gentil | Bra | 9 | 12 | 21 | 
| 11 | 99 | Heinz Wynther Dollinger Chrispim | Bra | 8 | 9 | 17 | 
| 12 | 52 | Alerandro Bulos Guerrero | Per | 6 | 10 | 16 | 
| 13 | 30 | Diego Henrique Bezerra Suares | Bra | 7 | 7 | 14 | 
| 14 | 54 | Everson Junior | Bra | 5 | 8 | 13 | 
| 15 | 77 | Uyran Carlos Faria Da Silva | Bra | 10 | 2 | 12 | 
| 16 | 33 | David Andres Cevallhos Retamailes | Ecu | 12 | 0 | 12 | 
| 17 | 27 | Felipe Espinosa Pozo | Ecu | 4 | 4 | 8 | 
| 18 | 95 | Elias Marinho | Bra | 0 | 6 | 6 | 
| 19 | 10 | Alex Testoni | Bra | 0 | 5 | 5 | 
| 20 | 23 | Aparicio Da Silva Paixao | Bra | 0 | 3 | 3 | 
| 21 | 12 | Claudio Barbizam | Bra | 3 | 0 | 3 | 
| 22 | 100 | Mauro Ribeiro | Bra | 1 | 1 | 2 | 
| 23 | 61 | Anderson Chupel | Bra | 2 | 0 | 2 | 
Classificação Geral no Campeonato após duas etapas
| 1 | 3 | Humberto Alejandro Martin Garaicoechea | Ven | 79 | 
| 2 | 4 | Rodrigo Clemente Selhorst | Bra | 74 | 
| 3 | 60 | Jetro David Salazar Montalvo | Ecu | 70 | 
| 4 | 15 | Edgar Andres Benenaula Gavilanes | Ecu | 65 | 
| 5 | 51 | Haroldo Cabrera | Ven | 54 | 
| 6 | 18 | Cristian Leon | Cos | 42 | 
| 7 | 31 | Pablo Vivanco | Ecu | 42 | 
| 8 | 69 | Antonio Eustaquio De Miranda | Bra | 40 | 
| 9 | 90 | Marco Tulio | Bra | 38 | 
| 10 | 27 | Felipe Espinosa Pozo | Ecu | 37 | 
| 11 | 33 | David Andres Cevallhos Retamailes | Ecu | 36 | 
| 12 | 52 | Alerandro Bulos Guerrero | Per | 35 | 
| 13 | 80 | Riderson Carlos Ribeiro | Bra | 28 | 
| 14 | 25 | Ariel Miller | Bra | 24 | 
| 15 | 11 | Gabriel Bitencourt Gentil | Bra | 21 | 
| 16 | 24 | Juan Hector Collins | Mex | 18 | 
| 17 | 1 | Marcello Ferreira | Bra | 18 | 
| 18 | 99 | Heinz Wynther Dollinger Chrispim | Bra | 17 | 
| 19 | 35 | Leandro Orvalle | Dom | 17 | 
| 20 | 30 | Diego Henrique Bezerra Suares | Bra | 14 | 
| 21 | 54 | Everson Junior | Bra | 13 | 
| 22 | 14 | Gabriel Ojeda | Ven | 13 | 
| 23 | 77 | Uyran Carlos Faria Da Silva | Bra | 12 | 
| 24 | 34 | Francisco Ruben Areas | Dom | 12 | 
| 25 | 87 | Francisco Monsalve | Ecu | 11 | 
| 26 | 36 | Carmelo Santos Hidalgo | Dom | 11 | 
| 27 | 55 | Cristian Montaleza | Ecu | 9 | 
| 28 | 28 | Israel Romo | Ecu | 7 | 
| 29 | 95 | Elias Marinho | Bra | 6 | 
| 30 | 10 | Alex Testoni | Bra | 5 | 
| 31 | 23 | Aparicio Da Silva Paixao | Bra | 3 | 
| 32 | 12 | Claudio Barbizam | Bra | 3 | 
| 33 | 100 | Mauro Ribeiro | Bra | 2 | 
| 34 | 61 | Anderson Chupel | Bra | 2 |